origem

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Fundamental

Dois golões deram-nos a vitória em Setúbal (2-0) e mantivemos a impressionante sequência de vitórias desta época: oitava seguida para o campeonato, 12ª consecutiva em todas as competições e 15ª se considerarmos somente as provas nacionais. Depois do brilhante triunfo em casa do CRAC, era muito importante darmos uma boa resposta num terreno que nos é sempre difícil e onde há um ano atrás obtivemos o último(!) empate para o campeonato. Se a exibição esteve longe de ser brilhante, conseguimos o mais importante, como é óbvio, e a justiça da vitória é indiscutível.

Não entrámos nada bem na partida. O V. Setúbal foi bastante agressivo e criou-nos imensas dificuldades na primeira meia-hora. Dava ideia que a equipa não estava bem com a cabeça no jogo, talvez consequência do desgaste físico e anímico do Dragão. Foi do Luisão que vieram os primeiros sinais de inconformismo com duas boas oportunidades na sequência de duas bolas paradas, depois de o Cardozo também ter tido um remate que foi interceptado pelo Miguelito. Não apresentámos a velocidade que é habitual e a equipa estava um pouco presa de movimentos, também resultado do jogo menos conseguido do Aimar. O V. Setúbal teve uma boa oportunidade, mas o Neca não chegou a tempo à bola e, a 1’ do intervalo, adiantámo-nos no marcador num excelente passe cruzado do Saviola para um remate de primeira do Gaitán.

Tivemos sorte no momento do golo, que nos deu bastante mais tranquilidade para a 2ª parte. Naturalmente que o gás do V. Setúbal não poderia ser o mesmo do 1º tempo, mas mesmo assim ainda tiveram duas boas chances para marcar, mas o Roberto esteve excelente em ambas. Com mais espaços no meio-campo, já que o adversário ia metendo avançados e tirando defesas, começámos a criar mais situações atacantes e foi sem surpresa que acabámos com a indefinição em relação ao marcador com o golo do Jara, que entretanto tinha substituído o Saviola, aos 78’. O avançado argentino iniciou a jogada aproveitando um mau passe do Miguelito, abriu na direita no Maxi Pereira e depois concluiu o cruzamento do uruguaio em pontapé de moinho. Até final ainda poderíamos ter ampliado a vantagem, mas o Gaitán preferiu rematar em vez do passar a outro colega em melhor posição.

Individualmente destaco o Luisão e o Sidnei. O capitão está numa forma excelente, em termos defensivos nada passa por ele nem pelo chão nem pelo ar, e nesta partida também criou perigo no ataque. Quanto ao Sidnei, demonstra grande confiança e está no caminho para reeditar as excelentes exibições do início da temporada do Quique. Também gostei do Javi García, que deu continuidade ao que já tinha feito na 4ª feira. O Salvio está num momento de menor fulgor em termos atacantes, mas continua a ser essencial até pela ajuda que dá ao Maxi. O Gaitán marcou um golão e é dos jogadores do Benfica que melhor sabe acelerar o jogo. Os pontas-de-lança acabaram por não ter muita bola e foram relativamente discretos, excepção à grande assistência do Saviola para o primeiro golo. O Roberto teve uma falha numa reposição com o pé na 1ª parte, mas depois defendeu a recarga que ia dando golo ao adversário, e na 2ª parte foi essencial para a vitória. O César Peixoto, que substituiu o castigado Fábio Coentrão, foi eficiente, assim como o Maxi, que me parece a subir de forma. Ao invés, o Aimar terá feito o pior jogo com a nossa camisola. Esteve tão desastrado em quase tudo que só pode mesmo ter sido um jogo mau. Finalmente, o Jara foi muito importante pelo golo que resolveu de fez a partida.

Se tudo correr bem e eliminarmos o Estugarda, teremos esta semana a única 4ª feira sem jogos de 12 de Janeiro até 23 de Março, mas com as partidas das selecções haverá jogadores nossos que não poderão descansar. Resta desejar-lhes que regressem sem lesões. Para a semana, defrontaremos o V. Guimarães e claro que todos esperamos a manutenção desta fabulosa sequência de vitórias.

P.S. – Já esteve no banco no Dragão e hoje outra vez. Fico muito contente por o Jesus ter também chegado à conclusão que, neste momento, o Nuno Gomes é o 4º avançado do plantel.


P.P.S. - Arbitragem muito habilidosa do Sr. Cosme Machado. Cada vez que ganhávamos a bola era falta, encharcou-nos de amarelos e não foi por ele que o V. Setúbal teve poucos livres para bombear bolas para a nossa área. Estes amarelos serão para memória futura, já que nos irão custar suspensões e veremos em que jogos isso será.

1 comentário:

mWo disse...

Mais uma vitória caro S.L.B., mas esta foi sofrida...Grandes Nico e Franco! Quem os criticou de início agora nem piam!...

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt