origem

segunda-feira, maio 27, 2013

Sem desculpa

Fomos derrotados pelo V. Guimarães (1-2) na final da Taça de Portugal e cinco anos depois voltamos a acabar uma temporada sem conquistar nenhum troféu oficial. O que poderia ter sido uma época de sonho tornou-se um grande pesadelo. Se nos dois desaires anteriores, tivemos uma grande dose de azar, o que se passou neste jogo foi imperdoável. Perante uma equipa manifestamente inferior a nós, bastava que os igualássemos em vontade de ganhar para a taça ser nossa. Não o fizemos e merecidamente foi para o outro lado.

Não conseguimos pôr em prática o nosso jogo habitual, nem criar grandes situações de golo e chegámos à vantagem aos 31’ quando um defesa contrário rematou contra o Gaitán e a bola acabou dentro da baliza. Até ao intervalo, o V. Guimarães também teve uma boa oportunidade, mas o Lima deveria ter acabado com o jogo ao rematar por cima, quando estava sozinho na área perto da marca de penalty.

Se a 1ª parte não tinha sido nada de especial, a 2ª foi ainda pior. Conseguimos controlar o V. Guimarães, mas nunca nos mostrámos muito interessados em resolver a partida com um segundo golo. Aos 69’, o Jesus faz entrar o Urreta, mas manda sair o Cardozo, o que a meu ver foi um grande erro, porque o Lima também não estava a fazer nada de especial e, se alguma coisa corresse mal, depois não tínhamos o Tacuara em campo. E as coisas correram de facto muito mal! O André Almeida, que fez de longe o pior jogo da época, fez um atraso à queima para o Artur e este voltou a falhar o remate, colocando a bola num adversário, que desmarcou o Soudani (em nítido fora-de-jogo, mas isso não interessou ao fiscal-de-linha do Sr. Jorge Sousa assinalar) para a igualdade. Isto aconteceu aos 79’ e apenas dois minutos depois deu-se o golpe de teatro total, com o 1-2 pelo Ricardo num remate fora da área que ressalta no Luisão e engana o Artur. Absolutamente inacreditável! Até final, não conseguimos criar uma única situação de perigo.

Em termos individuais, grande jogo do Matic e do Gaitán. O Enzo não esteve mal a espaços e todos os outros foram sofríveis. Pela negativa, o André Almeida (eu aceito a colocação dele a titular, mas perante o que não mostrou deveria ter saído ao intervalo) que nos fez jogar com 10 durante 90’, do Salvio (precisa desesperadamente de férias) e, principalmente do Artur. Depois dos jogos contra o CRAC na Luz, Estoril e hoje, acho que não podemos continuar a ter um guarda-redes que falha clamorosamente nos momentos decisivos. O Jesus esteve péssimo nas substituições, porque depois de tirar o Cardozo, tirou o Gaitán, que estava a ser dos melhores, já depois de estar 1-2.

Uma cidade, uma equipa e uns adeptos (14.000 cativos vendidos para a época) como os do V. Guimarães já mereciam um título relevante. Foi pena é ter sido contra nós, mas jogaram limpo, o discurso foi bom e gosto da postura do Rui Vitória. E foi tanto demérito nosso que não podemos reclamar de nada (sim, nem do golo mal validado).

Quanto a nós, teremos de fazer uma reflexão profunda acerca desta parte final da época. O que se passou não foi admissível. Depois de todo o apoio que tiveram a seguir às derrotas no estádio do CRAC e em Amesterdão, é inconcebível que os jogadores do Benfica não tenham deixado a pele em campo para oferecer esta alegria aos adeptos. Sim, Matic, éramos nós que merecíamos um título este ano. Pelo que (não) jogaram hoje (tu foste uma honrosa excepção), os jogadores do Benfica pareciam não estar muito interessados nisso. Inaceitável.

P.S. - Quanto ao empurrão do Cardozo ao Jesus no final de jogo, é óbvio que ele não pode fazer aquilo, mas foi a quente e estava de cabeça perdida. A frustração que sentia era igual à nossa e, por isso, acho que tem atenuantes. Prefiro jogadores assim, que sentem a camisola e de vez em quando explodem, do que outros para os quais ganhar ou perder é igual.

2 comentários:

Secret Lie disse...

Cardozo fez o que muitos de nós fizemos na bancada... se naquela altura fosse um de nós a ter acesso ao treinador faria o mesmo ou até bem pior!
Claro que não o deveria ter feito mas demonstrou sentir o clube como nós .
Para mim JJ acabou o seu tempo na Luz , mas, ao que parece vai renovar esta semana ainda o contrato.
Não posso criticar pois , como sócio também tenho de pensar que com algumas contratações já feitas com o aval de JJ caso venha outro treinador com outras ideias e outros jogadores preferidos, o Benfica volta a tempos que nos colocaram até fora da Europa .

No entanto é imprescindível contratar 2 bons laterais, um para cada ala e, caso Garay saia um bom central. A continuar com estas adaptações não vamos a lado nenhum!

Leão Eça Cana disse...

por falar em jogadores que sentem a camisola?

o Benfica foi campeão de júniores e, pela falta de publicitação do feito - oficial e oficiosa - até parece que isso é uma vergonha para o clube
Imagino como se devem sentir os miúdos que, pela lógica e pela história, deveriam ser os nossos esteios do futuro. Pergunta: achas que o futuro de um Benfica melhor está a ser devidamente cimentado?

(ao contrário, na Sériva, como antes na Argentina, os jovens devem cada vez mais do Benfica...dizes-me que não, já sei, mas isto tem muito a ver, não é só azar)

Falas-me no Bayern, achas, sinceramente, que é tudo igual?

um abraço (o mesmo que deixei ao Gonçalo ;)