origem

terça-feira, outubro 14, 2008

Relembrar XXII – O pequeno genial

Este é um “relembrar” há muito tempo pedido por alguns dos leitores do blog (nomeadamente o Bogalho) e diversas vezes adiado (mea culpa, mea culpa...). Mas finalmente cá está ele! Como ontem estive com a mão na massa, desta vez é que foi. O Chalana foi um dos jogadores mais entusiasmantes que me lembro de ver jogar. Ainda era relativamente pequeno aquando da sua primeira (e mais bem sucedida) passagem pelo Glorioso, mas recordo-me razoavelmente bem das épocas 82/83 e 83/84. Fomos bicampeões nacionais com o Eriksson e praticámos indiscutivelmente o melhor futebol dos últimos 25 anos. E se o Bento defendia o templo como ninguém, o Humberto comandava a defesa (bem secundado pelo António Bastos Lopes), o Shéu jogava de pantufas no meio-campo e o Néné se fartava de meter golos, quem fintava metade dos adversários era o pequeno genial. Aqui fica uma pequena amostra do que ele era capaz. Três golões, uma assistência e um penalty conquistado depois de um slalom. Chamo a atenção logo para o primeiro lance e para a maneira como ele, com uma simples simulação e quase sem sair do mesmo sítio, tira o adversário do caminho. Só para contextualizar, ficam igualmente os resultados dos jogos: Benfica – 8 – Alcobaça – 1; Braga – 0 – Benfica – 2; Benfica – 4 – Amora – 2 (todos da época 82/83) e Benfica – 2 – Varzim – 0 (83/84). Desfrutem!


P.S. – Podem ver outro slalom famoso aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro SLB:
Não que queira que tu penses na morte pois tens muito para viver. Mas ontem quando falava com uma colega do Iowa e lhe disse que tu viajaste desde o Iowa até Lisboa só para um jogo do Benfica ela disse-me que tinha algo para ti. Aqui está o video para ten inspirares. Aqui tens uma ideia de onde encomendar o caixão.

http://www.cnn.com/video/#/video/us/2008/10/14/brown.sports.caskets.wesh

Um abraço desde Los Angeles do teu amigo benfiquista vendido e admirador secreto do P... da Costa
David

S.L.B. disse...

Muito bom! Vou já encomendar um "personalizado" :-)

Anónimo disse...

Brutal. Lembrava-me de alguns dos golos....
e saudosismo à parte, o antigo Estádio da Luz era mesmo único, especialmente á tarde... bons tempos

Obrigado SLB, a ti e ao nosso:)

P.S. por agora não te chateio mais com pedidos :) , pelo menos se a nossa época correr como eu estou a a imaginar que vai correr.

Saudações

S.L.B. disse...

Podes "chatear" à vontade, Bogalho. Que eu prometo não voltar a demorar tanto tempo para colocar as imagens aqui.

P.S. - Espero que possas ir ao jantar!