origem

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Importante

Pelo segundo ano consecutivo goleámos o Marítimo na Madeira, desta feita por 5-0. Numa partida com algumas peripécias, ninguém de bom senso pode pôr em causa a nossa vitória, apesar da boa réplica do adversário até ao nosso primeiro golo. Com as duas expulsões e 3-0 ao intervalo, as dúvidas sobre o vencedor ficaram logo dissipadas.

Curiosamente entrámos mal na partida. Logo no início tivemos sorte num lance que seria de muito azar: um remate do Cláudio Pitbull bateu no David Luiz, traiu o Quim, mas a bola bateu no poste. Durante os primeiros 20’ tivemos muita dificuldade na circulação da bola, o adversário ganhava quase todos os ressaltos e chegava sempre primeiro aos lances, apesar de não ter criado mais nenhuma situação de golo. Houve um cabeceamento do Ramires por cima, mas a primeira ocasião de golo resultou na inauguração do marcador aos 28’: o Peçanha ainda defendeu três remates seguidos (Aimar e dois do Cardozo), mas o Saviola lá voltou a marcar depois de uma assistência do paraguaio, que assim se redimiu do falhanço incrível no primeiro remate. Dois minutos depois, houve um jogador adversário (Olberdam) expulso por palavras depois de o Sr. João Ferreira ter assinalado uma falta evidente sobre o Di María. Até porque não é normal os árbitros expulsarem directamente jogadores por palavras, gostava muito que neste caso se tornasse público quais foram essas palavras. Agora, acho que deve ter sido algo de muito grave, visível pelo modo como o árbitro correu até ao jogador para lhe mostrar o vermelho. Também muita gente não compreendeu a atitude do Zidane na final do Mundial até saber o que o Materazzi lhe disse e depois, se calhar, até o entendeu. Aos 34’ uma excelente jogada do Di María permitiu ao Maxi Pereira fazer o 2-0 e pouco antes do intervalo a partida acabou quando um jogador do Marítimo impediu com a mão o Cardozo de fazer o 3-0. Expulsão óbvia e o paraguaio não deu hipóteses no penalty, com uma bomba que ia rebentando a mão do Peçanha que ainda tocou na bola.

Na 2ª parte o jogo foi quase sempre o mesmo, com o Benfica atacar, mas sem a intensidade de encontros anteriores, até porque um autogolo deu-nos o 4-0 logo aos 50’. Mesmo assim algumas falhas de concentração permitiram ao Marítimo ter oportunidades, nomeadamente ao Manú que surgiu isolado, mas atirou para fora. Entretanto entraram o Carlos Martins e o Éder Luís para dar descanso ao Aimar e Ramires, e o nosso jogo ressentiu-se disso. Mas ainda conseguimos fazer o 5-0 pelo Luisão aos 69’ numa antecipação de cabeça ao guarda-redes na sequência de um livre. O jogo arrastou-se até final e nem o Nuno Gomes, que entretanto entrou, conseguiu que igualássemos o resultado do ano passado.

Individualmente é difícil destacar alguém, porque quase até ao primeiro golo não fizemos muito e depois o Marítimo fez hara-kiri, tornado a partida mais fácil. Acima da razoabilidade estiveram o Di María, o Luisão e o Maxi Pereira. Mais discretos o David Luiz (provavelmente a lesão condicionou o jogo que fez), o Ramires e o Aimar. O Quim fez uma boa defesa que impediu o empate a 1-1 e parece-me mais seguro. O Cardozo lá voltou aos golos, mas aquele falhanço (está bem que resultou em golo) está-me atravessado. A eficácia do Saviola continua a abrir-nos portas para as vitórias.

Com o empate do CRAC em casa frente ao Paços de Ferreira (acho piada discutirem o golo anulado ao Falcao e querem esquecer que o golo do empate foi com a mão!), temos agora seis pontos de vantagem sobre eles. Não estava à espera da vitória do Braga em Coimbra (com um penalty inexistente a dar-lhe o 1-0, acrescente-se), mas a bem da boa vizinhança espero que os lagartos ganhem na próxima jornada…

P.S. – Os antibenfiquistas vão ladrar muito sobre a arbitragem do Sr. João Ferreira neste jogo. Gostaria que ele explicasse a expulsão por palavras, mas a da mão é indiscutível. Na 2ª parte ainda o vi perdoar um penalty sobre o Aimar e a expulsão a um adversário que atingiu sem bola o Éder Luís. Parece-me que quem tem telhados de vidro (nesta mesma jornada!) deveria estar calado, até porque o único lance de dúvida é a causa da primeira expulsão, mas como não há vergonha na cara neste país preparemos os ouvidos…

6 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente, caro SLB.

Como habitual, 100% em linha com os factos. Excelente análise

Pulha Garcia disse...

Boa análise. Concordo em absoluto.

E quanto às expulsões pois ... as regras são para aplicar. O Benfica não tem culpa que os jogadores do Marítimo (vindos de 3 derrotas seguidas e a caminho da quarta) não tenham mantido um controlo emocional. Injusto? Sim os jogadores do Fóculporto podem insultar o que quiserem, e misturar tudo com agressões etc, e não lhes acontece nada. Agora para os outros as regras são para aplicar...

E já agora só mais uma palavrinha para a boa gente da SportTV ... parecia que estavam a relatar um funeral. A tristeza aos microfones só era interrompida pelas imagens dos golos do Benfica onde tentavam em vão descobrir sinais de ilegalidades. Verdadeiros exemplos de isenção.

Saudações de glória

pedrove disse...

Julgo que a lagartagem vai apoiar o braga na próxima jornada é mais forte do que eles está-lhes no sangue, ahahahahha!!!!
Grande crónica,
CARREGA BENFICA!!!!

sloml disse...

Muito boa crónica, como sempre.

Off-topic: Para quem não chegou ainda a ver o documentário "Ser Benfiquista" que passou na ESPN, dêem um salto aqui ao meu cantinho e leiam este post:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/01/documentario-que-passou-na-espn-canal.html

Peço desculpa pela publicidade, mas acho que vale a pena!

Baresi disse...

Para quem não viu a AGRESSÃO de SILVESTRE VARELA, no ultimo jogo do FCP, veja-a aqui:

www.averdadedaliga.blogspot.com

SE FOSSE O DAVID LUIZ, ERA CAPA DE JORNAL

BRANQUEAMENTO VERGONHOSO A ESTA AGRESSÃO!!

Anónimo disse...

Para todos os benfiquistas! Estão no Youtube as escutas ao Pinto da Costa!

Digitem "Escutas Pinto da Costa" no Youtube!

Apelo a todos que façam download das mesmas O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, antes que a máfia as tire de circulação! Divulguem as escutas por todo o lado!

Se não sabem como fazer downloads do Youtube, façam download do programa "Free YouTube to MP3 Converter"!

Não vamos deixar morrer esta vergonha!

Viva o Benfica!

PS: Façam copy/paste desta mensagem e divulguem pela blogosfera!