origem

segunda-feira, fevereiro 07, 2022

A ler obrigatoriamente

Todos vocês já terão certamente lido, mas não queria deixar de registar aqui para a posterioridade este fantástico texto do meu amigo Bakero. Reproduzo integralmente o quinto parágrafo, que deveria ser emoldurado e colocado em cada canto do estádio para lembrar a todos nós, mas principalmente a quem de direito, porque é que estamos nesta situação.

 

"Se o Vietname dos anos 90 teve a seguinte evolução: Crise financeira - crise desportiva - crise de valores; este está a ser de forma inversa: Crise de valores - crise desportiva - e talvez venha aí ainda a crise financeira. Porque ninguém duvide que o Benfica caiu neste buraco devido à falência dos seus valores. O clube do povo, da mística, do Inferno da Luz e do terceiro anel passou a ser o clube do Red Pass, dos descontos na bomba de gasolina, das vendas milionárias e da fábrica do Seixal. As bandeiras com uma história pessoal deram lugar às cartolinas pré-formatadas; a fome de vitórias deu lugar aos recordes nas vendas; os 15 minutos à Benfica deram lugar a sair do estádio mais cedo porque o carro está mal estacionado; a democracia Benfiquista deu lugar ao "apoia garotão, que os outros são todos uns abutres e querem tacho"; o querer fazer a carreira toda no Benfica deu lugar ao "brilho 6 meses e não me cortem as pernas para ir lá para fora"; o Benfiquismo ser um fator óbvio e indispensável para todos que estão lá dentro deu lugar a até o Presidente pode não ser necessariamente benfiquista; o "sirvam o Benfica, não se sirvam dele" deu lugar ao "se calhar até rouba, mas faz", as músicas do Benfica nas colunas de som deram lugar à música techno e reggaeton, a mística deu lugar ao profissionalismo, o foco no desporto e nos títulos deu lugar a obras e projetos."

1 comentário:

carlos disse...

Tudo verdade mas isto já se sabia à muito tempo mas os avençados e cartilheiros tudo fizeram para esconder estes factos, e como o Benfica tem uma massa adepta que se deixa manipular com facilidade a a mensagem da propaganda passava com facilidade infelizmente.