origem

quinta-feira, outubro 18, 2007

Dúvida desfeita

Ganhámos 2-1 no Cazaquistão e só um cataclismo impedirá a selecção portuguesa de estar presente no Euro 2008. Todavia, o jogo foi bastante difícil e só a oito minutos do fim marcámos o 1º golo, através do Makukula que assim se estreou da melhor maneira pela selecção. Aliás, a sua prestação surpreendeu-me já que entrou muitíssimo bem (nem parecia estreante) e na meia-hora que esteve em campo foi essencial para a melhoria do nosso futebol. Acho que ganhámos uma opção muito válida para ponta-de-lança.

Na sequência do jogo do passado sábado, espero que a dúvida tenha ficado de vez desfeita. Voltámos a jogar com 10 durante 84’ até o artista de circo ser substituído. Aliás, não me lembro da última vez que vi uma exibição individual tão deplorável como a dele neste jogo. Não me venham falar do centro que deu o golo do Makukula, porque isso qualquer um dos outros extremos que estavam em campo (C. Ronaldo e Nani) conseguiria fazer. Foi literalmente o único(!) lance positivo que efectuou em 84’. Não conseguiu fintar nenhum adversário, as perdas de bola foram incontáveis, os centros eram sempre para o guarda-redes ou para a linha lateral do lado oposto e o homem pura e simplesmente não consegue tocar na bola sem fazer uma pirueta qualquer, que na maior parte do tempo é obviamente inconsequente. Uma lástima. Não percebo porque é que se insistiu na sua titularidade, até porque o Nani tinha entrado bem no jogo frente ao Azerbaijão, mas espero sinceramente que depois deste espectáculo o erro não se volte a repetir.

P.S. – Não se pode fazer uma petição para não ter jogadores do Benfica na selecção em jogos frente a estes adversários menos fortes? Agora foi o Nuno Gomes a lesionar-se, ainda por cima numa altura em que parecia estar a subir de forma. Sorte malvada!

4 comentários:

Anónimo disse...

O Quaresma faz uma finta e um centro e que até eu fazia contra um lateral esquerdo daquele nível.

Demorou 84 minutos a perceber que podia fintar um gajo que ganha 100 vezes menos que ele???

É mais um daqueles que só no Porto é que podia ser considerado um bom jogador.

Até o Nani em 10 minutos fez mais (muito, muito mais!) que o idiota! É que nem corre, nem passa, nem defende!

Anónimo disse...

Se fosse a Simoleta coxa a não acertar na bola um jogoi inteiro já a conversa não era a mesma!!!É presiso ser-se faccioso ao extremo!!!

Assim ainda vão esgotar os stokes Europeus de Rennie!!!!

tma disse...

O resumo dos dois jogos é "missão cumprida".
Mesmo sem Scolari no banco, a equipa acabou por jogar à sua imagem: sem grande brilho, fez o suficiente para ganhar ambos os jogos, ainda que contra os "Borats" tenha sido "à rasquinha" e contra adversários que, apesar de darem muita luta, são claramente inferiores.
Em todo o caso, penso que o apuramento não nos irá escapar.

Acho que o regresso do Ricardo Carvalho foi fundamental, pois traz outra tranquilidade à defesa. Com ele na defesa, e pelo menos nestes jogos, até nem me preocupa muito que joguem o Bruno Alves e o Paulo Ferreira (este último especialista na arte do "enterranço").
Sem dúvida que a "descoberta" do Makukula foi muito bem "fisgada", só foi pena não ter acontecido antes. No mundial, em particular nos jogos contra a França e Alemanha (ou Itália, caso tivéssemos ganho à FRança :-)), ter-nos-ia dado muito jeito um jogador assim. Pior que o Pauleta não teria feito, de certeza.
Por fim, e a avaliar pelas suas prestações na selecção, o Nani também me parece mais merecedor da titularidade que o Quaresma.

Anónimo disse...

Hahaha. Nuno Gomes?! Nem sei como é que ele é convocado. O maior coxo do futebol português.