origem

segunda-feira, novembro 24, 2014

Dupla goleadora

Os melhores 25’ da época, coroados com três golos, foram uma grande ajuda para derrotar o Moreirense por 4-1 e seguir para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Não sei se foi por estarmos escaldados com as dificuldades sentidas no jogo do campeonato (o Jesus disse que sim), mas o que é certo é que entrámos muitíssimo bem (aos 7’ já ganhávamos por 2-0) e por mim todos os jogos seriam assim: dois golos de vantagem ao intervalo, aumentados para três nos primeiros 15’ da 2ª parte. Uma pessoa cardíaca como eu agradeceria.

Não só entrámos bem, como marcámos dois golões pelo Jonas: um remate em arco de fora da área (3’), depois de uma boa iniciativa do Salvio, e um desvio do guarda-redes (7’) depois de uma finta genial dentro da área, na sequência de bonita combinação atacante com um toque de calcanhar do Derley a desmarcar o Gaitán, que posteriormente assistiu o nº 17. Ao contrário do campeonato, esta partida estava a ser fácil demais e aos 22’ fizemos o terceiro golo pelo Salvio, depois de um defesa ter impedido o hat-trick do Jonas e ter devolvido a bola ao argentino, que tinha feito o centro. Mas três minutos volvidos, o Moreirense reduziu através do Ramón Cardozo de cabeça na sequência de um livre para área muito bem marcado, mas com os nossos centrais a dormir. Até ao intervalo, acertámos finalmente um livre estudado, com a bola entre Enzo Pérez, Salvio e assistência para o Derley, mas um defesa impediu aquele que seria mais um belo golo.

A 2ª parte começou com o Ola John no lugar do apagado (e poupado para São Petersburgo) Gaitán, mas foi o Moreirense a criar perigo num remate rasteiro que o Júlio César defendeu para canto. Era fundamental acabar de vez com a partida e o Salvio assim o fez aos 57’, depois de um bom toque do Derley e uma excelente simulação do argentino, que tirou um adversário do caminho e desviou do guarda-redes. Até final, controlámos perfeitamente os acontecimentos, o Jesus aproveitou para poupar o Salvio e o Enzo para a Rússia, e o guarda-redes Marafona infelizmente impediu o terceiro golo do Jonas num remate rasteiro muito a propósito.

Destaques óbvios para Jonas e Salvio, e não só pelos golos. O brasileiro é mesmo craque e já leva sete golos (cinco na Taça). Cada vez que toca na bola, esta parece que fica mais redonda e é um prazer ver a inteligência com que joga. Espero que estes golos e assistências façam o Salvio voltar à velha forma e deixar de lado o seu lado complicativo dos últimos tempos. Referência obrigatória também para o Derley, sempre muito combativo e com qualidade nalguns toques de bola, foi só pena a lesão muscular já no final que o deverá afastar por algumas semanas. Neste momento, acho-o em melhor forma que o Lima, pelo que esta paragem é uma grande chatice. Gostei um pouco mais do Cristante, que tem bom toque de bola e faz excelentes passes a longa distância, mas é preciso que seja posto à prova num jogo mais difícil. Parece-me um pouco lento na recuperação depois de ser batido por um adversário, o que, jogando a trinco, não é um bom cartão de visita.

Foi um óptimo ensaio para a próxima 4ª feira, em que é essencial não perder na visita ao Zenit para podermos seguir nas provas europeias. Os russos não estarão tão fortes como no início da época, mas vai ser certamente uma partida muitíssimo complicada. É bom que estejamos inspirados, porque é fundamental seguirmos na Europa.

Sem comentários: