origem

quinta-feira, julho 28, 2011

Excelente resultado

Vencemos o Trabzonspor (2-0) na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória e demos um passo de gigante para nos qualificarmos para o play-off de acesso à Liga dos Campeões. Foi um resultado bastante melhor que a exibição, embora o Sr. Stephan Studer vindo da Suiça não fique a dever nada aos Olegários desta vida e nos tenha escamoteado um penalty do tamanho do mundo por mão na área (já para não falar de outro lance na 1ª parte, em que um turco se encavalita no Cardozo), que nos poderia ter dado três golos de vantagem.

Entrámos bem na partida e fizemos uns bons primeiros 20’, mas não criámos grandes oportunidades de golo, excepção feita a um grande balão do Gaitán logo no início. Defensivamente estivemos muito sólidos, facto a que não é alheio o regresso do Luisão e a grande categoria do Garay. Os turcos mal passavam do meio-campo, embora tenham visto um golo anulado no limite do fora-de-jogo.

Na 2ª parte, aconteceu o contrário: entrámos mal e melhorámos a partir dos 15’, beneficiando da entrada do Nolito aos 54’. Aumentámos a velocidade e o Saviola atirou uma bola ao poste, antes de o Nolito inaugurar o marcador aos 71’, depois de uma abertura extraordinária do Aimar. Pouco depois, o tal lance da mão na área que inacreditavelmente não foi marcada pelo Sr. Studer. Os turcos tentaram ripostar, mas este ano temos um guarda-redes que não fica pregado aos postes e consegue ficar com as bolas lançadas em profundidade para os avançados adversários. O Cardozo desmarcou-se bem, correspondendo a um belo passe do Nolito, mas a perna do guarda-redes evitou o 2º golo. Que acabou por acontecer aos 88’, numa recuperação do Witsel que assistiu o Gaitán para um golo fabuloso ao ângulo da baliza adversária. Até final, ainda deu para o Artur brilhar ao revelar muita segurança num atraso in extremis do Luisão, que o fez atirar a bola de calcanhar para canto, e ao defender um remate cruzado já na área.

Em termos individuais, o Nolito foi decisivo para o resultado ao imprimir velocidade à equipa e este ano temos um agradável problema com tanta qualidade nos extremos. O Enzo Pérez esteve mais discreto, mas levou uma pantufada na 1ª parte que o pode ter inibido. O Garay foi outro que me encheu as medidas, tanto em termos defensivos como especialmente nos passes em profundidade. O Artur é indiscutível e dá enorme segurança à equipa. O Emerson é muito certinho, mas não podemos estar à espera de ter ali outro Coentrão. O Witsel continua a deixar bons pormenores e também foi muito importante para o reequilíbrio da equipa. Quanto aos velhos, o Luisão pode dizer os disparates todos que quiser, mas é absolutamente fundamental para a equipa e fez um jogo enorme. O Rúben Amorim voltou a jogar passado sete meses e, enquanto teve pernas, cumpriu. Além disso, o Maxi Pereira mostrou que ainda estava com jet lag… O Aimar não está nas melhores das formas, mas a abertura para o 1º golo é incrível. Assim como o Gaitán, que marca um golo fantástico e tem aquele balão na 1ª parte que ia levantando o estádio. O Saviola continua muito trapalhão, mas atirou uma bola ao poste, e o Cardozo também não teve o melhor dos jogos. O Javi García foi o pêndulo do costume.

Foi uma exibição suficiente, em que é de realçar especialmente a segurança defensiva. Depois de não-sei-quantos jogos a sofrer golos, já é o 2º consecutivo que ficamos a zeros. Bom sinal! Só uma catástrofe nos afastará do play-off, mas é bom que metamos na cabeça que temos que marcar na Turquia e preferencialmente antes de sofrermos qualquer golo. Só para acabar de vez com quaisquer veleidades turcas. Sim, porque ainda me lembro bem daquela 1ª parte em Eindhoven…

1 comentário:

Mónica disse...

o maxi pereira para jet lag e e filhos gemeos recem nascidos mais uma copa ganha até esteve mt bem... ontem havia 1 gajo paineleiro qq q queria por o aimar no banco e a entrar nos ultimos 30m pq é um nº 10 em modelo "antigo"