origem

domingo, agosto 20, 2017

Goleada tranquila

Vencemos ontem o Belenenses na Luz por 5-0 e fizemos o pleno de vitórias à 3ª jornada. Com a ausência por lesão do Fejsa, estava com algum receio deste jogo, mas a nossa resposta foi categórica. Marcámos uma mão-cheia de golos e ainda nos ficámos a dever quase outros tantos.

Para o lugar do Fejsa e com o Samaris ainda castigado, não havia outra opção que não o Filipe Augusto. E o que se pode dizer é que o brasileiro fez a melhor exibição desde que chegou ao Benfica (também a bitola era tão baixa que não era difícil…), mas destacou-se sobretudo em termos atacantes. Ora, naquela posição interessa sobretudo defender e aí vi-o correr mais vezes atrás dos adversários do que seria desejável. De qualquer maneira, eu ficaria bastante mais tranquilo se o Fejsa recuperasse para Vila do Conde. Entrámos muito bem na partida e inaugurámos o marcador logo aos 2’ numa bela cabeçada do Jonas num livre do Pizzi. Pouco depois, o Belenenses pôs à prova o Bruno Varela pela única vez no jogo, na sequência de um grande disparate do Eliseu, mas o nosso guarda-redes saiu-se bem defendendo um remate complicado. Aos 28’ aumentámos a contagem através de um remate muito colocado do Salvio de fora da área na recarga a um canto em que o Luisão só não marcou, porque o guarda-redes Muriel defendeu por instinto. Cinco minutos depois demos uma machadada final nas (poucas) dúvidas que poderiam existir quando ao vencedor com o 3-0 pelo Seferovic, que correu quase meio-campo isolado pela cabeça do Jonas e, só com o guarda-redes pela frente, não falhou. Aos 42’ tivemos a maior injustiça do século, quando um remate em balão do Jonas desde o meio-campo(!) fez a bola embater no poste e não entrar. Seria o golo do milénio, definitivamente!

Na 2ª parte, baixámos consideravelmente o ritmo, mas mesmo assim o Seferovic falhou pela primeira vez só com o guarda-redes pela frente, atirando ao lado e não não aproveitando um óptimo passe do Filipe Augusto (Parem as rotativas! Temos notícia!). O Jiménez, que entretanto entrou, atirou um balázio cruzado ao poste já perto do final e parecia que o jogo ia ficar assim, mas se marcássemos mais dois golos ficaríamos com melhor diferença de golos do que a lagartada (ganhou 5-0 em Guimarães). E esses dois golos aconteceram pelo inevitável Jonas: primeiro, num óptimo remate com o pé esquerdo depois de uma boa abertura do Jiménez, e segundo a culminar uma boa jogada atacante com um cruzamento rasteiro do Pizzi na direita. É só simbólico em tão poucas jornadas, mas sabe bem estar na frente nem que seja pela diferença de golos. Os aspectos menos positivos do jogo foram as saídas do Salvio e André Almeida, ambos por lesão. Seria conveniente que jogassem para a semana.

Em termos individuais, destaque inevitável e merecido para o Jonas pelo seu hat-trick. O Pizzi encheu o campo e foi um quebra-cabeças para a defesa contrária. O Cervi voltou a fazer-se notar pelo seu espírito combativo e o Jardel caminha a passos largos para a forma que nos habituou. O Seferovic continua não só a molhar o bico, como a participar activamente no nosso jogo atacante e o lugar é mais do que dele nesta altura. O Bruno Varela está com a confiança a crescer a olhos vistos e tem resolvido bem os (poucos) problemas que lhe têm causado.

Antes da paragem para as selecções, teremos um teste muito complicado em Vila do Conde, cuja equipa é a par dos três grandes a única só com vitórias até agora. Por isso mesmo, convinha mesmo recuperar os lesionados (Fejsa, Salvio e André Almeida), porque vamos precisar de todos para seguirmos 100% vitoriosos. E isso é fundamental, porque pelo que se viu até agora há uma grande diferença entre os três candidatos e as outras equipas todas.

1 comentário:

BragattiSLB disse...

Bom dia,

Agradecia a divulgação do meu Blog na vossa lista de Blogs.

Últimos posts:
https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/formacao-ronaldo-camara.html
https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/rio-ave-vs-benfica-faltam-cinco-dias.html
https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/da-tweetoesfera-gloriosa-v.html
https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/basquetebol-revolucao-tranquila.html

Caso pretendam podem utilizar a opção "mudar o nome" e colocar algo como:
"#naomefo*** Benfica!!!"
ou
"#naomelixes Benfica!!!"

O vosso blog já faz parte da minha lista.

Abraço e obrigado pela atenção dispensada.