origem

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Expectável

Empatámos na Choupana frente ao Nacional (2-2) e só não nos atrasámos em relação ao CRAC, porque houve o milagre de o Olhanense ir empatar em casa deles. Assim sendo, ficou tudo igual na frente do campeonato.

Ao sabermos que íamos defrontar o nosso adversário mais temível e que decidiu o campeonato no ano passado (basta ver o vídeo abaixo), é totalmente incompreensível o modo como (não) entrámos na partida. O Nacional adiantou-se aos 6’, num lance em que quase toda a defesa ficou a dormir a pedir fora-de-jogo, mas já tinha tido duas boas oportunidades até então. Reagimos bem e o Luisinho fez a única coisa de jeito no jogo todo ao centrar para um autogolo do Mexer aos 15’. Logo a seguir, a nossa sorte habitual fez com que a bola batesse no poste duas vezes seguidas no mesmo lance: pelo Lima e por um defesa adversário. O Rodrigo rematou com perigo para uma boa defesa do Gottardi na sua única boa acção da partida. Aos 37’, um livre a nosso favor foi superiormente apontado pelo Urreta. Um golaço e o mais difícil estava feito.

Na 2ª parte, o Jesus tirou o infrutífero Rodrigo e colocou o Gaitán a 10. Melhorámos bastante e tivemos o nosso melhor período nos primeiros 10’. Uma excelente abertura do Gaitán isolou o Urreta, que falhou a assistência para o Lima acabar com a partida. O Enzo Pérez também rematou mal, quando estava em boa posição. Contra tudo o que se adivinhava, o Nacional restabeleceu o empate aos 53’ num remate do Mateus para o Artur dar um monumental frango. Acusámos muito este golo e só nos últimos 20’ voltámos a reagir. Tivemos boas oportunidades pelo Cardozo (duas boas defesas do Gottardi), Luisão, Lima (grande remate de fora da área!) e Salvio (outra boa defesa do guarda-redes). Até que aos 88’ surgir finalmente o Sr. Pedro Proença em todo o seu esplendor: expulsão directa do Cardozo e segundo amarelo ao jogador do Nacional, porque este não deu a bola ao paraguaio para ele marcar um canto e o nosso jogador deu-lhe um ligeiro pontapé nas pernas para ele largar a bola. O que teria feito um árbitro decente e que não quisesse deliberadamente prejudicar uma das equipas? Chamaria os jogadores à parte e teria uma conversa com eles. Como se vê muito em Inglaterra. Por um lance daqueles, não havia necessidade de estragar o jogo com duas expulsões. A não ser que esse fosse o seu objectivo. O Kardec ainda tem um cabeceamento que saiu muito fraco e aos 95’ nova expulsão de um jogador nosso, que confirmou ao que vinha o Sr. Pedro Proença: Matic, vítima de uma simulação de um adversário, que se atirou contra ele para fingir uma cotovelada. O Sr. Pedro Proença lá entregou a encomenda para os próximos jogos, privando-nos de dois elementos muito importantes.

Em termos individuais, natural destaque para o Urreta e não só pelo golão que marcou, e pouco mais. A defesa esteve muito insegura e nem o Garay se safou. O Salvio terá feito o pior jogo desde o regresso. O Matic e Enzo Pérez também não estiveram ao se nível habitual. O Lima teve pouco jogo que lhe chegasse em condições. O Gaitán entrou muito bem na 2ª parte e, a par do Urreta, terá sido o nosso melhor jogador.

Deveríamos ter entrado muito melhor em jogo? Sim. Deveríamos ter mantido o sangue frio depois do 2-2 e ter criado oportunidades mais cedo? Sim. Mas, como diz o povo, “o que nasce torto nunca se endireita” e este jogo começou mal logo pela nomeação do Sr. Pedro Proença. Depois, o Ola John não foi convocado (resquícios da ida à selecção), jogámos com o Luisinho em vez do Melgarejo, e o Aimar e o Carlos Martins continuam de baixa, pelo que a terceira substituição só foi feita aos 91’. Finalmente, o Artur deu um frango monumental que nos custou mais dois pontos (é o segundo depois do frente ao CRAC). Enfim, salvou-se o empate do Olhanense e agora é olhar para a Liga Europa.

P.S. – Só há uma coisa boa que pode resultar de mais esta exibição maravilhosa do Sr. Pedro Proença, com duas expulsões para memória futura, claramente condicionando-nos para os próximos jogos: depois disto será intolerável que seja nomeado para o jogo em casa do CRAC na penúltima jornada. Ah, e se fosse ele, talvez fosse boa ideia não andar em centros comerciais nos próximos tempos…

1 comentário:

bino disse...

Já estão a pedir um castigo exemplar para o Cardoso então vamos intruduzir comentarios deste genero, o castigo exemplar deveria ser igual ao que o James dos corruptos levou depois daquele agreção ao jogador do Leiria á dois anos. VAMOS ENCHER A BLOGOSFERA COM ESTE TIPO DE COMENTÁRIOS.