origem

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

MISERÁVEL e VERGONHOSO

Este era o título do post que eu tinha preparado para o Nuremberga-Benfica até aos 89’. Daí até final conseguimos marcar dois golos e empatar o jogo (2-2), mas apesar assim nos termos qualificado para os oitavos-de-final da Taça Uefa, acho que não tenho razões para mudar de título. Fizemos uma exibição LAMENTÁVEL, das piores de sempre na nossa história europeia, e só nos qualificámos por causa de um simples factor: SORTE. Nada mais que isso! E eu não ADMITO que o Glorioso Sport Lisboa e Benfica tenha que ter sorte para eliminar o antepenúltimo classificado do campeonato alemão! Pior: que a táctica do Benfica seja confiar na sorte para passar a eliminatória.

Tudo começou mal logo no jogo em Lisboa, em que deveríamos ter tentado marcar mais golos. E na partida de hoje só jogámos alguma coisa durante os primeiros 10’! É INACREDITÁVEL que, estando na cara que um golo nosso acabaria de vez com a eliminatória tal a pouca valia dos alemães, tenhamos tentado manter o 0-0 durante o jogo. Era previsível que sofrêssemos um golo, como acabou por acontecer, já na 2ª parte. E depois, com um certo Luís Filipe em campo, a desgraça espreita sempre a cada lance. Espero que depois da magnífica assistência para o 0-2 NUNCA mais vista a camisola do Benfica. É INCOMPREENSÍVEL como é que dispensamos um João Pereira, que para além de ser mais novo foi formado no clube, para ir buscar um tipo destes. E se o Nélson está bom para estar no banco, não está bom para alinhar de início?!

Estou demasiado chateado para me alongar muito, mas o que aconteceu hoje tem um culpado: o Camacho. Sempre fui defensor dele, mas as suas opções são INJUSTIFICÁVEIS. Colocar o Edcarlos de início e, principalmente, preterir o Cardozo em favor do Makukula, é algo que não lembraria nem ao Luís Campos. O Cardozo, que resolveu a eliminatória na Ucrânia, foi para o banco! Viu-se bem a diferença quando ele entrou, já que o Makukula foi uma nulidade. E depois, tanto tempo para entrar o Di María (81'), quando já estava 0-2 (foi aos 66'!), mantendo dois defesas-esquerdos em campo (Léo e Sepsi, que entrou para o lugar do Maxi Pereira aos 70', ficando o Luís Filipe em campo!). Atenção que o Sepsi não me parece mau jogador, mas tendo dois extremos-esquerdos no banco (Di María e Adu), não se percebeu (mais) esta opção.

Depois de nos salvarmos de um cataclismo só igualável ao Halmstads em 2000/01 (seria um ESCÂNDALO se fôssemos eliminados por este Nuremberga), temos agora pela frente o Getafe. E, se continuarmos a jogar desta maneira, temo sinceramente uma reedição de Vigo.

Benfica, quo vadis?

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo S.L.B. A diferença é que eu nunca quis n/ gostei do Camacho; foi importante na primeira vez que cá esteve, apenas porque não aceitava algumas coisas - parece-me que agora as aceita!
De qq maneira, parece que eles não treinam em função dos jogadores que existem, mas sim em função do "idealismo" do treinador.
A equipa não sabe reagir à pressão, não tem alternativas ou ideias que não sejam lançar a bola pelo ar para as torres!

Rui disse...

O que eu sofri!!!! Aliás este Benfica só me faz sofrer!!! A mim e quantos mais!!! Excelente Blog!! Continua!!

E viva um Benfica... Que já nem conheço! É pena!!

Anónimo disse...

Só não concordo com o que disse do Makukula...eu se jogasse a avançado como ele jogou hoje, sem apoio nenhum...ter que se bater no meio de 2 e 3 adversários ...sem ter a quem passar bolas...então na 2ª parte foi claro...eu acho que mandava o Camacho pró...(acho que entenderam)

Se a táctica era queimar o rapaz, acho que conseguiu..brilhante Camacho...o Cardozo na 1ª oportunidade de baliza quase escancarada manda um chuto que devia ter ido á baliza e não pra fora...e o trabalho do makukula no 1º golo...no meio de novo de 3 defesas...é decisivo ...o Cardozo a jogar sozinho como o makukula era a mesma nulidade...a culpa não é do jogador...é mais do treinador que joga para um 0-0

Pulha Garcia disse...

Concordo com tudo SLB,

Com o Assis, o Maxi Pereira, o Makukula, o Edcarlos e sobretudo com o Luis Filipe so' por acaso nao fomos eliminados.

Espero que estes jogadores sejam corridos do 11 e logo a seguir do clube.

So' mais uma coisa, o Rui Costa, tao adorado por tantos, nao jogou (como normalmente acontece em jogos grandes onde e' preciso fazer pressing) nada de nada.

Espero que a equipa e o treinador crescam depois do dia de ontem...

S.L.B. disse...

