origem

domingo, abril 27, 2008

Finalmente uma vitória

Regressámos às vitórias vencendo o Belenenses por 2-0. Foi um jogo melhor conseguido da nossa parte em relação aos últimos (também não era difícil) e o triunfo é mais do que justo.

Com os castigos do Maxi Pereira e do Binya, e a não-recuperação do Petit, o Katsouranis subiu para trinco e o Nuno Assis e o Edcarlos entraram na equipa, juntamente com o Cardozo em vez do Di María. Não entrámos mal na partida, mas foi sol de pouca dura. Ainda assim tivemos mais oportunidades que o Belenenses na 1ª parte (Cardozo 2x e Rui Costa), mas o jogo acabou por ser equilibrado. Perto do intervalo, o Luisão resolveu começar a pagar a dívida da Académica e marcou um excelente golo, num remate de primeira dentro da área. Mas ainda antes de terminar a 1ª parte, tivemos tempo para deixar o Belenenses criar uma grande oportunidade, com o Quim a fazer muito bem a mancha perante um adversário isolado.

Na 2ª parte, não entrámos tão bem e sofremos forte pressão dos azuis. Aos 54’ acabámos por ter bastante sorte, já que vimos a bola a bater no nosso poste duas vezes na mesma jogada pelo mesmo jogador (Rafael Bastos)! Só tínhamos um elemento defensivo no meio-campo (Katsouranis) e o Belenenses manobrava à vontade. No entanto, aos 63’ o Chalana decidiu-se pela entrada do Di María para o lugar do inoperante Nuno Gomes e dois minutos depois o argentino foi derrubado perto da área. Eu disse aos meus companheiros de bancada que, se a barreira estivesse à distância, seria golo do Cardozo. E assim foi! Grande pontapé e bola ao canto superior direito da baliza. A partir daqui, o jogo alterou-se porque ficámos mais confiantes, mantivemos a bola durante mais tempo e fomos mais esclarecidos a sair para o ataque. Do outro lado, a saída o Silas a 15’ do fim acabou com o jogo atacante do Belenenses. Até final ainda deu para um adversário ser expulso (confesso que no estádio me pareceu forçado o vermelho directo, porque só vi o empurrão ao Cardozo e não a estalada ao Katsouranis, mas não há dúvidas que foi merecido) e para o nosso grego levar um amarelo que o impedirá de jogar na Amadora.

Individualmente há que destacar o Luisão e não só pelo golo. Esteve quase irrepreensível a defender e foi notório depois que o golo lhe deu confiança. Também gostei muito do Katsouranis a trinco, já que apesar de não ser o jogador que corre quilómetros atrás dos adversários tem uma excelente percepção das jogadas, o que lhe permite cortar bastantes bolas. O Nuno Assis esteve bastante bem na 1ª parte, desceu na 2ª, mas é muito melhor jogador que o Maxi Pereira. O problema para alguns é que já está no Benfica há muito tempo... De resto, toda a equipa esteve mediana em termos exibicionais, mas muito bem na entrega e na disputa dos lances.

Os nossos adversários só jogam mais logo, mas estou convencido que se nós ganharmos os dois últimos jogos iremos à Champions. Pode só ser à pré-eliminatória, mas acho que os lagartos não passarão em Paços de Ferreira e o V. Guimarães em Belém para a semana. A grande incógnita será o resultado do clube regional no D. Afonso Henriques logo ao fim da tarde. O que se sabe é que, fazendo jus ao clube que são, irão fazer “poupanças” e jogar com os suplentes. Nem outra coisa seria de esperar...

P.S. – E só faltam dois jogos para nos despedirmos do maestro... :-(

10 comentários:

Anónimo disse...

E tu com esses óculos? Vês alguma coisa?

Anónimo disse...

assis cumpre em movimento atacante...

mas em manobra defensiva e um problema. ele pode fazer o lugar de 10 mas a interior direito o meio campo fica vazio.

foi esse o problema entre os 10 e 25 minutos e entre os 45 e 60 - transicoes defensivas a zero.

Anónimo disse...

Gostaria de dedicar esta vitória em Guimarães a todos os filhos da puta que duvidaram da seriedade do FC Porto. Que continuem a rastejar e se engasgem no veneno das vossas línguas. TRI, TRI, TRI, TRICAMPEÕES!!!

