origem

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Regresso ao normal

Voltámos às boas exibições e goleámos o Hertha Berlim (4-0), assegurando a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa. Foi uma vitória incontestável e só foi pena que não tivéssemos ganho os dois jogos da eliminatória. A nossa pontuação no ranking agradeceria.

30.402 espectadores foram ver um jogo às 17h de uma 3ª feira, o que demonstra bem a grandeza de clube que temos. E aposto que não deram o tempo e o dinheiro por mal empregue. Durante os 90’ só houve uma equipa em campo. É certo que os alemães tinham jogado no Domingo e não estavam fisicamente no auge, mas a diferença de qualidade é abissal. Entrámos bem na partida e marcámos aos 25’ pelo Aimar, depois de uma jogada brilhante entre ele, o Saviola e o Di María. Se dúvidas houvesse, a eliminatória ficava quase resolvida ali. Até final da 1ª parte ainda poderíamos ter marcado mais um golo, já que tivemos uma bola ao poste pelo Saviola e outro bom remate ao lado do Rúben Amorim.

A 2ª parte começou com o carimbo definitivo na nossa passagem com o golo de cabeça do Cardozo aos 49’, depois de um óptimo centro do Di María. Dez minutos mais tarde, o Javi García fez o 3-0 e aos 62’ o paraguaio voltou a facturar. A partir daqui, o Jorge Jesus começou (e bem) a poupar a equipa e saíram os três argentinos. Baixámos o ritmo e não conseguimos marcar mais nenhum golo. No entanto, raramente deixámos o Hertha acercar-se da nossa baliza com perigo. O mais importante foi conseguido e ainda tivemos tempo para poupar jogadores para os próximos jogos.

Individualmente gostei imenso do Rúben Amorim e do Fábio Coentrão. Com o menor vigor físico do Ramires nos últimos tempos, o Amorim perfila-se como a melhor solução (mas só daqui a duas jornadas, já que até lá terá que substituir o castigado Javi García). O Coentrão é definitivamente o nosso defesa-esquerdo nos encontros em casa. Aquela ala esquerda com ele e o Di María é temível. O Cardozo merece obviamente destaque e não só pelos dois golos. Está cada vez melhor a jogar para a equipa com tabelinhas e passes a rasgar. O Aimar também melhorou bastante em relação aos últimos jogos e a equipa sobre de produção quase instantaneamente. O Di María não fez tudo bem, mas a velocidade que emprega é fabulosa e esteve em três dos quatro golos.

O adversário seguinte será certamente o Marselha e aí as coisas vão ser mais difíceis. Iremos ter um Março muito puxado em termos de jogos e eu sei que a prioridade é o campeonato, mas conto eliminar os franceses e seguir para os quartos-de-final. Acho que temos equipa para isso e é bom que tenhamos visibilidade a nível internacional. O nosso prestígio, as receitas e a valorização dos jogadores agradecem. E, cá entre nós que ninguém nos ouve, Hamburgo está ali tão perto…

5 comentários:

Pedro Soares Lourenço disse...

Viva, apenas ontem à noite consegui descarregar e ver a Tertúlia na BTV, a semana passada; desde já quero agradecer-te a simpática referência.

Estou a tratar de falar no assunto condignamente lá no Arcádia.

Abraço.

S.L.B. disse...

Era mais que justo, Pedro! Grande abraço.

Nano_Neutel disse...

Exibição de valor do Benfica, siga para Matosinhos.

Mas estas próximas jornadas intercaladas com a Liga Europa e a Taça da Liga vão ser puxados :S Esperemos que no fim de Março possamos já estar numa melhor situação e quem sabe, com uma Taça da Liga no bolso.

Força aí!

Pedro Soares Lourenço disse...

O prometido é devido, cá esta (link).

Grande abraço.

sloml disse...

Foi uma resposta a todos os críticos (eu incluído), que andavam a duvidar da atitude e/ou da situação física da equipa. Grande vitória, e agora que venha o Marselha, que é da mesma laia dos corruptos aqui de Portugal, para seguirmos para os quartos (desta vez legitimamente, e não com mãozinhas de ninguém...). Para já, o que interessa é ganhar em Matosinhos.