origem

terça-feira, fevereiro 22, 2022

Apagão

Empatámos no Bessa no passado sábado (2-2) e, com as vitórias dos rivais (a lagartada 3-0 em casa frente ao Estoril e o CRAC 1-0 em Moreira de Cónegos), voltámos a alargar a distância para seis e 12 pontos, respectivamente.
 
Esta época está a ser penosa de uma maneira que sinceramente já não achava possível. É que não são só os maus resultados, é a inércia, o amorfismo e a total falta de alegria a jogar à bola que percorre toda a equipa do Benfica. Claro que tudo isto se reflecte no campo e, depois de uma 1ª parte do menos mauzinho que temos visto ultimamente, demos totalmente o berro na segunda e até nos podemos sentir lisonjeados com o empate. Ou seja, depois de chegarmos ao intervalo a ganhar por 2-0, fruto dos golos do Taarabt aos 21’ e Grimaldo aos 30’, e de termos metido mais duas vezes a bola na baliza, em lances invalidados pelo VAR, deixámos que o Boavista controlasse completamente o segundo tempo, marcasse dois golos em seis minutos (Sauer aos 74’ e Makouta aos 80’) e ainda atirasse uma bola ao poste entre os dois!
 
Os jogadores têm muitas culpas no modo como não saíram dos balneários depois do intervalo, mas o Nelson Veríssimo também não está isento das mesmas. O que dá a sensação é que o nosso treinador pensa nas substituições antes do jogo começar e, aconteça o que acontecer em campo, mantém-nas quando chega a altura de as fazer. Eu serei a pessoa mais insuspeita do mundo para dizer isto, mas o Taarabt estava a ser o melhor jogador do Benfica e foi o primeiro a sair a pouco mais de 15’ do fim. Há quem diga que o eventual aparecimento de Jesus Cristo à face da Terra há 2022 anos foi o maior milagre visto até hoje, mas eu acho que o Taarabt ter feito uma boa exibição supera largamente isso! Ao fim de quatro anos na equipa principal, o marroquino marcou o seu... [deixem-me fazer as contas]... [noves fora nada]... segundo golo oficial! Depois deste há dois anos, voltou a fazer o gosto ao pé! Seria apenas ridículo se ele jogasse... sei lá... a nº 8 ou médio-ofensivo, por exemplo, mas felizmente que a posição dele não é essa...
 
Estou sem vontade de escrever muito mais e só lamento o facto de ainda termos de aturar mais três meses ‘disto’. Amanhã iremos receber o Ajax para os oitavos-de-final da Champions e, se formos eliminados com o mínimo de dignidade, já me dou por satisfeito. Os holandeses deram 9-3 à lagartada nos dois jogos da fase de grupos. Lagartada, essa, que nos ganhou duas vezes da maneira categórica que ganhou. Portanto, é esse o resultado que temos de tentar não superar. Não vai ser fácil, mas pode ser que aconteça outro milagre e não sejamos goleados. Não será um milagre tão grande quanto o Taarabt fazer uma boa exibição, claro está, mas ainda assim um milagre.

1 comentário:

joão carlos disse...

Só que o grande problema é que isto não é só desta época nas duas anteriores aconteceu a mesma coisa apenas que numa existiu a desculpa da paragem de dois meses e a falta de publico e no ano passado com a desculpa dos casos de covid que serviu para mascarar os problemas que já existiam tão graves ou piores que os deste ano.
Nas substituições não acho que o treinador as traga já definidas é mais uma questão do tempo em que as faz desde o inicio da segunda parte que estávamos mal e ele só altera após meia hora e pior depois de eles terem marcado tinha de imediatamente feito pelo menos outra, nem que fosse só para parar o jogo, isto para não falar que depois do empate ainda ficou à espera sete minutos para voltar a alterar.
Para além de outros problemas temos um enorme problema físico com metade dos jogadores constantemente a rebentarem após a hora de jogo e isto em todos os jogos uns porque sempre foram assim, outros porque jogam sempre e por isso já à muito rebentaram, e o resto por má preparação física que já vindo do anterior treinador se tem agravado com este.