origem

segunda-feira, maio 14, 2012

Quadro de honra

Vencemos em Setúbal por 3-1 e conseguimos um dos grandes objectivos para este jogo: permitir que o Cardozo se sagrasse o melhor marcador do campeonato. Foi uma exibição agradável da nossa parte, em que começámos a perder, mas conseguimos dar a volta ao jogo e ainda ajudar o paraguaio.
Um fim-de-semana complicado só me permitiu escrever agora sobre o jogo. Com a permanência já assegurada, o V. Setúbal entrou descomplexado e, depois de um falhanço inacreditável do Rodrigo de baliza completamente aberta, chegou à vantagem aos 12’. Ao contrário do que sucedeu na semana passada, o Benfica não jogava só para o Cardozo e portanto fomos criando oportunidades para igualar. Principalmente pelo Tacuara, claro está, mas com o guarda-redes adversário, Diego, a fazer uma punhado de boas defesas que pararam muitos dos mais de 10(!) remates do nº 7. Para além da já habitual bola no poste, que aparece sempre nestes casos. Mesmo assim, chegámos ao empate com uma assistência do Cardozo de calcanhar para o Bruno César marcar aos 34’.

Na 2ª parte, foi a vez do V. Setúbal atirar ao poste, mas a partir daí o jogo foi todo nosso. Colocámo-nos em vantagem aos 62’, novamente pelo Chuta-Chuta e tivemos mais uma série de oportunidades para dilatar o marcador. O Cardozo tentava de todas as formas e feitios, mas parecia que a bola não queria entrar. Eu ia ficando cada vez mais nervoso, porque com a incrível decisão da Liga de não marcar o lagartos-Braga para a mesma hora, se o Cardozo não marcasse, bastaria ao Lima não entrar em campo para ganhar vantagem no confronto directo entre os dois, já que ficaria com menos minutos em campo para o mesmo número de golos! Felizmente, isso não aconteceu e aos 90’ lá conseguiu o Tacuara enfiar a chixa lá para dentro! É a nossa sina com esta história dos melhores marcadores, é sempre à última: foi com o Rui Águas também no último minuto da época 1990/91, foi com o Cardozo a 15’ do fim de há dois anos, nunca temos sossego nestas situações. Até já perdemos um troféu pelo Simão que acabou a época com os mesmos golos do Fary. Desta feita, e apesar da oferta que o Sr. Marco Ferreira fez ao Lima, assinalando um penalty inacreditável a favor do Braga perto do fim, conseguimos ter novamente um jogador nosso como melhor marcador.

Em termos individuais, o destaque vai naturalmente para o Cardozo, que se junta a um quadro de honra respeitável (Eusébio, José Águas, Julinho e Artur Jorge) tornando-se o 5º jogador do Benfica a ganhar o troféu por mais do que uma vez. Também gostei do Bruno César que termina a temporada com a veia goleadora em alta. O resto da equipa esteve em plano aceitável, pelo menos, esforçaram-se, mesmo que alguns elementos precisem das férias, porque a sua forma actual deixa muito a desejar (o melhor exemplo será o Rodrigo).

Terminamos o campeonato mais mal perdido da nossa história com uma vitória e um prémio individual importante. O balanço final da época, necessariamente negativo, far-se-á nos próximos dias.

P.S. – Este é um dos lemas da minha vida.

Sem comentários: