origem

terça-feira, janeiro 05, 2021

Preocupante

Empatámos ontem nos Açores frente ao Santa Clara (1-1) e voltamos a estar a quatro pontos da lagartada no 1º lugar e com o CRAC com a mesma pontuação do que nós. Num jogo que se estendeu por dois dias (porque o Sr. Hélder Malheiro achou que se podia jogar futebol na piscina que havia no domingo...), voltámos a desiludir e confirmámos uma tendência que tem vindo a ser altamente preocupante de observar.
 
Saltemos os 5’ de pólo aquático de domingo e concentremo-nos no que se passou ontem: não entrámos mal na partida e até fizemos uma 1ª parte agradável. A bola circulou com alguma rapidez pelos nossos jogadores, o Santa Clara teve muitas dificuldades em criar perigo e marcámos um belo golo aos 33’, numa das melhores jogadas deste ano, com o Darwin, Waldschmidt e Rafa a combinarem para o alemão assistir o uruguaio para o seu terceiro golo no campeonato. Pouco depois, foi mesmo o Waldschmidt a ter uma óptima oportunidade, com um remate ao lado depois de uma jogada do Rafa, cujo centro bateu no braço de um adversário, num daqueles lances que se fosse na nossa área (ou na área do adversário de um dos rivais) seria certamente penalty.
 
Na 2ª parte, e a confirmar a referida tendência preocupante, deixámos simplesmente de jogar até sofrermos um golo. Tal como na semana passada frente ao Portimonense e noutros jogos anteriores. O Gilberto lesionou-se num choque de cabeças relativamente cedo, mas custa a acreditar no Jorge Jesus que diz que foi essa substituição que desequilibrou a equipa. Esta esteve completamente apática, enquanto o Santa Clara era muito mais rápido sobre a bola e nos duelos individuais, e foi-se acercando com perigo da nossa área, até fazer com toda a naturalidade o empate aos 60’ num cabeceamento do Fábio Cardoso. Estávamos empatados, tínhamos um a menos em campo (o Taarabt) e o que faz o nosso treinador...? Tira o Waldschmidt! Que estava longe de ser dos piores e... tem golo (Paços de Ferreira, ainda se lembram...?)! Entrou o Pizzi, mas o jogo estava partido de tal maneira que na maior parte do tempo esteve até mais perto o golo do Santa Clara do que o nosso. Só num cabeceamento do Weigl num canto pusemos à prova o guarda-redes Marco Rocha e cometemos a proeza de não rematar à baliza nos últimos 27’(!) de jogo. Inexplicável e inadmissível!
 
Em termos individuais, destaco o Vertonghen, porque fez pelo menos dois cortes magníficos que impediram dois golos (um em cada parte). O Chiquinho entrou aos 85’, mas mesmo assim acho que conseguiu jogar mais nos 12’ que esteve em campo do que o Tarrabt nesta época toda. Aliás, continuo sem perceber esta insistência no marroquino, que a única coisa que faz em campo é emperrar constantemente a nossa fluidez atacante. É um autêntico suplício! Outro que se calhar deveria ter entrado mais cedo foi o Ferreyra (também só aos 85’) e poderia ser que, ao menos, tivéssemos conseguido fazer um remate que fosse à baliza nos últimos 27’...
 
Muito do estado actual do Benfica é exemplificado no facto de o Ferro ter sido o capitão de equipa neste jogo. Eu até gosto dele e foi dos menos maus em campo, mas como é possível um jogador que não tem contado para nada até agora (só jogou, porque o Otamendi e Jardel estavam indisponíveis), entrar na equipa e ser logo capitão?! Ainda para mais, quando parece que acabámos de contratar mais um central (Lucas Veríssimo) e não duvidaria nada que o Ferro fosse emprestado já neste mês. São decisões incompreensíveis (a maior de todas, obviamente, o Otamendi ser um dos capitães) que não revelam senão uma coisa: estamos completamente à deriva em termos de liderança do clube e isso naturalmente reflecte-se em campo. Não há 100M€ gastos em contratações que consigam ultrapassar isso. Entrámos num marasmo tal que não estou bem a ver como vamos conseguir sair dele...

1 comentário:

joão carlos disse...

Isto já cansa de andar sempre a falar do mesmo a equipa a necessitar de mudar o resultado sem estar a produzir nada e a cinco minutos do fim ainda só tínhamos feito duas substituições, sendo que uma delas até foi forçada, entrar dois jogadores a cinco minutos do fim e esperar mudar aí o jogo é como querer acertar no euromilhões, ou ser o treinador do paredes, mas andaram cinco anos a chorar pelo bazofias agora só tem o que desejaram.
Não vou culpar o jogador a ou b, e até existem vários para apontar culpas, que não são eles que se colocam a jogar muitos fora das suas posições muitos que não tem as características para este sistema de jogo, alguns até são os piores jogadores possíveis para o sistema utilizados, e não são os jogadores que ficam até à exaustam em campo mesmo que não estejam a jogar nada ou a cometer erro atrás de erro.
O nosso problema é a falta de liderança, de direcção e rumo que vem do topo e se vai propagando como um vírus por ai abaixo na hierarquia e no fundo que transmite à equipa, alias não é de estranhar que os resultados só existiram até ás eleições, excepção á pré eliminatória da liga dos campeões, a partir daqui voltou a nulidade parece que o único objectivo era a eleição do presidente depois o resto já não interessa e é só para cumprir calendário até porque o mais importante como se esta a ver, com a compra de mais um central que nem sequer é a principal prioridade, são os negócios.