origem

quinta-feira, outubro 25, 2018

Déjà vu

Um golo do Ajax aos 92’ derrotou-nos em Amesterdão (0-1) na 3ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que decorreu na passada 3ª feira. Foi um fim muito cruel de um jogo onde não merecíamos ter sido derrotados. Por muito estranho que possa parecer, sai muito mais chateado do jogo frente ao AEK (apesar de termos ganho) do que deste. E já vi muita gente a cascar no Rui Vitória, mas acho que desta vez sem razão.

O regresso do Jardel, a titularidade do Rafa na esquerda e o Gedson no lugar do Gabriel foram as novidades em relação àquela que tem sido a equipa mais utilizada no campeonato. Entrámos muito bem na partida, com o Rafa a revelar-se um perigo para os defesas contrários e a ter um bom remate logo no início, bem defendido pelo guarda-redes. Pouco depois, foi o Salvio a centrar em vez de rematar, quando uma abertura do Rafa o colocou em excelente posição, tendo sido o Seferovic a rematar para um defesa salvar sobre a linha. O Ajax também teve as suas oportunidades na 1ª parte, com o Vlachodimos a começar a evidenciar-se. Em cima do intervalo, foi o Conti a fazer um corte fabuloso literalmente em cima da linha, que impediu a vantagem do Ajax (antes tivesse entrado esta bola, mas já lá vamos...). Fizemos uma boa exibição nos primeiros 45 minutos, com a ressalva da má finalização.

Na 2ª parte, não conseguimos sair tantas vezes para o ataque como na 1ª. Mesmo assim, o Seferovic teve um remate cruzado que o guarda-redes não conseguiu agarrar e, por volta da hora de jogo, o Salvio não chegou a tempo a um cruzamento do suíço, porque um defesa caiu sobre as suas costas, depois de tentar um carrinho e não chegar à bola. Penalty claro que o francês Ruddy Buquet não assinalou. A 15’ do fim, o Vlachodimos fez uma mancha fabulosa a um adversário que lhe apareceu sozinho na frente. Aos 79’, o Rui Vitória lá decidiu mexer pela primeira vez na equipa, com a entrada do Gabriel para o lugar do (muito apagado) Pizzi. Entretanto, em cima dos 90’, entrou igualmente o Cervi e saiu o Rafa, e foi o argentino que caiu na área, num lance que nem repetiram na televisão. Fiquei com muitas dúvidas... Chegando ao tal fatídico minuto 92, o Conti falhou clamorosamente uma intercepção relativamente fácil, não conseguiu igualmente impedir o centro do adversário, o André Almeida ainda obstou a que a bola chegasse a um jogador que Ajax, que só teria de encostar, mas sobrou para o Mazraoui, que rematou com a bola a ser desviada pelo Grimaldo e a trair o Vlachodimos. Foi inglório!

Em termos individuais, o melhor do Benfica foi indiscutivelmente o Vlachodimos que, se tivesse vindo no ano passado, talvez tivéssemos tido o tão desejado penta... Também gostei muito do Rafa, especialmente na 1ª parte, assim como do Seferovic, pese embora um lance no final da 1ª parte, em que a recepção não foi perfeita e inviabilizou que pudesse rematar só perante o guarda-redes. Quanto aos menos, o Pizzi praticamente não se viu e o Conti teve uma falha gravíssima, que deitou por terra o bom jogo que estava a fazer.

O Bayern foi ganhar a Atenas (2-0), o que faz com que estejamos agora a quatro pontos dos dois da frente. Vai ser muito difícil chegarmos aos oitavos-de-final, porque mesmo que ganhemos na Luz aos holandeses (o que está longíssimo de ser uma garantia), ainda ficamos um ponto atrás deles. E depois vamos a Munique, enquanto eles receberão na última jornada o Bayern, provavelmente já apurado. A boa notícia é que, com a vitória dos alemães na Grécia, a Liga Europa está muito perto estar garantida.

2 comentários:

tp disse...

Estava ao alcance do Benfica. A defesa do Ajax era tão má como a nossa. Para mim, o RV tem culpa por duas razões - 1) não sabe reforçar a defesa, preferindo contratar Ferreyras a um lateral direito a sério ou um central de nível para o Benfica; 2) creio que organiza mal a defesa, pois aproxima os laterais dos centrais em demasia (talvez por lentidão generalizada do sector, mas aí põe-se a questão do mau recrutamento). Qualquer equipa com extremos rápidos ou habilidosos tem facilidade em explorar os corredores contra o Benfica. Não vamos lá assim.

José Rama disse...

Hoje em dia neste Benfica, passar à Liga Europa é um regozijo.