origem

terça-feira, janeiro 12, 2021

Retoma(zita)

Vencemos na passada 6ª feira o Tondela por 2-0 na Luz e tudo se mantém igual na frente, dado que os rivais também triunfaram (a lagartada 2-0 no Nacional e o CRAC 4-1 em Famalicão). Motivos profissionais fizeram com que só conseguisse fazer este post hoje, mas o jogo também não foi propriamente um portento de futebol.

O Jesus fez regressar o Pizzi ao onze, passando o Taarabt para o banco e a equipa melhorou. Mesmo assim, a 1ª parte foi complicada, porque o Tondela se fechou muito na defesa e nós não circulámos a bola com a velocidade devida. Dois remates do Darwin, um deles de calcanhar, e um de primeira do Gilberto foram as únicas oportunidades que tivemos. E até nem se pode dizer que tivéssemos posto muito à prova o guardião contrário, Niasse, apesar de termos ganho algumas bolas na saída a jogar do Tondela, infelizmente desperdiçadas por más opções de passe. Do outro lado, o Vlachodimos deve ter apanhado um frio de todo o tamanho.
 
Na 2ª parte, acelerámos mais e chegámos a vantagem aos 54’ numa boa abertura do Pzizi para o Darwin e este a centrar para o Seferovic marcar o seu sétimo golo no campeonato. O fiscal-de-linha ainda assinalou fora-de-jogo, mas o VAR viu que o suíço estava 111cm (!) em jogo. Nos minutos seguintes ainda tentámos marcar mais um com algum empenho, mas isso foi-se esvaindo ao longo do tempo. O Jesus fez as substituições mais tarde do que o habitual, mas foi só com a entrada do Waldschmidt para a saída do esgotado Seferovic no último quarto-de-hora que voltámos a melhorar (haver alguém que saiba jogar atrás do ponta-de-lança faz toda a diferença...). Mesmo apesar de termos controlado o Tondela com sucesso na maior parte do tempo, a cinco minutos do fim poderíamos ter tido um enorme balde de água fria se não fosse o Vlachodimos, que foi gigante perante o adversário que lhe apareceu isolado à frente. Como é que pudemos ter o adversário criar tal oportunidade perto do final da partida...?! Em cima dos 90’, o Darwin meteu a bola na baliza, mas teve o enésimo golo anulado por fora-de-jogo e, com quatro minutos depois da hora, marcámos finalmente o golo da tranquilidade através do Waldschmidt com a segunda assistência do Darwin, tendo o Pizzi novamente estado na jogada.
 
Em termos individuais, destaque para o Darwin com duas assistências, para o Otamendi que terá feito a melhor exibição com a camisola do Benfica e para o Vlachodimos, que tem indiscutivelmente a sua impressão digital nestes três pontos. O Rafa deu algum dinamismo, mas tem de melhorar o timing do soltar a bola. Espero que o Jesus se tenha apercebido de vez que o Weigl é o seis do Benfica e que a equipa joga, de facto melhor, quando não tem ninguém a emperrar o jogo a meio-campo...
 
Ganhámos, é o mais importante, e a exibição até foi melhorzita do que as últimas, o que é bom dado que estamos na véspera de ir a Mordor. No entanto, voltamos a entrar em campo já hoje, frente ao Estrela para a Taça de Portugal, e nunca é demais salientar que temos rapidamente de começar a inverter a tendência (muito) negativa nesta competição e, portanto, o jogo é para levar bem a sério, apesar das mudanças que se perspectivam.

Sem comentários: