origem

domingo, agosto 25, 2013

Reviravolta épica

Quando aos 91’ perdíamos por 0-1 em casa frente ao Gil Vicente, muitos de nós já víamos o campeonato perdido à 2ª jornada (e, sejamos honestos, estaria mesmo). Só que o madrasto minuto 92 da época passada catapultou-nos desta vez para uma recuperação e vitória inolvidáveis que, sinceramente, nunca me lembro de ver em jogos do Benfica. Isto teve mais a ver com o célebre Manchester United – Bayern da final da Champions do que com jogos do campeonato português. Sim, já ganhámos nos descontos, mas dar a volta ao resultado nos descontos, muito francamente, não me lembro.

Pode ser que os golos do Markovic aos 92’ e do Lima aos 94’ nos dêem a confiança necessária para começarmos a melhorar em termos exibicionais. Porque, se jogarmos bem, estaremos inevitavelmente mais perto de ganhar jogos. Claro que, com um pouco mais de eficácia, até poderíamos ter goleado hoje, mas a exibição esteve muito longe de ser famosa, apesar da vontade que os jogadores mostraram em campo. A principal causa disso, parece-me, é o facto de haver muitos jogadores ainda fora de forma, sendo o caso mais gritante o do Enzo Pérez, o que faz com o meio-campo esteja muito emperrado. O próprio Matic não está no seu melhor (o que o deixa ainda assim num nível bastante elevado, principalmente em termos defensivos) e ao Salvio, regressado de lesão, não se poderia pedir mais. Restou o Gaitán, a espaços, para servir o Lima e o Rodrigo na frente, mas sem um avançado alto e possante (não sei se conhecem algum disponível…) perdemos presença na área contrária (aliás, o próprio Jesus realçou a acção do Luisão no golo do Lima; espero que tire as ilações devidas no futuro…). Na defesa, as coisas não estão muito melhores: o Cortez é sofrível e o Maxi está numa forma horrível (se calhar, é melhor começarmos a ver bem esta história de o homem não ter férias em condições há anos). Uma falha incrível do uruguaio possibilitou ao Gil Vicente gelar a Luz aos 69’, na única oportunidade de golo que teve. Depois, muito coração e crença fizeram com que não tivéssemos que começar a pensar já em 2014/15 no final da 2ª jornada.

Para a semana, vamos ao WC. A lagartada anda eufórica com duas goleadas consecutivas. O poderoso Arouca tinha levado a sua dose no fim-de-semana passado e agora em Coimbra um falhanço incrível de um defesa, um golo em fora-de-jogo e dois penalties estão a deixar os nossos vizinhos nas nuvens. Deverá ser um derby interessante para a semana, mas a pressão estará toda do nosso lado. Temos mais que equipa para eles, mas com a nossa forma actual as coisas deverão ser mais equilibradas.

2 comentários:

Ricardo Nascimento disse...

Benfica vs Farense( ou Leixões)1994? sei que não foi na época do 6-3
1º Isaias e 2º Abel Xavier de Penalty

Ricardo Nascimento

S.L.B. disse...

Foi na época seguinte (94/95), mas o golo do empate do Isaías foi aos 87'.