origem

segunda-feira, novembro 29, 2021

Uma vergonha que só em Portugal...

Vencemos o Belenenses SAD no sábado no Estádio Nacional por 7-0. Seria motivo para regozijo se estivéssemos num país civilizado. Só que não estamos. Nunca estivemos. Portanto, o resultado é o que menos interessa num jogo que, obviamente, nunca se deveria ter realizado, porque o Belenenses SAD entrou em campo com nove jogadores (dois dos quais guarda-redes) e acabou no início da 2ª parte, quando só sete regressaram dos balneários e um simulou uma lesão.
 
O Darwin marcou três golos, o Seferovic outro dois, o Weigl um golão e houve um autogolo do Kau logo aos 25 segundos. Foi a primeira vez na vida que não festejei nenhum golo do Benfica e vamos ao que interessa:
 
1) Em primeiro lugar, se há entidade que não tem culpa de o jogo se ter realizado é o Sport Lisboa e Benfica. Portanto, quaisquer tentativas de lançar o ónus da questão para nós é pura desonestidade intelectual.
 
2) É óbvio que o Belenenses SAD deveria ter pedido o adiamento formal do jogo, logo que se conheceu o surto. E não ter o seu inefável presidente da SAD a declarar no próprio dia do jogo que tinha não-sei-quantos jogadores inscritos e que, portanto, não ia pedir o adiamento. Grande parte do plantel estava infectado ou de quarentena, portanto era evidente que não estariam nem na força mínima para disputar a partida.
 
3) Custa-me MUITO a perceber que a Liga não possa vir dizer: “sou eu que organizo esta competição, não estão garantidas as condições com o mínimo de igualdade entre os dois clubes, portanto mesmo que eles não tenham pedido, vamos obviamente adiar o jogo”. Se não está no regulamento, deveria estar. E mesmo não estando, como estamos a falar de um bem maior que é a integridade de uma competição de futebol, impunha-se o adiamento na mesma (era ver quem é que depois se atreveria a contestar nos tribunais essa decisão...).  Se a entidade que organiza uma competição não pode garantir essa integridade, então se calhar não tem razão de existir.
 
4) Quem devolve o dinheiro a alguns milhares de infelizes que foram assistir ao vivo a esta farsa? Como é que não se defende os adeptos que gastam o seu tempo e dinheiro para irem aos estádios?! Toda a gente gosta muito de falar que os jogos sem público não são a mesma coisa, mas depois é isto. Ainda pensei em ir ao estádio, mas felizmente resolvi em sentido contrário em tempo devido. Porque senão ainda estaria mais furioso!
 
5) A parte que mais me interessa: a nossa posição. Não temos culpa no que se passou, não fomos abordados para adiar o jogo, nem pelo clube visitado, nem pela Liga. No entanto, acho que poderíamos (e deveríamos) ter jogado em antecipação e alertado em devido tempo para o desastre, que já se estava a perspectivar. Por exemplo, publicando o seguinte comunicado na manhã do jogo:
 
“O Sport Lisboa e Benfica vê com muita preocupação o surto de covid-19 no plantel do Belenenses SAD. Por enquanto, não foi abordado por nenhuma entidade com vista a um possível adiamento, mas caso o seja a nossa resposta é desde já positiva, porque mesmo que se apresente com 11 jogadores em campo, o Belenenses SAD não estará nas melhores condições para o disputar. Acima de tudo, há que respeitar o futebol, a integridade de uma competição e os adeptos que pagaram bilhete para assistir. O Sport Lisboa e Benfica ainda se recorda do que aconteceu no ano passado no jogo frente ao Nacional e, apesar de estar agora do outro lado, não quer que a situação se repita. Caso não haja nenhum pedido para adiar o jogo, claro que se apresentará em campo, porque senão teria falta de comparência. No entanto, o Sport Lisboa e Benfica gostaria de saber quem se responsabilizará se, por acaso, houver algum contágio com os seus jogadores, a poucos dias de jogos tão importantes, incluindo uma possível qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
 
Pronto, era só isto. Chamar publicamente a atenção que o “rei iria estar nu”. Porque isso, acima de tudo, estaríamos a defender um bem superior: o próprio futebol. Além de que nos colocaria à parte desta confusão toda, porque teríamos avisado antes. Era obrigatório fazermos isto? Não. Mas tê-lo feito seria uma enorme chapada de luva branca a todos os responsáveis que não tomaram a decisão que se impunha. Porque jamais, em tempo algum, deveria ser possível que um jogo começasse com nove para 11. Era uma atitude que nos dignificaria e, se há coisa que eu espero sempre do Benfica, é que tenha este tipo de atitudes. Que pense sempre no bem maior, nem que seja o único a fazê-lo neste asco que é o futebol português. Deixámos passar em claro uma óptima oportunidade para isso.

3 comentários:

jose disse...

FALTA DE LIDERANÇA

Sim é falta de liderança, na FPF e na LIGA, dá nisto, confusão, oportunismo, espertezas saloias e todas estas novelas à volta do futebol. Quando se atingem lugares do TOPO por favores de A, B ou C, seja em que circunstâncias forem, perde-se a dignidade a honra e o respeito por nós e pelos outros, distorcem a realidade e tentam sobreviver no pântano que criaram, assim o nosso futebol não vai a parte nenhuma, contratem um grupo de estrangeiros de preferência: alemães,ingleses ou outros com provas de isenção e entenderem de futebol, não para arbitrarem jogos, mas para liderarem a liga com critério, transparência e rigor .

Nau disse...