PS - Jogadas de bastidores e resultados combinados é mais da vossa tradição, mas acabaram há coisa de 34 anos...

António Pista disse...

Toda a actualidade sobre futebol, comentada por 4 benfiquistas, 4 sportinguistas e 2 portistas num blog só:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Também a actualidade futebolística é discutida no Águia de Ouro:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Visitem...

" R y k @ r d o " disse...

O Benfica é ENORME.

Os adeptos dos outros clubes ficam mais felizes com as derrotas do Glorioso do que com as vitórias dos seus próprios clubes.

Porque será?

Simples. O Benfica mexe com os corações e com as emoções. É um clube UNIVERSAL, não REGIONAL.
.

Anónimo disse...

Deve ser lixado um clube que é tão grande tão grande, tão maravilhoso, enorme, gigante e "universal" perder em casa com clubes desconhecidos, pequeninos e "regionais" como o Porto, Académica, Getafe ou Shaktar.

E quanto aos 0-5 ao Guimarães, não têm de quê, vocês já estão habituados a ir à champions ás custas do Porto, seja graças aos pontos do ranking que conquistamos entre 2002 e 2004 que permitiram o terceiro classificado (vocês) ir á champions.
Este ano, o Porto derrota o vosso maior rival(guimaraes), quando podia ter "facilitado".

Não se esqueçam, se vocês acabarem em 2º lugar, nós contribuimos para isso. :)

Andam sempre ao nosso colo.

Anónimo disse...

"Gostaria de dedicar esta vitória em Guimarães a todos os filhos da puta que duvidaram da seriedade do FC Porto"

Estás a insultar a mtos portistas que não acreditam muito na seriedade do FCP e da sua direcção.
Seriedade e FCP não se conjugam.

"PS - Jogadas de bastidores e resultados combinados é mais da vossa tradição, mas acabaram há coisa de 34 anos..."

Pois isso é o que voces hoje fazem e bem. Compram o Nuno antes da última jornada para serem campeoes contra um Aves sem guarda-redes (pois foram só 4 que lá entraram), terão comprado o hélton (aquando este estava no Leiria) que mete a bola dentro da baliza na supertaça contra o FCP, até o Semedo há uns bons anos atrás marcou um auto-golo muito estranho e irreal ao serviço do Salgueiros quando jogava contra o FCP. e daí, o grande Ferguson dizer:

"O FCP ganha campeonatos como se comprasse num supermercado"

aliás a jogada de bastidores acontecem muito com os jogadores do FCP emprestados aos outros clubes da Primeira Divisão.

S.L.B. disse...

Eu peço desculpa, mas tive que limpar alguns comentários porque o nível estava a baixar bastante. Se querem provar ser muito machos utilizando palavrões a torto e a direito, aconselho-vos a irem para os blogs do clube regional.

Anónimo disse...

"Compram o Nuno antes da última jornada para serem campeoes contra um Aves sem guarda-redes (pois foram só 4 que lá entraram), terão comprado o hélton (aquando este estava no Leiria) que mete a bola dentro da baliza na supertaça contra o FCP, até o Semedo há uns bons anos atrás marcou um auto-golo muito estranho e irreal ao serviço do Salgueiros quando jogava contra o FCP"

Realmente tens razão. Nesse capítulo não há clube mais sério que o Benfica:

Benfica-Marítimo
Makukula, à revelia das indicações da equipa, “decide” marcar uma grande penalidade contra o Benfica.
Resultado: falhou

Consequência: meia dúzia de semanas depois assina pelo Benfica

Boavista-Benfica
Jorge Ribeiro, “decide” marcar uma grande penalidade contrao Benfica.
Resultado: falhou

Consequência: meia dúzia de dias depois assina pelo Benfica


Benfica-Belenenses
Rúben Amorim do Belenenses, é contratado pelo Benfica dias antes de um jogo decisivo para os encarnados.

Será que pensas antes de falares?

Anónimo disse...

Parece-me que o mistério sobre o novo treinador do Benfica está cada vez mais perto do seu final. Jokanovik...este ano ganhou 2 vezes ao Porto...é o treinador com o perfil ideal...lololol