origem

sexta-feira, abril 26, 2013

Desvantagem

Perdemos (0-1) em Istambul e neste momento o Fenerbahçe está mais perto da final de Amesterdão do que nós. Foi um jogo mal conseguido da nossa parte, em que acabámos por ter muita sorte, já que os turcos atiraram três bolas aos postes contra apenas uma nossa. E um hipotético 1-3 seria pior do que o 0-1.

Curiosamente, até entrámos bem na partida. Nos primeiros 10’ poderíamos ter feito dois golos, caso o guarda-redes Volkan Demirel não tivesse feito bem a mancha ao Salvio e o Aimar soubesse rematar à baliza. Já agora, a titularidade de El Mago pode ser criticável, mas eu estive de acordo com ela, porque pensei que fosse melhor ajuda para o André Gomes, já que a indisponibilidade do Enzo Pérez iria ser muito sentida pela equipa. As coisas acabaram por não resultar bem, mas não nos podemos esquecer do jogo no Marítimo na 2ª feira, razão pela qual o Lima também ficou no banco. A partir dos 10’, o jogo foi completamente dos turcos. O Sow cabeceou ao poste com o Artur batido aos 18’ e, perto do intervalo, o Ola John fez penalty, viu um amarelo e vai ficar de fora da 2ª mão. O poste voltou a ser providencial ao defender o penalty do Cristian Baroni.

O Gaitán entrou logo de início na 2ª parte para o lugar do Aimar e pensei que finalmente iríamos conseguir ligar melhor o jogo, e chegar mais vezes perto da baliza. Puro engano. Foi o Fenerbahçe que continuou a criar mais perigo, o Kuyt voltou a acertar no poste aos 51’, mas o Gaitán respondeu na mesma moeda logo a seguir. Até que aos 71’, o árbitro equivocou-se e assinalou mal um canto. O Melgarejo ficou a falar com o Artur, desconcentrou-se, o Garay não conseguiu chegar à bola, o que a fez tocar na cabeça do Melgarejo e assistir o Korkmaz, que cabeceou para o poste, mas a bola ressaltou já para dentro da baliza. Foi uma maneira um pouco inglória de sofrer um golo, mas não se pode dizer que o resultado estivesse a ser injusto. Até final, uma boa iniciativa do André Gomes foi interceptada no último momento e um passe o Cardozo a isolar o recém entrado Rodrigo não chegou ao destino por um triz.

Em termos individuais, gostei bastante do Matic, que ainda por cima teve que superar a falta do Enzo Pérez, e do Jardel, que substituiu muito bem o Luisão na defesa. O Artur também esteve bem quando foi chamado a intervir e o Maxi Pereira fez uma exibição bastante regular. O Salvio começou muitíssimo bem, mas depois foi perdendo gás. Quanto ao Ola John, não só não fez um jogo conseguido, como pode agradecer à idiotice de ter tirado a camisola no golo que marcou ao Leverkusen o facto de ir falhar a 2ª mão de uma meia-final europeia… Cartões perfeitamente escusados dá nisto! O Rodrigo entrou pessimamente e não fez uma única coisa de jeito nos 25’ que esteve em campo. Aliás, por duas ou três vezes, perdemos boas jogada atacantes, porque ou centrava mal ou passava com força demais…

Não vai ser fácil darmos a volta a isto, até porque a equipa começa a exibir sinais de cansaço. Acho que o sucesso da eliminatória dependerá muito do que acontecer no Marítimo na 2ª feira. Esse é que é mesmo o jogo que temos de ganhar, porque, se assim acontecer, só muito dificilmente não seremos campeões. E está toda a gente ciente disso, incluindo os adversários. Se ganharmos, iremos com uma boa moral para a recepção aos turcos, que não vão jogar com três habituais titulares (os dois do meio-campo e o ponta-de-lança), o que poderá ser muito benéfico para nós. Na nossa melhor forma, somos superiores a eles, resta saber se a conseguiremos atingir…

4 comentários:

Islander disse...

Eu ainda sou da altura em que uma bola no poste era relevante apenas quando não dava golo.... Tive de ir ver o resumo para ver qual seria a 3ª bola no poste pois nunca tinha ouvido semelhante coisa.

S.L.B. disse...

"O Sow cabeceou ao poste", "o poste voltou a ser providencial ao defender o penalty do Cristian Baroni" e "o Kuyt voltou a acertar no poste aos 51’". Não sei qual é a dúvida... A 4ª bola ao poste entrou e portanto não conta...

Unknown disse...

Só não concordo contigo num ponto. Apesar de anímicamente o 3-1 ser mais pesado do que o 1-0, na prática o 1-0 é apenas marginalmente melhor que o 3-1. Ambos os resultados precisam de um 2-0 para serem revertidos e a única "vantagem" do 1-0 é que basta outro 1-0 para empatar a eleminatória.

S.L.B. disse...

Não é "marginalmente". É melhor. Ponto. Com 3-1 passaremos a eliminatória. Se tivéssemos perdido por 1-3, apenas a igualaríamos. Além de que, tal como dizes, assim com 1-0 a empataríamos, enquanto no outro caso seríamos eliminados.