origem

quarta-feira, outubro 29, 2025

85 710 votantes!

As eleições para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica no passado sábado oram absolutamente históricas! Oitenta e cinco mil setecentos e dez sócios(!) exerceram o seu direito de voto, estilhaçando completamente o recorde mundial de votação num clube desportivo, que pertencia ao Barcelona com 58 000...! Superámo-lo por 47% e mais do que duplicámos o nosso anterior máximo de 40 085 votantes nas últimas eleições.

O Rui Costa foi o grande vencedor da 1ª volta, com 42,13% (32 898 voltantes), contra os 30,26% (27 109 votantes) do Noronha Lopes, que irá disputar a 2ª volta com ele. Muito mais longe, tal como se esperava ficaram o Luís Filipe Vieira, com 13,86% (11 816 votantes), o João Diogo Manteigas, com 11,48% (12 259 votantes), e principalmente o Martim Mayer, com 2,10% (1 480 votantes) e o Cristóvão Carvalho, com 0,18% (148 votantes).

Com uma tão grande participação, esperar-se-ia que houvesse um grande desejo de mudança, mas isso não aconteceu, pelo menos para já. A maioria dos benfiquistas está aparentemente satisfeita com o rumo que o clube tem levado nos últimos anos. É-me difícil entender isso, mas é a democracia a funcionar. Veremos o que nos reserva a 2ª volta no dia 8 de Novembro. O caminho é bastante complicado para o Noronha Lopes, mas uma coisa é certa: quem for o presidente depois de uma eleições destas tem enorme legitimidade e acabaram-se as desculpas para não colocar o Benfica no caminho certo.

2 comentários:

Anónimo disse...

A leitura que faz da votação, de que os benfiquistas estão satisfeitos com o rumo do clube, é enviesada.
Não estão satisfeitos.
Se estivessem satisfeitos, o actual presidente teria ganho na 1ª volta, confortavelmente.
Aliás, se os benfiquistas estivessem satisfeitos, não se apresentariam 5 novos candidatos ao cargo.
Pelos vistos, para certas pessoas, o importante melhor para o Benfica era mudar de presidente, independentemente de quem fosse o novo.
Há uma canção tradicional portuguesa que tinha como refrão o seguinte: "para melhor está bem está bem, para pior já basta assim".

Eu já tenho idade para me recordar de episódios antigos, onde o desejo de mudar, se sobrepôs a tudo, e num "golpe de estado" os benfiquistas deitaram abaixo o presidente Jorge de Brito. Uma pessoa séria, honesta, grande benfiquista.
O que veio a seguir todos devem conhecer, um oportunista e vigarista chamado Vale e Azevedo.

Pegue nos 5 adjetivos que usei para o Jorge de Brito e para o Vale e Azevedo e para cada um deles, veja a quem melhor se aplicam. Se ao Rui Costa ou se ao Noronha Lopes.

Anónimo disse...

Na verdade o número se votantes excedeu os 86 mil, porque houve votos nulos e quem votasse em branco. Não contam para a contabilidade dos candidatos mas contam como sócios que depositaram o seu voto nas urnas. E têm de ser contabilizados como votantes.