Jogo do Jamor. Indícios de armadilha montada ao Benfica, que os inimigos não querem ver levantar a cabeça, agora que temos um novo presidente (e, esperamos e exigimos, um novo rumo e uma vontade nova de enfrentar e combater todos os guerrilheiros anti-Benfica). Certa vez, quando o SLB começou a reagir ao jejum de títulos dos anos 80 e 90 do séc. XX, Pinto da Costa terá dito mais ou menos isto: «O Benfica é um gigante adormecido. Não podemos deixá-lo levantar-se». Não é preciso ser-se inginhieiro para entendermos o que o «papa» - até este título santificado já lhe ofereceram, os milhentos criados do mundo do futebol/desporto nacional que lhe prestam vassalagem canina por viverem borrados de medo dele - queria dizer.
O chico-esperto Rui Pedro é doidinho pelo FCdaFruta e dragão de ouro. O seu envolvimento na farsa do jogo de sábado, o massacre a que sujeitou os seus jogadores (e os prejuízos a que expôs a espécie de clube que inventou), é mais que duvidoso e prenunciador de que poderá estar na calha mais uma cabala arquitetada com requintes mafiosos, para prejudicar o SLB. Vamos ver se não teremos quarentena para os jogadores do Benfica que alinharam no Jamor.

Os porta-vozes do segundo maior clube de Portugal, o clube dos odientos ao Benfica, estão nas suas sete quintas: têm assunto para arrear no Sport Lisboa e Benfica e para não se calarem com os 7-0 e a «verdade desportiva», durante mais umas semanas, uns meses, uns anos, a eternidade. O SLB é culpado, dizem, porque foi a jogo. Mais que não seja, moral e eticamente, afirmou o Saraiva, o regressado, um rapaz muito entendido em moral e ética, um verdadeiro filósofo nas matérias e um cumpridor escrupuloso das mesmas. Imediatamente após, uma legião de dragartos, rapaziada espertalhaça que se farta, atirou-se ao SLB como gato esfomeado se atira a bofe. Ai, Saraiva, Saraiva! Ai, a verdade desportiva, ó Saraiva !
- A verdade desportiva dos encontros amorosos com o representante do FCdaFruta, no Altis de Lisboa, para combinarem a guerra contra o maior rival dos dois (dois clubes coligados para derribarem um, e à traição, nunca visto no mundo do desporto);
- A verdade desportiva do cashball que nunca mais se tira a limpo (o jeito que dá ter os tais três juízes na direção, ó Saraiva!);
- A verdade desportiva das chico-espertices do Cristóvão vice-presidente ;
- A verdade desportiva do jogo do Sporting contra uma equipa do Vitória de Setúbal engripada;
- A verdade desportiva (não me digas que foi jogo limpo!) do fim do empréstimo de jogadores ao VFC, na sequência de umas verdades que ouviram após a partida em que se aproveitaram, à ganância, da gripe dos sadinos;
- A verdade desportiva dos 4 campeonatos (que são Taças de Portugal, como prova à saciedade toda a documentação existente!) que há anos reclamam na secretaria;
- A verdade desportiva dos cartões amarelos do Palhinha;
- A verdade desportiva (…).
A expressão «verdade desportiva» na vossa boca é vitupério, senhor visconde Saraiva! A tomar-nos por lorpas, é?

Os benfiquistas que comentam nos programas televisivos, não podem estar lá só porque ao fim do mês lhes cai na conta bancária uma continha choruda. Se são verdadeiros benfiquistas, têm a obrigação de saber defender o Sport Lisboa e Benfica, o que passa por se apresentarem preparados para dar o troco aos opositores dos painéis dos respetivos programas e aos pseudo-jornalistas dos mesmos que, de tão verdes/azulados, nem conseguem disfarçar o apetite pela provocação diária ao Benfica e à nação benfiquista. Sejam benfiquistas com todas as letras!

Proença e direção da Liga? Deviam de se demitir, porque estão a mais no futebol. O problema é que a vergonha está cara e a mama é saborosa.

Abre os olhos, Rui Costa! Não te mistures com esta gente e defende o nosso clube como é tua obrigação.

joão carlos disse...

O ideal seria mesmo antecipar toda esta situação com um comunicado dessa forma, mas já sabemos que nem fazemos o desejável quanto mais o ideal só crítico é quando nos foi pedido tarde e a muito más horas para adiar o jogo não termos dito que sim para obrigar o outro a fazer o pedido formal do adiamento do jogo e depois mostrar que com estes regulamentos em vigor é impossível adiar o jogo por falta de datas é que pelo menos acabávamos com uma das narrativas.
Um dos motivos, senão o maior, para não ter sido pedido o adiamento e o jogo não ter sido adiado foi a necessidade de fazer receita, e já, e tinha de durar o tempo mínimo para não ser possível a devolução do dinheiro dos bilhetes, porque senão aquilo que fizeram na segunda parte podiam o ter feito nos primeiros minutos do jogo, é que se em todos os clubes pequenos a receita do jogo contra nós é importantíssima mas o é neste caso em que eles nem cotização tem nem receita de bilheteira tem porque não tem sócios nem adeptos.
Mesmo não tendo culpa de nada, mesmo podendo e devendo ter feito mais, vamos sempre ficar ligados a esta vergonha e nós é que vamos ficar manchados com isto porque a eles ninguém os conhece em lado nenhum, até porque mais ano menos anos desaparecem completamente ao contrario do clube que lhe deu origem, nós é que acabamos por ficar ligados a isto porque nos conhecem e reconhecem.