origem

quarta-feira, julho 28, 2010

Albufeira

Vencemos o Sunderland (2-0) e conquistámos o Albufeira Summer Cup. Independentemente do nome do troféu, o que interessa é que continuamos a ganhar na pré-temporada e assistimos com agrado à evolução da equipa.

Na 1ª parte, o Jesus fez alinhar a defesa titular (com excepção do guarda-redes) e um meio-campo onde, em princípio, só o Javi García e o Cardozo serão titulares, e na 2ª parte substituiu o meio-campo todo e fez entrar Aimar, Saviola & Cia. Curiosamente, não se notou uma grande diferença em termos atacantes da 1ª para a 2ª parte, o que só abona a favor do nosso plantel. Marcámos um golo em cada período, pelo inevitável Cardozo (grande cruzamento do Coentrão) e mais um do Carlos Martins, que deve ser dos poucos jogadores para quem a Jabulani já não tem segredos.

Gostei da dinâmica da equipa em ambas as partes e individualmente destaco o Coentrão (cada vez melhor), o Cardozo (muito rematador e empenhado) e o Carlos Martins. Como vi o jogo num restaurante enquanto jantava, admito que me possam ter escapado alguns pormenores, mas pareceu-me que a partida esteve sempre controlada. Pela 1ª vez nos jogos da pré-época, o Roberto não alinhou, mas o Júlio César e Moreira acabaram por não ter muito trabalho. De qualquer maneira, acho que nesta altura estes dois dão mais garantias que o espanhol. Se eu quisesse ser mauzinho, diria que foi a melhor exibição do Roberto desde que chegou ao Benfica... :-)

Na próxima 6ª feira, iniciamos o Torneio do Guadiana com o Feyenoord e espero que continuemos na senda das vitórias e das boas exibições.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já estou, francamente, a ficar farto do chamado “caso Roberto”.
Todos temos de ter a consciência e a sabedoria para analisar com alguma isenção o caso em apreço. Certamente que me fazem o favor de não duvidar que eu sei que o fenómeno futebol, pela própria natureza das coisas é, por definição, irracional. E ainda bem que assim é. De cientifismos bacocos está o mundo cheio.
Sei também que, a exemplos de outras contratações, o Benfica tem tido, desde há uns anos para cá, muito cuidado e tem, convenhamos, acertado.
Naturalmente que o guarda redes Roberto não será excepção. Ele é, com certeza, bom ou, pelo menos, muitíssimo melhor do que o que tem mostrado nestes primeiros jogos da chamada pré-época.
Compreende-se que o treinador e o director desportivo, Jorge Jesus e Rui Costa, respectivamente, continuem a apostar nele e a incentivá-lo. Compreende-se e aceita-se, até pelo seu elevadíssimo custo (8,5 milhões de euros, o que significa que é o 8º guarda redes mais caro de sempre em todo o mundo).
O que não entendo é que se queira tapar o sol com uma peneira.
Ele deu frangos, deu sim senhor. O facto de eu reconhecer esta situação não me torna menos benfiquista. Ou torna? Agora dizerem que ele, sendo guarda redes, não pode falhar e todos vêem os seus erros, que se jogasse noutra posição, não se notava tanto, isto é querer atirar serradura para os nossos olhos.
Todos sabemos que o posto de guarda redes é o mais ingrato. Ou o Rui Costa pensa que as pessoas não sabem?
Igualmente ouço na BenficaTV tentativas de desculpa, mas dum modo que devem pensar que as pessoas só vêm futebol há dois dias ou então, que somos todos parvos. De tanto o quererem desculpar, só conseguem o contrário.
Uma coisa tenho, para mim, como certa: o tempo de desculpa está a esgotar-se.
Quando eu trabalhava e errava, era chamado à atenção.
O Roberto tem de começar rapidamente a mostrar serviço.
PS. Fui ver o jogo de apresentação contra o Mónaco, no estádio da Luz. O Roberto jogou a 1ª parte. Sempre que ele tocava na bola, batiam-lhe palmas. Uma, duas, três vezes.
- Que grande incentivo, sim senhor – pensei eu de mim para mim, que não bati palmas nem o apupei.
Até que numa reposição de bola, ele vai atrás da baliza e recebe uma bola enviada por um apanha-bolas. E as pessoas continuavam a bater palmas. Aí é que eu percebi. Estavam a gozar com ele. Até que as minhas dúvidas transformaram-se em certezas.
- Que grande defesa, sim senhor – gritava um ao pé de mim, enquanto batia palmas.
- Muito bem, muito bem, és mesmo bom – dizia outro.
- “Ganda” contratação – gritava outro.
Por mim, ele está em estado de graça até ao 1º jogo oficial.
tarirari