origem

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Sorteio da Liga Europa

Iremos reeditar um dos confrontos mais épicos que tive oportunidade de ver: calhou-nos o Bayer Leverkusen nos 16 avos-de-final e leu-se “quatro a quatro” nos lábios do Rui Costa, quando foi filmado logo a seguir a ter saído a nossa bola. Impossível esquecer o célebre confronto dos quartos-de-final da Taça das Taças de 1993/94! Foi um dos adversários mais difíceis que nos poderia ter calhado (juntamente com Atlético Madrid, Inter Milão, Napóles, Tottenham ou Zenit), mas é um adversário que nos traz boas recordações, apesar de nós por sistema não nos darmos muito bem com equipas alemãs.

Quando olhamos para alguns dos que não nos saíram (Basileia, Sparta Praga, BATE Borisov ou Levante), não podemos deixar de lamentar um pouco a nossa sorte, mas estou convencido que temos valor para ultrapassar estes tipos, tendo a suposta vantagem de definir a eliminatória na 2ª mão em nossa casa. Se assim acontecer, iremos defrontar o vencedor do Dínamo Kiev – Bordéus e aqui, sim, acho que não nos podemos queixar: se o Basileia/Dnipro ou o BATE Borisov/Fenerbahçe poderia ser melhor, é certo que nos livrámos de Chelsea, Zenit/Liverpool, Atlético Madrid, Inter Milão ou Tottenham/Lyon até aos quartos-de-final. Teremos então a 1ª mão na Luz.

Enfim, veremos em que forma estaremos na altura destes confrontos, mas o calendário não se pode dizer que nos seja muito desfavorável: nos 16 avos, defrontaremos em casa a Académica e o Paços de Ferreira a seguir a cada uma das duas mãos. E nos oitavos, no meio dos dois jogos, jogaremos em casa com o Gil Vicente. Se é verdade que o campeonato é o principal objectivo, não devemos deitar fora ovos que se possam aproveitar: e eu ainda estou com a meia-final perdida com o Braga há dois anos (com o Braga, senhores!!!) COMPLETAMENTE atravessada na garganta.

Sem comentários: