origem

quarta-feira, junho 16, 2010

O post mais importante que alguma vez escreverei - Dador de Medula Óssea Precisa-se

Caro(a)s amigo(a)s,

Isto foge muito ao âmbito deste blog, mas como compreenderão não poderia deixar de aproveitar a internet, nomeadamente aqueles que têm pachorra de me ler, para fazer este apelo. Muito obrigado a todo(a)s!

No dia 2 de Junho de 2010, a minha mãe fez umas análises de rotina, porque tem um descolamento da retina e deveria ser operada no dia seguinte. Infelizmente, essas análises revelaram algo bem mais grave: uma leucemia linfoblástica aguda. Como devem calcular, a notícia caiu-nos que nem uma bomba, até porque a minha mãe não tinha sintomas nenhuns. A gravidade da doença levou-a a ser internada logo no dia 4 de Junho e a começar a quimioterapia no dia 8 de Junho, o que a levará a passar os próximos meses no hospital. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o descolamento da retina não pode ser tratado ao mesmo tempo da leucemia e, portanto, a minha mãe não pode ler nem ver TV.

No entanto, só a quimioterapia não solucionará o problema, já que exames complementares revelaram que a única hipótese de cura passará por um transplante de medula óssea. E é neste sentido que vos envio este mail. Muitos de vós manifestaram-me a vossa solidariedade e perguntaram o que poderiam fazer por mim. Pois bem, eu ficar-vos-ia ETERNAMENTE agradecido se se inscrevessem como dadores de medula óssea, o mais breve que vos for possível. Nunca se sabe se estará num de vós a hipótese de sobrevivência da minha mãe.

Junto envio-vos dois links com a informação sobre como podem tornar-se dadores. De forma resumida, é muito simples: tudo o que têm a fazer numa fase inicial é dirigirem-se a um dos três Centros de Histocompatibilidade (Lisboa, Porto ou Coimbra, os contactos estão abaixo), preencherem um pequeno questionário e darem 2cl de sangue. Mais nada. O processo, segundo o Centro de Lisboa, não demora mais do que 15’. Os requisitos são estes:
- Ter entre 18 e 45 anos;
- Ser saudável;
- Ter peso mínimo de 50kg;
- Não ter feito nenhuma transfusão de sangue desde 1980.

Se posteriormente forem contactados para ser dadores, o próprio processo de recolha da medula não implica sequer um internamento. Mas podem conferir tudo aqui:

http://www.chsul.pt/up/CEDACE/SerDador/FolhetoCEDACE.pdf
http://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/4

Aqui ficam os contactos dos Centros:

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, nº 117
1769-001 Lisboa
www.chsul.pt - chsul@chsul.pt
Tel 21 750 41 00 Fax 21 750 41 01
Horário: 2ª a 5ª Feira – 8h00 às 16h00
6ª Feira – 8h00 às 15h00
Não encerra à hora de almoço


Centro de Histocompatibilidade do Centro
Edif. S. Jerónimo - 4º Piso
Praceta Prof. Mota Pinto
3001-301 Coimbra
www.histocentro.min-saude.pt
geral@histocentro.min-saude.pt
Tel 239 480 700 Fax 239 480 790
Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 12h00 / 14h00 às 17h00

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Hospital S. João
(ao lado das consultas externas)
Pavilhão “Maria Fernanda”
Rua Roberto Frias
4200-467 Porto
www.chnorte.min-saude.pt
geral@chnorte.min-saude.pt
Tel 22 557 34 70 Fax 22 550 11 01
Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 17h30
Não encerra à hora de almoço

(Aqui fica um link com outros sítios disponíveis para a recolha:
http://www.chsul.pt/index.php/pages/locais_inscricao. E aqui está outro link com as brigadas móveis de recolha, quem sabe se mais perto do vosso local de residência/trabalho: http://www.chsul.pt/index.php/pages/calendario_brigadas)

Claro está que, se puderem convencer amigos e familiares vossos para serem igualmente dadores, eu ficaria sem palavras para vos agradecer. Quantos mais, melhor, já que mais hipóteses terá a minha mãe de arranjar alguém compatível com ela. Mas, por favor, refiram sempre que conhecem esta pessoa (ou, neste caso, o filho dela) e que ela precisa mesmo de um transplante. Muitas vezes, os emails a pedirem dadores compatíveis circulam na Internet durante muito tempo, mesmo depois de o/a doente já ter tido alta. Não é este o caso. Mesmo! E, por isso, as datas estão referenciadas. Quando/Se se arranjar um dador compatível, enviar-vos-ei outro email a avisar.

Muito obrigado pela vossa atenção e ajuda. Um grande abraço ou beijinho de enorme amizade.

S.L.B.

7 comentários:

Coluna D'Águias Gloriosas disse...

http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.com/2010/06/um-dador-de-medula-ossea-precisa-se.html

um grande abraço para ti caro benfiquista Sérgio L.Bordalo,

que a senhora tua mãe vença esta batalha são os meus votos ok

força campeão

Calantrao disse...

Já sou dador, e como não fui chamado é sinal que não sou compatível.

Força.

JNF disse...

Força campeão!

Tiagojcs disse...

Um abraço solidário! Irei divulgar o teu post o máximo possível!

Força !!!

Anónimo disse...

Força Sergio.
Segue um abraço de muita força e coragem.
BP

mago disse...

Também eu já sou dador registado no CHSul, de maneira que para já pouco mais posso fazer do que deixar-te aqui um abraço de coragem. Força nisso, Sérgio.

Jose Pinto disse...

Temos em comum o sermos Benfiquistas.Fiquei a saber do teu problema pois visito regularmente o blog.Tenho por isso uma sugestao a fazer-te,cria uma pagina no facebook para difundir o teu apelo e vais ver que tem muito mais repercussao.Digo isto porque ha casos recentes em que felizmente e rapidamente se conseguiu uma soluçao.Grande abraço.