origem

quinta-feira, outubro 22, 2015

Mal perdido

Fomos derrotados em Istambul pelo Galatasaray (1-2) e perdemos uma oportunidade soberana de praticamente fecharmos já as contas do apuramento para os oitavos de final. Entrámos praticamente a ganhar, mas uma série de erros infantis deitaram tudo a perder.

Marcámos logo no segundo minuto, num livre marcado rapidamente pelo Jones, em que o Gaitán tirou um adversário do caminho e picou a bola por cima do guarda-redes. Um golão do argentino! Quando se pensava que pudéssemos jogar com a intranquilidade dos turcos para conseguir um bom resultado, o Galatasaray respondeu bem à desvantagem e veio para cima de nós, acabando por chegar à igualdade numa idiotice do André Almeida que tentou interceptar um remate com os braços no ar…! Penalty indiscutível e 1-1 aos 19’. Pouco depois, o Gaitán teve um bom remate de pé direito, mas à figura do Muslera e aos 33’ deu-se a reviravolta no marcador: Jardel a pôr um jogo o Podolski e este a rematar por baixo das pernas do Júlio César e a fazer o 2-1. Havia algum ascendente dos turcos, mas que só justificara a igualdade.

A 2ª parte começou com uma bola ao poste do Sneijder, que ainda tabelou num defesa, mas a partir daí nós tomámos conta do jogo e criámos inúmeras oportunidades para igualar: Jonas, Jiménez e Gaitán, pelo menos. Quanto aos turcos, só através dos remates do Podolski iam criando relativo perigo. O tempo ia passando, o Rui Vitória resolveu fazer substituições, mas elas correram todas mal: o Pizzi está numa forma de meter medo ao susto, o Victor Andrade nas três ou quatro intervenções iniciais foi uma desgraça (vá lá que na parte final conseguiu ganhar umas faltas perigosas a nosso favor) e o Mitroglou teve pouco tempo em campo. Como se já não bastasse, o Rui Vitória tirou os laterais e colocou o Gaitán a defesa-esquerdo: outro desperdício.

Em termos individuais, destaque para o Gonçalo Guedes que estava a ser indiscutivelmente dos melhores, até o Rui Vitória ter a ideia peregrina de o tirar de campo. O Samaris também fez um bom jogo, mas vai ficar de fora no próximo, porque cometeu uma falta estúpida. E, já que estamos no campo da estupidez, o que dizer do penalty do André Almeida que deu início à reviravolta?! O Gaitán lá mostrou a sua classe e marcou um golo fabuloso e o Jardel, excepção feita ao erro de posicionamento no segundo golo, sobressaiu de algum marasmo que se apoderou dos nossos jogadores.

Como já aqui disse várias vezes, o que me interessa é o campeonato, mas claro que é sempre bom fazer boas campanhas europeias. Está tudo em aberto e estamos numa posição privilegiada. Basta ganhar em casa ao Galatasaray e seria preciso um cataclismo para não nos apurarmos.

Sem comentários: