origem

sexta-feira, junho 12, 2015

Novo treinador

O Benfica confirmou oficialmente a contratação de Rui Vitória para as próximas… três épocas. A estrutura do Benfica considera que o Rui Vitória é melhor treinador do que o Jorge Jesus. Melhor dito: a estrutura do Benfica considera que o Rui Vitória está mais apto para nos levar ao tricampeonato do que o Jorge Jesus [pausa… para absorver a informação…]. Em favor da estrutura, há que dizer que eu também estava muito descrente quando o Jesus foi contratado (há links em catadupa no post anterior), mas ao segundo jogo de pré-época já se notava alguma coisa (“não deveremos embandeirar em arco, mas é impossível não ver que apresentamos uma consistência de jogo bastante razoável para esta altura da época”) e na final do Torneio de Amesterdão eu já estava praticamente convertido (“sinceramente cada vez me dá mais gozo ver-nos jogar à bola”). Peço a Eusébio que o mesmo aconteça com o Rui Vitória. Ou, se não for tão cedo, pelo menos que o seja no jogo da Supertaça.

Pelas declarações de quem os conhece e pelo que se sabe publicamente, não tenho a menor dúvida de que o Rui Vitória é uma pessoa muito mais urbana do que o Jesus, com um feitio… digamos… menos difícil e é benfiquista. Três qualidades essenciais num ser humano, mas acessórias num treinador. Porque no Benfica o essencial é ganhar títulos. Repito: o mais importante é continuar a ganhar títulos (e não “apostar na formação”…). Com o Jesus, isso era possível. Com o Rui Vitória, iremos ver.

P.S. - Eu peço desculpa, mas não consigo mudar o chip assim tão rapidamente… Isto leva o seu tempo e a bola terá de começar a rolar para eu desejar ardentemente ver sinais que me levem a engolir este enorme cepticismo. O que acontecerá com todo o gosto. Obviamente! De qualquer maneira, por princípio e para primeiro contrato, acho três anos muito tempo para um treinador. Posto isto, alguém sabe quando se começam a renovar os red pass?

* Publicado em simultâneo com a Tertúlia Benfiquista.

2 comentários:

Pedro disse...

Olá, tenho fonte certa que o benfica está a estudar a contratação do Garay, e que a mesma se encontra bem encaminhada, sendo que aguardam-se novidades até segunda feira

Carlos disse...

Olá.. Após 6 anos volto a comentar neste blog, e posso afirmar que, na altura, ao contrário da grande maior parte dos benfiquistas, estava de acordo com a contratação de Jorge Jesus. Muitos me perguntam porque estava tão certo que iria correr bem.. Simplesmente já seguia o seu trabalho há algum tempo, e notava-se que além de muito bom treinador, este tinha uma personalidade bastante forte (apesar de não gostar dele propriamente como pessoa), essencial para aguentar a pressão num clube grande. Fui eu que fiz o primeiro comentário deste post: (http://nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.pt/2009/06/actualidade-gloriosa.html).. Fico agradado que já tenhas alterado a tua opinião, e que hoje também consideres que o acaba por ser mais importante para o Benfica é o facto dele ser bom treinador e não as características dele com pessoa.. Também é natural depois da conquista destes títulos, apesar de alguns descalabros. Mas pelo menos, agora se não somos campeões, lutamos sempre até ao final pelo título. E é justamente por isso não suceder antes da vinda de JJ que não acredito que a estrutura tenha grande responsabilidade pelas conquistas destes títulos. E aqueles que dizem que esta aprendeu nestes últimos anos, assim como JJ, não acreditem muito nisso. Porque esta já era a mm há algum tempo e pouco ou nada aprendeu e não senti nenhuma evolução. É péssimo o Benfica estar tão dependente do treinador. Volto a frisar que esse é e continua a ser o principal problema do Benfica. O JJ disfarçou-o por ser muito bom. Mas um treinador assim não é fácil de encontrar. Não gosto do presidente do Sporting, é, e tem atitudes de criança e falha imenso em termos comunicacionais.. Só que o Sporting tem uma coisa que é essencial num clube.. Os jogadores sentirem-se pressionados pelos dirigentes e presidente a darem tudo o que têm em campo. É tão simples quanto isto.. Este trabalho não pode ser feito por uma só pessoa, tem que ser feito por toda a gente que está inserida no clube e com responsabilidade começando pelo presidente.. No Benfica deixam esta responsabilidade toda para o treinador e a maior parte das vezes este não tem a força necessária para saber lidar com essa pressão/responsabilidade.. Rui Vitória é bom treinador e tem qualidades humanas que JJ não tinha e não tem. E também levo isso em conta. Só que não considero que vá ter sucesso no clube, e que ficámos a perder porque JJ é melhor treinador, mas principalmente porque não considero que o Rui Vitória tenha uma estrutura psicológica tão forte como ele. Pelo contrário, no Marco Silva, já consigo ver mais isso, e com mais capacidades para treinar um grande clube, até porque já o provou. Mesmo assim tenho algumas dúvidas acerca deste, mas parece-me que ia dar certo.
Fico a aguardar o início da época por mais desenvolvimentos.
Cumprimentos!