origem

sábado, junho 26, 2010

Portugal - 0 - Brasil - 0

Assistimos a uma 1ª parte histórica, já que foi a 1ª vez na história dos Mundiais que uma selecção apresentou a táctica que, como diz o meu amigo Pedro F. Ferreira, foi celebrizada no início dos anos 90 no Beira-Mar: 10-1 com o Dino lá na frente (neste caso, o C. Ronaldo). E o senhor professor Queiroz ainda teve a distinta lata de se queixar da Costa do Marfim... Mal passámos de meio-campo, defendemos bem, é certo, mas demos uma imagem paupérrima de uma equipa que quer ter veleidades na prova. Borrados, borradinhos até mais não.

Na 2ª parte lá se convenceram que o objectivo do jogo é colocar a bola naquele objecto que fica na extremidade do campo e a coisa melhorou um pouco. Portugal só teve uma clara situação de golo, mas o R. Meireles proporcionou ao Júlio César uma óptima defesa. E, pronto, lá terminou tudo como começou e as duas selecções qualificaram-se para os 1/8 final. Como era previsível, a selecção vai defrontar a Espanha e encerrar assim uma campanha que até acaba por ser positiva no Mundial. Chegou-se aos oitavos-de-final, mas daí não se passará. A Espanha, para além de ter melhor equipa que nós, tem um treinador no banco... Como se atingiu o objectivo principal, o Queiroz não irá naturalmente colocar o lugar à disposição e lá teremos que levar com ele para uma campanha outra vez sofrida de qualificação para o Euro 2012. Enfim...

P.S. - Coentrão, Coentrão... O que é que tu andas a fazer?! Menos, por favor!

3 comentários:

Ricardo disse...

Primeiro, não íamos ao Mundia; depois, não passávamos o play-off; conquistada a viagem para a África do Sul, era óbvio que não passávamos o grupo! Agora, oitavos, temos o destino traçado!

Já não há pachorra. Pá, ou se apoia ou não se apoia. Ponto final.

O que vale no céptico é que pode sempre acabar por ter razão um dia. Dizer que se enganou é que já é mais complicado...

Portugal teve uma primeira parte de contenção, como era de esperar. Até porque convinha saber o que se estava a passar no outro jogo. Na segunda parte aumentou a pressão, arriscou mais, subiu as linhas e, sim teve a ocasião do Meireles que podia ter dado a vitória - já agora, quando escreves: "Portugal só teve uma clara situação de golo" consegues dizer-me que claras situações de golo teve o Brasil?

E é o Brasil, não é a Coreia.

S.L.B. disse...

Cabeçada do Fabiano a rasar o poste, o remate ao poste na 1ª parte e a defesa do Eduardo na parte final do jogo ao remate do Ramires. Pelo menos, três.

Mas a principal questão, quanto a mim, nem são as oportunidades. É mesmo a forma como entrámos na partida, a jogar para o pontinho. É que, se tivéssemos ganho o jogo, acabaríamos por não apanhar a Espanha. Não o sabíamos na altura, é certo, mas aquela 1ª parte, qual Naval no Estádio da Luz este ano, envergonhou-me. Uma coisa é jogar na contenção, mas aproveitando sempre o contra-ataque para tentar criar perigo. Outra coisa é uma táctica 10-1.

Eu apoio sempre a selecção, sou incapaz de torcer para que Portugal perca, mas este Queiroz é um bluff com a mania que é um grande treinador. Apurámo-nos à rasca, num grupo perfeitamente ao nosso alcance (se a Dinamarca não tivesse feito o jeito de ganhar os dois jogos contra a Suécia, estaríamos todos no sofá). A convocatória para o Mundial não tem explicação (Ricardo Costa, Rolando, Pepe ao pé coxinho?!). Na fase de grupos fizemos um jogo bom (contra a potência mundial que é a Coreia do Norte, diga-se de passagem...) e a goleada serviu para nos qualificarmos. Não marcámos nem jogámos nada nos outros dois. E, por não termos ficado (nem tentado ficar, isso é que me irrita mais) em primeiro, vamos levar com a Espanha. Que, acrescente-se, já apanhou com a sua Suíça este ano...

Temo o pior, mas se acabarmos por perder por 1 ou 2-0, teremos uma saída airosa e lá levaremos com a abécula do Queiroz até ao Euro 2012...

Lampião do Norte disse...

O "Lampião do Norte" está de volta!
Visitem!