origem

sexta-feira, janeiro 29, 2021

Apurados

Vencemos ontem o Belenenses SAD por 3-0 e apurámo-nos para as meias-finais da Taça de Portugal. Depois de uma fase negativa, em que estivemos três jogos sem vencer, voltámos aos triunfos numa partida decisiva para a segunda competição mais importante em que estamos envolvidos e em que o nosso histórico das últimas duas décadas é absolutamente lamentável.
 
Com alguns regressados da Covid-19 (Gilberto, Vertonghen, Grimaldo e Waldschmidt), outros depois de alguns jogos de fora (Gabriel), mas sem o Jesus no banco (soube-se no final que também está infectado), entrámos de forma muito dinâmica no jogo e criámos algumas situações de perigo, embora nenhuma de golo iminente. Num contra-ataque rápido, o Belenenses SAD criou a sua única oportunidade de golo pelo Cassierra que, em superioridade numérica optou felizmente pelo remate, tendo o Svilar defendido a dois tempos. Logo a seguir, o Darwin teve uma boa iniciativa individual em que passou por alguns adversários e rematou em arco, com o André Moreira a defender para canto. O Waldschmidt teve dois lances em que poderia ter feito melhor, especialmente ao nível da recepção de bola, mas aos 32’ inaugurámos mesmo o marcador aos 32’ através do Darwin, que aproveitou uma falha incrível da defesa do Belenenses SAD e ficou com a baliza escancarada para marcar o golo mais fácil da carreira. Alguns minutos volvidos, o Rafa teve um remate em boa posição que saiu por cima, no entanto, aos 37’ foi ele mesmo a fazer o 2-0, depois de uma assistência de cabeça do Jardel na sequência de um canto do Grimaldo. Numa altura em que o jogo já estava mais equilibrado, conseguíamos uma vantagem preciosa na melhor altura. Até ao intervalo, não aproveitámos uma ou outra transição rápida, devido invariavelmente a erros no último passe.
 
Na 2ª parte, entrou o Pizzi para o lugar do Waldschmidt, que teve um ligeiro toque no tornozelo no final da primeira. O Belenenses SAD entrou mais dominante e com mais posse de bola, mas nunca conseguiu incomodar verdadeiramente o Svilar. No entanto, mesmo essa posse de bola acabou aos 59’ com a entrada do Weigl para o lugar do Gabriel. A diferença entre os dois é abissal e o brasileiro não pode de todo jogar a seis, porque se farta de perder bolas e, na zona em que é, causa-nos imensos problemas escusados. Espero ter ficado absolutamente claro de uma vez por todas que o lugar é do Weigl e ponto final. Connosco a ter mais posse de bola, fomo-la circulando com alguma desenvoltura e acabámos de vez com o jogo aos 72’, numa boa iniciativa do Rafa, que flectiu da direita para o meio, e isolou o Cervi, que picou a bola com grande classe sobre o guarda-redes. Até final, ainda deu para o Jardel tirar de cabeça o ponto de honra do Belenenses SAD e um defesa adversário defender sobre a linha um remate de recarga do entretanto entrado Chiquinho.
 
Em termos individuais, o Rafa esteve em grande nível com um golo, uma assistência e um sem-número de arrancadas pela direita. Outro que está em boa forma é o Cervi, que coroou a sua exibição com um grande golo e só espero que não seja o da despedida, porque seria inexplicável que o vendêssemos ainda por cima por um valor abaixo do da compra. O Darwin esteve uns furos acima dos outros jogos e o Weigl entrou muito bem para fechar o nosso meio-campo. Em relação ao Taarabt, não esteve tão inenarrável como nas partidas anteriores, mas continuo na minha a achar que o Chiquinho é bem melhor do que ele (já para não falar do Pizzi).
 
Iremos agora defrontar o Estoril nas duas mãos das meias-finais. Com o devido respeito, será absolutamente impensável que não atinjamos a final da Taça. Depois da vergonhosa final da época passada, temos aqui uma boa oportunidade para começar a inverter a tendência a nosso favor e assim honrar a nossa história.

2 comentários:

PluribusUnum7 disse...

O comentário sobre Gabriel e Weigl é tão mas tão infeliz. Mais uma vez sem Weigl voltamos a ter um jogo tranquilo. Algo que NUNCA aconteceu esta época com ele a titular.

Com Weigl temos 5 vitórias em 14 jogos a titular (uma delas saiu ao intervalo a perdermos por 1-0 em casa contra o Paços para entrar o Gabriel). Sã0 33% de vitórias. E nunca vencemos por mais do que 2 golos de diferença. Nem esta época nem desde que chegou.

Com Gabriel temos 11 vitórias em 13 jogos a titular. Quase 85% de vitórias. Metade desses jogos vencemos por goleada.

Não devia ser ao contrário se Weigl é assim tão bom? Se é muito melhor que Gabriel? Vejam um jogo sem estar a pensar no nome dele ou de onde veio. Olhem para ele como se tivesse vindo de um Rio Ave. Parem de comer tudo o que falam nas televisões. Weigl é um jogador banal. Com uma agressividade de uma modelo da Vitoria Secret. Apenas tem qualidade de passe e nem uso faz dela. Com ele parece que as balizas estão nas linhas laterais. Se fosse bom com o nome e estatuto que já tinha não vinha para aqui por 20 milhões. Tinha ido para um grande campeonato.

joão carlos disse...

Finalmente uma bola parada ofensiva que tenha resultado já era sem tempo agora vamos ver é se não vamos estar tanto tempo á espera que apareça outra como tivemos entre a anterior e está de agora é que se as bolas paradas hoje em cima tem uma importância elevada ainda mais tem quando se joga pouco como temos feito.
Se existir a confirmação que vamos vender aquele que foi neste jogo o nosso extremo esquerdo será mais uma decisão incompreensível é que ele é o provavelmente o jogador mais agressivo e sempre disponível que temos para além de ser pelo menos o nosso segundo melhor defesa esquerdo, mas lá está há quem prefira jogadores só porque tem estampa física mesmo que não a saibam utilizar e que corram muito, mas sempre mal.
Pelos vistos o mercado vai fechar sem que que exista alternativa válida, como se tem visto, por temos o titular lesionado e só termos aquele que agora anda a ser o titular e até poderia ser um jogador por empréstimo até ao final da época por causa da lesão mas pelos vistos o que andava mesmo a fazer falta era mais um central, só se for para os que ficam de fora poderem jogar à sueca.