origem

domingo, outubro 07, 2012

Suficiente

Vencemos o Beira-Mar por 2-1 e mantivemo-nos na frente do campeonato, perdendo só na diferença de golos para o CRAC. Depois de vermos a 8ª Arte na 3ª feira passada, voltámos ao futebol comezinho cá do burgo. A justiça da nossa vitória é inquestionável, mas escusava era de ter sido pela margem mínima.

Não entrámos mal na partida e tivemos duas oportunidades logo de entrada, mas o Artur resolveu evocar o espírito do Roberto e deu um frango monumental, falhanço a intercepção da bola, num livre aos 4’. Apesar de não efectuarmos as transições com a velocidade devida, continuámos a criar perigo, atirando a habitual bola ao poste pelo Salvio. Mesmo em cima do intervalo, o Maxi Pereira foi abalroado na área, mas o Rodrigo permitiu que o guarda-redes defendesse o penalty. Só um parêntesis para perguntar porque é que não é o Lima a marcar os penalties (marcava-os no Braga) quando o Cardozo não está…?

Na 2ª parte, não começámos tão bem, mas em 2’ demos a volta ao jogo: golo de bicicleta do Maxi Pereira(!) aos 58’ e boa jogada entre o Lima e o Rodrigo, com finalização deste, aos 60’. Quando se julgava que poderíamos construir um resultado mais folgado, isso não aconteceu, porque baixámos o ritmo, tentando “controlar o jogo”. (E os que seguem este blog há mais tempo sabem com eu odeio “controlar o jogo”, especialmente com vantagens mínimas.) O Lima ainda teve um bom remate ao lado, mas a equipa revelava sinais de cansaço (como disse o Jesus no final) por causa de 3ª feira. Os últimos minutos foram passados com alguma apreensão, mas o Beira-Mar acabou por nunca conseguir rematar com perigo.

Com a mediania a ser a nota dominante, não é fácil destacar ninguém. O Matic terá sido dos melhores, especialmente na 1ª parte, e o Melgarejo também tentou incutir velocidade na equipa. O Rodrigo bem tentou, mas esteve pouco menos que desastrado, especialmente na hora do remate (salvou-se o golo) e o Lima vai revelando utilidade na equipa, desta feita com uma assistência. Muito longe do habitual, estiveram o Salvio e o Gaitán.

O campeonato vai voltar a parar durante três semanas, porque haverá jogos da selecção e depois Taça de Portugal. Espero que esta pausa sirva para recuperar o Aimar e Cadozo, já que precisamos de todos disponíveis para os encontros seguintes, até porque vem aí uma deslocação muito difícil à Rússia.

P.S. – O Sr. Ulisses Morais, que quando foi ao estádio do CRAC se lamentou da falta de empenhamento dos jogadores, continua com o talento de ver jogos diferente de toda a gente. Atirou-se ao árbitro de uma forma incrível, quando o Sr. Rui Gomes Costa até nem fez uma má arbitragem. Entretanto, já esta noite, o CRAC venceu a lagartada por 2-0, dois penalties (um deles falhado) e uma expulsão a favor. Cortesia do Sr. Jorge Sousa.

Sem comentários: