origem

segunda-feira, julho 30, 2007

Devagar, devagarinho

Interrompi a minha praia algarvia para ver o Glorioso a jogar no Egipto, mas mais valia que não o tivesse feito. Perdemos por 1-2 e regredimos em termos exibicionais em relação ao jogo na Roménia. Para além disso, e o que é pior, mostrámos quão órfãos ficámos do Simão. O jogo decorreu a duas velocidades (devagar e parado), o Al Ahly está longe de ser uma equipa temível, mas nós nunca tivemos velocidade e fomos muito fraquinhos.

O Fernando Santos recorreu ao Butt na baliza, no losango do meio-campo jogaram o Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes e o regressado Nuno Assis, tendo ficado o maestro no banco, e o ataque voltou a ser sul-americano. O jogo começou praticamente com o penalty (muito duvidoso) assinalado por falta do Luisão e consequente 0-1. O Al Ahly pouco mais fez durante a 1ª parte, mas nós a mesma coisa. Só na parte final acelerámos um pouco e criámos perigo através do Bergessio (no único lance de jeito que teve), com um excelente remate para defesa do guarda-redes, e do Cardozo, numa óptima rotação em que o remate saiu infelizmente à figura.

Na 2ª parte, com o Rui Costa em campo, melhorámos claramente e foi sem surpresa que chegámos ao empate, através de um passe deste para o Nuno Assis finalizar de primeira. Infelizmente a melhoria exibicional não durou o segundo tempo todo, mas teria chegado para (pelo menos) empatar o jogo, não fosse o Nélson cometer uma suprema burrice num atraso despropositado, que isolou um adversário para fazer o 1-2. Até final, e ainda faltavam cerca de 25’, não conseguimos ser mais perigosos e acabámos mesmo por perder o jogo.

Em termos individuais não houve um jogador que sobressaísse muito em relação aos outros. O Nuno Assis mostrou alguma dinâmica e a entrada do Rui Costa fez com que procurássemos a baliza com mais clarividência. O Petit exibiu alguma da raça habitual e não há dúvida que o Cardozo é bom jogador, apesar de ter estado menos vistoso que na Roménia. O Manuel Fernandes é titular indiscutível, ao contrário, por este andar, do Katsouranis que continua a evidenciar uma lentidão exasperante. O Bergessio continua a mostrar muito pouco, além de me parecer pesado e com pouco pique, e na defesa o Luisão precisa de melhorar a forma, o Nélson de ter rapidamente um concorrente e o David Luiz e o Léo terão lugar cativo. Não deu para ver grandes coisas nos guarda-redes, porque os egípcios não foram muito perigosos. Em relação aos que entraram na 2ª parte, o Fábio Coentrão ainda está um pouco verde, o Zoro irá ver um amarelo em cada jogo que fizer, o Manú praticamente nem se viu e o Mantorras precisa de mais minutos de jogo, assim como o Dabao.

Não foi um bom teste e vamos ver como nos portamos no Torneio do Guadiana. Diz-se que na pré-época os resultados não são o mais importante, mas precisamos rapidamente de começar a ganhar jogos ou a confiança começa a diminuir. E não podemos dar-nos ao luxo de ter um mau arranque de época.

2 comentários:

D'Arcy disse...

A culpa foi do jogo ter começado com 15 minutos de atraso. A sério.

S.L.B. disse...

Quando li essas declarações do Fernando Santos, D'Arcy, ia caindo para o lado!