origem

quinta-feira, fevereiro 03, 2022

Fim da linha

Perdemos ontem em casa frente ao Gil Vicente (1-2) e ficámos a 12 pontos do CRAC (2-1 ao Marítimo) e a seis da lagartada (4-1 no Jamor ao Belenenses SAD). Por outro lado, o Braga reduziu a diferença em relação a nós também para seis pontos. Ou seja, faltam três meses para a época acabar e o nosso fundo continua a descer cada vez que batemos nele...
 
Entrámos em campo com dois(!) trincos (Weigl e Meïté) e o Paulo Bernardo em vez do João Mário, que ficou no banco. Na defesa, regressou o André Almeida à direita e o Otmandi, enquanto na frente o Gonçalo Ramos substituiu o lesionado Yaremchuk, o que fez com que no banco só estivesse o Henrique Araújo como opção para ponta-de-lança. Logo aos 7’, o Sr. Artur Soares Dias espoliou-nos de um golo limpo, ao apitar uma pseudo-falta do Vertonghen sobre um adversário que só ele viu, quando o Grimaldo cruzou para a área num livre e o Otamendi desviou para a baliza. Como apitou antes de a bola entrar, o lance nem foi ao VAR. Uma vergonha sem nome! Aos 11’, as coisas ficaram ainda pior com o golo do Gil Vicente, através do Samuel Lino: jogada fácil, tabela e desmarcação, e a bola a passar por entre as pernas do Vertonghen e enganar o Vlachodimos que, no entanto, acho que se poderia ter lançado e não ficado de pé. Ainda estávamos muito no início do jogo, mas até ao intervalo tivemos apenas duas jogadas em que o golo esteve perto, numa desmarcação do Gonçalo Ramos com a bola picada sobre o guarda-redes a sair por cima, e numa boa iniciativa do Vertonghen culminada com um remate de pé direito defendido para canto. Do lado contrário, e na sequência de um livre, com a nossa equipa toda dentro da área, um adversário conseguiu aparecer isolado(!) frente ao Vlachodimos, que mais uma vez nos salvou.
 
Para a 2ª parte, entraram o Rafa e João Mário para os lugares dos inexistentes Meïté e Diogo Gonçalves. Mas o Gil Vicente era muito mais equipa do que nós, circulava bastante melhor a bola, encontrava sempre um jogador para a receber no espaço vazio e chegava de uma maneira simples à nossa área. Aos 64’, num canto fez o 0-2 pelo Aburjania, com as costas(!), num lance em que o Vertonghen esteve muito mal na marcação. Logo a seguir, o Nelson Veríssimo teve mais um momento típico ao tirar aquele que estava a ser o menos mau (Everton) e colocar o Henrique Araújo. Portanto, saía um extremo e entrava um ponta-de-lança que, como se sabe, não precisa de ser alimentado por extremos...! Enfim, sem comentários! Também saiu o André Almeida para entrar o Lazaro, mas o lado direito continuou inoperante. A última substituição foi já no desespero, com o Radonjic no lugar do Vertonghen. Tivemos um par de remates pelo Rafa muito por cima e só aos 89’ conseguimos marcar, numa assistência do mesmo Rafa para um bom cabeceamento do Gonçalo Ramos. Era tarde demais e, quando o jogo acabou, o estádio veio abaixo com assobios. Foi a primeira vez na vida que eu assobiei o Benfica, mas ontem já não deu para aguentar mais! Foi das piores exibições que eu vi em muito, muito tempo.
 
Não vou fazer destaques individuais, como se calcula. Estamos sem rumo, completamente à deriva e o Nelson Veríssimo claramente não dá para isto, mas aparentemente vai continuar. O Rui Costa veio falar no final do jogo, assumiu responsabilidades e atirou-se à arbitragem. Sim, foi um escândalo o golo que-não-chegou-a-ser-anulado-porque-o-árbitro-apitou-antes, mas depois dele tivemos 84’(!) para dar a volta e foi o que se viu: uma exibição confrangedora, provavelmente das piores da nossa história. Ou seja, foi tudo péssimo, mas aparentemente o presidente Rui Costa acha que basta apenas palavras para as coisas mudarem. Não, não basta! Continuamos a perder tempo na preparação da próxima época e deveríamos um buscar já um treinador a sério. Porque senão antevê-se uma catástrofe bíblica na eliminatória frente ao Ajax daqui a 20 dias.

1 comentário:

joão carlos disse...

Realmente jogar pior do que isto só mesmo no tempo em que o treinador era o Manuel José é que neste momento não temos ponta por onde se lhe pegue.
Estamos numa situação em que até alguns jogadores, que até sabemos que tem qualidade e até já o demonstraram, agora parecem todos muito maus é um vírus que se alastra pela equipa toda pior do que aquele que o mundo enfrenta.
Realmente só mesmo quem está no clube, e aqueles para quem esta sempre tudo correto porque quem lá esta é que sabe, é que achava que era uma boa ideia ter um treinador provisório, em vez de um definitivo, até ao final da época quando ainda faltava mais de meia época para jogar mas é só mais uma péssima decisão a juntar à varias feitas durante os últimos cinco anos.