origem

segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Descalabro

Empatámos em Faro (0-0) e, completada apenas a 3ª jornada da 2ª volta, estamos a 15 pontos da lagartada (2-0 ao Portimonense) no 1º lugar e já a quatro do 2º, o Braga (4-2 em casa ao Tondela), que poderão ser cinco se o CRAC vencer no Marítimo hoje à noite. Ou seja, nem nos nossos piores pesadelos acharíamos isto possível, ainda por cima, numa temporada em que foi feito o investimento que foi.
 
Com o Weigl castigado, o Gabriel alinhou a seis, com o Taarabt à sua frente, e o Seferovic a fazer companhia ao Darwin. Nem entrámos mal na partida, com o Rafa a imprimir velocidade à direita, mas o Everton na esquerda a manter sempre a sua tendência de vir para o meio, o que naturalmente afunila imenso o nosso futebol. O Farense não se limitou a defender e também colocou o Helton Leite à prova. Fomos criando uma boa mão cheia de oportunidades, mas só num remate do Everton é que o Defendi se teve de aplicar. E aqui residiu o nosso maior mal: em 15 remates à baliza, dois foram enquadrados! Repito: DOIS em quinze! Treze por cento, com o Darwin em particular destaque pela negativa neste aspecto. Em cima do intervalo, 15 cm de fora-de-jogo impediram o Farense de se colocar em vantagem.
 
Temia o pior na 2ª parte, dado que tem sido tendência desta época baixarmos consideravelmente o nível neste período e, ainda por cima, vínhamos de jornada europeia. No entanto, embora a exibição não tenha sido tão má como isso, continuámos sem acertar na baliza. O Rafa lá falhou a sua bolita completamente isolado e só com o guarda-redes pela frente, o Seferovic atirou por cima em boa posição, tal como tinha feito, ao lado, na 1ª parte e o entretanto entrado Pizzi atirou ao poste, quando estava completamente solto já dentro da área. E o jogo lá acabou sem que nós tenhamos conseguido marcar um singelo golo a uma equipa que até esta jornada os tinha sofrido em todos os jogos! No final, o Jesus veio lamentar-se do facto de nos faltar um jogador que meta a bola dentro da baliza. Se nós ao menos tivéssemos no plantel... sei lá... alguém que tivesse sido, por exemplo, o melhor marcador da temporada passada... Se calhar, teria ajudado...!
 
Em termos individuais, os centrais (Otamendi e Vertonghen) foram dos menos maus, o Nuno Tavares fez uma 1ª parte razoável em termos ofensivos, mas decresceu imenso na 2ª, o Diogo Gonçalves veio agitar um pouco as águas quando entrou, ao contrário do Pizzi, cuja dinâmica tem sido nula desde que venha do banco. O meio-campo com Gabriel e Taarabt é o empecilho do costume (rodriguinhos, voltinhas, pisar a bola, travar o jogo) e leva-me ao desespero.
 
Há 70 anos(!) que não estávamos a esta distância da lagartada. Repito: s-e-t-e-n-t-a anos! E o pior é que esta tendência de incapacidade futebolística da nossa parte não é só desta temporada. Vem da altura do pentafalhado, só disfarçada com o milagre do Lage na 2ª volta de 2018/19. Vamos terminar esta temporada com um campeonato ganho em quatro anos, na melhor das hipóteses, uma Taça de Portugal (e tê-la-emos de ganhar), zero Taças da Liga e duas Supertaças. Estamos conversados quanto à “parte desportiva” do projecto. O Rui Vitória falhou, o Bruno Lage falhou e o Jorge Jesus está a falhar. Claramente a culpa não é do treinador. Fica já aqui escrito para memória futura: será absolutamente inconcebível que o presidente do Benfica, depois da total reversão da política desportiva este ano unicamente para garantir a sua reeleição, deixe cair o Jorge Jesus sem apresentar imediatamente a sua demissão e convocar eleições antecipadas. Para o bem e para o mal, por sua própria escolha, o futuro do Luís Filipe Vieira está intrinsecamente ligado ao de Jorge Jesus. E acrescento mais: se, no mínimo, não ganharmos a Taça de Portugal e ficarmos em 2º lugar, espero que o presidente tenha a hombridade de tomar a única atitude decente possível.

5 comentários:

Anónimo disse...

sem menosprezar a situação horrivel, há que convir que há menos de 30 anos a vitoria valia 2 pontos, portanto essa estatistica tem menos valor..

JPeds65 disse...

Exactamnte...

Desde o FalhadoPenta que se faz erros atrás de erros ... e mesmo assim ganham-se umas eleições????!!!! Muito me desiludiram o resultado das eleições!!!! Já se estava á espera que os erros continuassem.... pois os erros na planificação do plantel não foram corrigidos nas ultimas janelas de transferencias...

Mais ainda... ainda ninguém veio tentar explicar aos sócios o descalabro da época passada... e esta pelo mesmo caminho vai....

Só o descalabro da época passada devia de ter sido suficiente para mandarem embora esta direção..... mas como os sócios acreditam em historias da carochinha!!!!!

Estão muitas coisas mal feitas:
- os apoios a FPF???!!!!
- o apoio deste CA!!!!
- o insustentável ruído da nossa inexistente comunicação...
- a falta de criticas e/ou processos a esta trampa de comunicação social
- as modalidades na generalidade
- o plantel...

Mau de mais... mas o que se faz? escreve-se na Internet!!!!

never disse...

Era preciso para isso que existisse alguém com decência naquela direcção.

Obenficadosheu disse...

Concordo com tudo. Resta-nos ir ao buzinão!!! E trabalhar para a destituição. Ter Tarabt, Tavares e Gabriel com a camisola do Benfica só me dá asco. Saudações

joão carlos disse...

Mas uma equipa que a maior parte das vezes que chega à área do adversário, por vezes até à linha de fundo, e depois volta para trás por vezes até ao nosso meio campo também não se pode esperar mais isto para não falar que é um festival de más decisões quer na definição das jogadas ou nos remates isto para não falar na quantidade insana de passes falhados.
Pois quem decidiu que se devia de emprestar o único ponta de lança que sabia finalizar preferindo ficar com um cepo que é sempre o melhor central dos adversários e com um miúdo, por isso sempre muito incerto principalmente nestes aspectos da finalização, tem de assumir as suas responsabilidades e sobretudo tirar dai as devidas consequências porque foi um acto criminoso, mas também se estamos à espera de hombridade o melhor é esperarmos sentado que se não tiveram até agora também não a vão ter.
Para além de sermos uma completa nulidade na finalização somos uma completa nulidade nas bolas paradas ofensivas não existe uma que seja, sejam livres indirectos sejam cantos, que sequer consigamos criar perigo quanto mais oportunidade, quando as bolas paradas são a coisas mais rápida de trabalhar, vamos ver é se um dia não vamos descobrir, como no tempo do rei artur, que nem sequer se treina.