Anónimo (02:27): o Cardozo também jogou sozinho na Ucrânia e viu-se a diferença.

Pulha Garcia: desculpa lá, mas se estás à espera que o Rui Costa faça pressing com 35 anos, não sei o que te diga... Ele tem sido de LONGE o melhor jogador do Benfica este ano. Ontem não jogou tão bem, é verdade, mas até ele tem direito a jogos maus, não? Agora, pô-lo em causa só por causa deste jogo... E não é verdade que ele não jogue bem em partidas importantes. Enfim...

Anónimo disse...

joao pereira? lol. se ele voltar, depressa vais desejar que saia...

Anónimo disse...

O Benfica vai para onde os verdadeiros benfiquistas consentem que os trambiqueiros o levem.

"Imune"

Anónimo disse...

O Makukula também jogou sozinho na 1ª mão caro SLB...Cardozo foi uma nulidade ao seu lado:)e se a eliminatória foi passada...a ele também se deve...querem falar mal de jogadores...falem dos que lá estão desde o principio da época...agora o makukula...por acaso tem os mesmos golos do Cardozo no campeonato...tendo jogado numa equipa como o Marítimo
Se se lembrar...o Cardozo só jogou bem em Donetsk e um dos golos foi dado...fazer dele muito superior ao Makukula é que não acho correcto.
Cardozo joga bem com outro jogador móvel ao lado...tal como o Makukula, quer branquear o trabalho de sacrifício de ontem...ok, mas que a equipa não foi montada no sentido de ganhar o jogo isso não foi e o makukula, infelizmente para ele foi o escolhido para ser "queimado"...nem sei porque é que afinal se jogou com um ponta de lança...mais valia não ter jogado com nenhum.

Anónimo disse...

Digam-me só o que pensam sobre isto: acham que aquele jogo do meio campo de pontapé para o ar...a partir dos 20 minutos...é algum jogo de jeito para um avançado...sim, porque se virmos bem, os golos como é que foram? E as jogadas anteriores...sem fio de jogo...acham que aquilo é alguma coisa...aquilo é uma anedota de jogo de equipa...O cardozo sozinho de inicio não tenho dúvidas que era igual...porque não tem grande jogo de cabeça para apanhar aqueles pontapes disparatados, aquela tentativa de passar a bola da defesa pro ataque sem passar pelo meio campo. Culpem sim, o Camacho que na 2ª parte deve ter reafirmado aos seus jogadores que os "coxos" não eram capazes de marcar 2 golos...enfim:s

Jota disse...

Para que esta equipa, com o esqueleto actual, possa fazer mais do que chutar a bola para a frente, Rui Costa tem de ser recuado para a linha do meio-campo, e lançar os ataques daí.

Cardozo e Sepsi têm influência na melhoria da exibição, mas só com Rui Costa atrás é que se jogou alguma coisa semelhante a futebol.

De resto, foi apenas mais um jogo de sofrimento. E esta época, têm havido tantos...

Abraço

O Anti Lampião disse...

LOL

"Os benfiquistas sabem que iniciámos um novo ciclo em Dezembro e esse ciclo é para continuar." "Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera"
by Orelhas

Pulha Garcia disse...

SLB,

Tenho uma opiniao radicalmente diferente, quanto ao Rui Costa.

O Rui Costa tem sido um jogador util mas nunca deveria ter voltado ao clube (alias a prova mais cabal e' que em 2 anos de clube nao ganhou absolutamente nada; nao que tenha sido totalmente sua culpa (por exemplo o presidente e a sua incompetencia foram muito mais responsaveis) mas nao acho que o Rui Costa tenha particularmente acrescentado nada de excepcional que faca a diferenca entre ganhar ou nao o campeonato (em particular se analisarmos os jogos realmente dificeis, onde o nosso meio-campo deveria ter ganho partidas e afinal perdeu ou empatou).

Se o Benfica fosse gerido por gente que percebe de bola e que prepara uma equipa para o futuro o Rui Costa nunca voltaria. O futebol moderno exige que o meio campo seja fisico, possante, rapido, combativo. Com Rui Costa estamos permanentemente a jogar devagar, com primeiras partes a 0 'a hora.

E quanto ao facto do Rui Costa supostamente ser o melhor jogador do plantel, isso diz muito da mediocridade que grassa na Luz, sobretudo desde que achamos por bem vender o Simao, nao manter o Miccoli. Alem disso nem sequer confirmo que o Rui Costa seja o melhor jogador do plantel...

O meu benfica anda o pior que se tem visto desde que acabamos em 6.o para o campeonato. E a populaca a puxar pelo Rui Costa fazer mais um ano, demonstra bem a falta de rumo. E o mais incrivel e' que, apesar da nossa concorrencia ter Lucho, Moutinho, o presidente e' suficientemente burro e incompetente para fazer a vontade 'a malta. Depois nao achem estranho mais um ano sem o maior clube do mundo ganhar nada e as bancadas do maior estadio do Pais vazias.