origem

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Rui Costa

O Rui Costa eliminou hoje o Moreirense (2-0) e colocou o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal. É tão simples quanto isto. Se não fosse ele, provavelmente teríamos de ir aos penalties. Daí que eu volte a perguntar:

O que é que é preciso ele fazer mais para o Benfica (e o seu presidente) se convencer que é IMPRESCINDÍVEL que ele jogue mais uma época? Será que ele teria ganho este jogo se fosse director desportivo?!

A minha vontade de escrever sobre esta partida é nula. O Camacho resolveu poupar quase todos os titulares e fizemos mais uma exibição hedionda, até o Rui Costa entrar na 2ª parte (55') para decidir a partida. Eu desculpo a falta de sorte, desculpo as coisas não saírem bem, mas NÃO DESCULPO a falta de motivação e o desinteresse competitivo que foi o que tiveram a maioria dos jogadores que alinharam hoje, nomeadamente o inenarrável Luís Filipe (é um sério candidato a PIOR jogador da história do clube), Edcarlos, Maxi Pereira e Di María (este tem um grave problema motivacional quando defronta equipas de escalão inferior). Todos eles tiveram exibições abaixo de zero. O Nuno Assis esteve péssimo, o Sepsi abaixo daquilo que já mostrou, o Cardozo completamente desacompanhado na frente e o pobre do Adu (o único que conseguiu fazer “passes de ruptura” – como se diz agora – na 1ª parte) foi inexplicavelmente o premiado com a saída quando entrou o Makukula também aos 55’. E o Di María continuou em campo... Além disso, o Nuno Assis e o argentino iam trocando de posição a jogar atrás do ponta-de-lança, só o Adu não teve essa sorte.

Os golos do maestro e do Makukula (este depois de uma boa intervenção do Mantorras, outro que não se percebe porque é que não joga mais minutos...) fizeram-nos seguir em frente, mas a jogar desta maneira tenho sérias dúvidas que cheguemos mais longe. Com os lagartos, o clube regional e o V. Setúbal também em prova, era bom que tivéssemos sorte no sorteio e pelo menos jogássemos em casa.

P.S. – A cada partida do Benfica eu tenho esperança que as coisas melhorem em termos exibicionais, mas sinceramente começo a ficar cansado de sair dos jogos chateado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo tudo, desde o Luís Filipe como pior jogador de sempre ao receio pelo futuro desta equipa (já esta época e na próxima, sem Rui, Leo e possivelmente Rodríguez), passando pela falta de motivação e pela substituição do Adu (?!). Subscrevo tudo.

Bem, quase tudo.
O responsável pela decisão de abandonar a competição é ele próprio, o Grande Rui. Se ele se achasse (ou achar) em condições de fazer mais uma época, ele não hesitaria (ou hesitará).

Eu nem imagino o esforço e sacrifício físico a que um jogador de 35 anos se submete para fazer o mesmo que um de 20, 25 ou 30.
Há tempos li uma entrevista a um jogador que prestes a terminar a carreira já com uma certa idade, dizia que a única razão por que abandonava era as dores que tinha depois de cada jogo e as dores que suportava para estar a 100% para o próximo.

Quem nunca passou por isso não sabe. Eu nunca passei. Mas acredito que se há alguém que vai ajudar o Benfica enquanto se sentir capaz é o Rui. No dia em que ele disser que não consegue mais, não vou ser eu a pedir-lhe mais do tanto que ele já nos deu e dá.

Todos nós queremos que ele jogue mais 1, 5 ou 20 anos. Ele também o há-de querer. Por ser ELE, acredito que só não o fará se não conseguir mesmo.

BP disse...

EU acho q o Rui deve sair agora: EM GRANDE! Sem decréscimos, a jogar o que sempre habituou quem gosta de bom futebol! Continuo a dizer que Adu é melhor que Di Maria. Tem mais velocidade, mais força, remata melhor e defende mais. É mais baixo, menos tecnicista e nao estara totalmente habituado ao futebol ca da EUropa (qualquer jogador ontem teria caido melhor no lance do penalty que sofreu), mas sem jogar nunca se habituará. Continuo na Esperança de ver Mantorras à direita. bem como de ver cruzamentos com conta peso e medida para as torres gémeas!
Abraços e, já agora, PARABENS SPORT LISBOA E BENFICA!!!

bento barbosa disse...

Tudo muito bem. Só o teu desejo que o própximo jogo seja na Luz está em desacordo com o texto anterior " Casa Madrasta ".

S.L.B. disse...

Estava a ver que ninguém reparava, Bento Barbosa! :-) Mas há uma ligeira nuance: a petição era para jogar fora os jogos para o campeonato. Nas taças, em casa, temo-nos dado bem, so far.