origem

domingo, agosto 19, 2012

Invenções mantêm tradição

Empatámos em casa frente ao Braga e pelo 8º, eu repito, oitavo ano(!) consecutivo não entramos no campeonato a ganhar.

Depois de uma 1ª parte equilibrada, mas em que o ascendente foi do Braga, colocámo-nos em vantagem aos 49’ com um golo do Salvio depois de uma boa jogada entre o Bruno César e o Rodrigo. No entanto, o Braga (a propósito, esta cor do equipamento alternativo deles ainda ajuda mais a detestá-los) deu a volta ao marcador em menos de 10’ através de dois erros do Melgarejo (autogolo e mau alívio). Conseguimos ainda igualar com um penalty (indiscutível, por mão na bola) do Cardozo a 16’ do fim. Mas apesar de ter havido um segundo amarelo no penalty não se notou nada a nossa superioridade numérica no tempo restante e mantivemos esta triste tradição de quase uma década…

A evidente má exibição do Benfica levanta-me as seguintes dúvidas sobre o espírito inventivo do nosso treinador:

1) O Rodrigo e o Salvio fizeram a sua estreia absoluta na equipa esta época e foram ambos titulares. Estranho, mas correu bem, porque foram os nossos dois melhores jogadores;

2) O Bruno César andou a jogar a pré-época toda a nº 10 e no início do campeonato joga a extremo? Foi dos nossos piores jogadores, só se salvando a participação no lance do golo;

3) A perder, o Jesus não só tira os dois melhores jogadores, como coloca um médio ofensivo em vez de um avançado. Resultado? Nunca mais chegámos à área contrária com perigo;

4) O melhor marcador da pré-temporada (e dos poucos jogadores do plantel que sabe rematar fora da área) ficou no banco os 90’;

5) Eu gosto do Melgarejo, e até já aqui escrevi que pode dar um bom defesa-esquerdo, mas hoje ficou evidente que precisamos de um “plano B” que possa tornar-se “plano A”, ou seja, PRECISAMOS DE IR AO MERCADO BUSCAR UM LATERAL-ESQUERDO! Mas espero que não se crucifique o homem por causa destes dois erros, até porque ele pode ser útil a extremo;

6) Os três substitutos (Nolito, Enzo Pérez e Aimar) não trouxeram nada ao nosso jogo, antes pelo contrário. O espanhol terá feito das piores exibições com a camisola do Benfica, a diferença do Enzo Pérez para o Salvio é abissal e não se podia pedir mais ao Aimar que não jogava desde 14 de Julho! (Já disse que o Carlos Martins ficou o tempo todo no banco?);

7) Termino com uma nota positiva: o Salvio demonstrou que pode ser uma das maiores pechinchas da nossa história. Como diz o Scolari, “o ruim é que é caro” e o argentino pode juntar-se ao Simão e ao Cardozo como três dos jogadores mais baratos do Benfica.

Enfim, foi mais do mesmo na 1ª jornada: oito anos, quatro deles da responsabilidade do actual treinador. Como tenho comentado com amigos benfiquistas, acho que esta época vai ser sempre positiva: ou somos campeões e isso é fantástico, ou vamos finalmente ver-nos livres das teimosias que nos custam títulos. O segundo caso teve belos exemplos neste jogo…

P.S. – O Sr. Soares Dias teve uma arbitragem com alguns erros, mas não acho que não tenhamos ganho por causa dele. O lance do Alan é para segundo amarelo (se fosse o Maxi ou um adversário do CRAC não escaparia), mas também errou ao mostrar o segundo amarelo no penalty, quando não tinha sido o Douglão, mas sim o Custódio a fazê-lo. O golo é mal anulado, porque o Cardozo não toca no Beto (a propósito, once a pig, always a pig, a simulação de agressão é NOJENTA!), mas naquele caso 90% dos árbitros marcaria falta por ser na pequena-área.

5 comentários:

oPeixEdo3º disse...

Levámos um banho de bola do meio-campo do Braga.

EM TODA A BLOGOSFERA NÃO HOUVE UMA ÚNICA PESSOA QUE ACERTASSE NO ONZE DO BENFICA.

De todos os palpites 98% acertaram em Artur, Maxi, Luisão, Garay, Melgarejo, Javi, estes são seis porque é que ninguém se lembrou dos outros cinco?

Porque somos treinados pelo MESTRE DA TÁCTICA, vai para PQTP Sr. 333.333 euros! Desaparece já metes nojo.

Jogar grande parte do jogo em 4-2-4, quando se vê a perder tira logo o Rodrigo, foi para equilibrar a equipa?

O Benfica não precisa de um "Mestre da Táctica", com o plantel que temos, só precisamos de alguém com bom senso.

bino disse...

Sabe porque é que continua a malapata!!!Porque o burro do treinador continua com os mesmos erros da época passada a tática do 4-4-2, jogadores que não tinham feito um jogo de pré época são titulares outros que fizeram uma excelente pré época vão para o banco que moral. E muito mais que nos vai acontecer por causa dele que só me apetece chamar-lhe nomes. Vamos todos chamar-lhe BURRO com letras grandes!!!!!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu acho isto tudo muito grave, mas

Capote disse...

NOVO BLOG BENFIQUISTA

http://slbnavoz.blogspot.com

Passe por la, comente e leia. Esta linkado.

Pedro disse...

1- Podiam ser o Messi ou o Ronaldo que para mim quem chega tem que mostrar que é melhor dos que já cá estão. Não gosto, nunca gostei, que um jogador chegue e jogue logo. E que jeito tinham dado a entrar na segunda parte.

2- Bem observado. Faz a pré época a 10, mal, e na estreia a sério vai para a ala esquerda. Quando temos Gaitan, Nolito e Ola John...fantástico JJ.

3- Mais uma vez JJ mexe mal na equipa. O médio ofensivo faz sentido para teres mais bola, para ganhares o meio campo o problema é que essa táctica devia ter sido a inicial e, caso necessário, alterar para o 442. JJ fez ao contrário e ao mexer ainda complicou mais. Não adiante teres avançados se a bola não chega lá.

4- Estava com moral a mais e JJ não gosta disso. Podia destabilizar o balneário...

5- Um clube q quer vencer não pode estar a fazer figas para que Melgarejo dê um bom lateral. Não pode. Ainda para mais quando a teimosia é para alimentar o ego inchado de um bluff como treinador.

6- Aimar esteve lesionado a pré época toda logicamente que não teria condições para fazer milagres frente a uma equipa como o Braga; Enzo é um belíssimo jogadormas não é explosivo, não é um jogador de repentismos para abrir as defesas como era o estilo de jogo do SLB naquele momento; Nolito entrou mal, já o vimos fazer muito melhor mas acredito q é dificil ter moral com as decisões de JJ.

7- Sálvio é bom e serve na perfeição para o nosso campeonato. Pode ser peça fundamental para a nossa equipa mas com JJ poucas esperanças tenho em algo positivo.