origem

quarta-feira, dezembro 30, 2020

Dia e noite

Vencemos o Portimonense ontem na Luz por 2-1 e mantém-se tudo igual na frente, porque os outros todos também ganharam. Perante o último classificado, é óbvio que se esperava uma vitória, mas este jogo provou (como se fosse necessário) que nós estamos muito longe do nível que é exigido.
 
Com o Jardel, o Gonçalo Ramos e o Seferovic também com Covid-19, alinhámos com a mesma equipa da Supertaça e a 1ª parte até foi bastante agradável. Depois de um remate que poderia ter saído com mais força do Waldschmidt e um pontapé na atmosfera do Darwin em excelente posição, inaugurámos o marcador aos 13’ numa boa jogada de entendimento que começou numa recuperação do Weigl, abertura do Taarabt, combinação entre o Waldschmidt e o Rafa, para este, à saída do guarda-redes, assistir o Darwin que só teve de encostar. Dez minutos depois, aos 23’, aumentámos a vantagem através do Rafa, depois de uma arrancada sua e outra boa combinação atacante com o Waldschmidt e Darwin, com o nº 27 a aproveitar bem um ressalto para enganar o guarda-redes. O Portimonense tinha naturalmente de reagir e, verdade seja dita, teve sempre bastante espaço para poder trocar a bola à vontade. No entanto, não conseguiu criar assim grandes oportunidades de golo, connosco também só a ter um livre do Grimaldo para colocar à prova o guarda-redes Samuel, porque um Taarabt, num remate na zona frontal e sem ninguém à frente, não conseguiu acertar na baliza...
 
Na 2ª parte, tudo mudou de tal maneira, que parecia outro jogo. Nós devemos ter achado que o encontro estava ganho e baixámos assustadoramente o nível exibicional. Aliás, nem nunca estivemos a ganhar por dois perante este adversário e deixámos de ganhar o jogo, certo, senhores jogadores do Benfica...?! O Darwin voltou a falhar escandalosamente, e por duas vezes(!), só com o guarda-redes pela frente, atirando ao poste na primeira e por cima na segunda, e o Portimonense, depois de ter tentado cavar um penalty (o CRAC foi bem mais competente neste campo na 4ª feira passada...), lá acabou por marcar aos 92’ num autogolo de cabeça do Gilberto. Nos três minutos de compensação que faltavam para o final, ainda sofremos um bocado, mas conseguimos segurar a vantagem.
 
Em termos individuais, destaque óbvio para o Rafa com um golo e uma assistência. Voltei a gostar do Weigl no meio-campo, que tem a ENORME vantagem de tentar jogar ao primeiro toque, dando a bola (quase) sempre jogável para um companheiro. Ou seja, ao contrário de todos os outros médios (Gabriel, Pizzi e Taarabt) nunca emperra o nosso jogo. Está claramente a mais na equipa...! O Gilberto, pese embora o autogolo, continua com muita vontade de calar os seus críticos. O Taarabt também não esteve tão mau como de costume, o que já é uma melhoria substancial. Quanto aos outros estiveram muito sofríveis, com o Darwin (apesar do golo) e o Everton completamente fora dela.
 
Terminamos 2020 com uma exibição muito fraca e a sofrer na Luz perante o último classificado. Depois de uma 1ª parte bastante razoável, não era nada disso que se estava à espera. Mas vem em consonância com a maioria das nossas exibições desta temporada. Que, por sua vez, vêm na sequência da lamentável época passada. Com a pequena diferença que, entretanto, gastámos imenso dinheiro e melhorias nem vê-las. Já perdemos o acesso à Champions e a Supertaça. Mas a continuar a (não) jogar assim, não serão as únicas coisas que perderemos esta temporada...

2 comentários:

joão carlos disse...

Inacreditável como somos apenas trinta minutos depois disso é o apagão completo nem é o tirar o pé do acelerador ou gerir o jogo é desaparecer completamente do jogo passar a ser uma equipa banal que não consegue trocar duas bolas seguidas a quantidade de passes falhados na segunda parte é, mais uma vez porque isto nem sequer é inédito, um horror.
Sinceramente este treinador pelos vistos, e já não chegava tudo o reto, ainda anda a gozar com os adeptos então ele no fim vem dizer que os jogadores do meio campo ainda não têm capacidade para fazer o jogo todo e a ver que estávamos a ser encostados à nossa área e as substituições que ia fazer nesse sector eram só aos noventa minutos ele deve pensar que os adeptos são todos idiotas como os que o andam sempre a bajular.
A verdade é que de todos os jogadores da frente de ataque mais os extremos são todos sem excepção jogadores pisca pisca que fazem um jogo de enorme qualidade e depois estão cinco ou seis em que não jogam absolutamente nada, alias muitas das vezes passam completamente ao lado do jogo, e depois nem sequer conseguimos um jogo em que dois deles estejam num dia bom e com isto vemos jogadores que chegaram e mostraram enorme qualidade e depois aos poucos parece que a estão a perder.

Influência Arbitral disse...

Terminado o 1º terço do campeonato, em 2020/21 em apenas 11 jornadas, o FCP já leva uma vantagem de 7 penaltis em relação ao SLB!
Historicamente a máxima diferença entre o F. C. Porto e o Benfica num campeonato inteiro, foram 6 penaltis de vantagem para o F. C. Porto e nas 2 épocas em que aconteceram essas 2 enormes diferenças (2008/09 e 2019/20), o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão. Estatisticamente fica evidente que, construir uma diferença de 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, é a melhor forma do C. A. garantir qual das 2 equipas será campeão no final da época! Quem é que quer assistir um campeonato em que em 11 jogos existe uma diferença de 7 penaltis entre o 1º e o 10º ou pior entre os 2 principais candidatos ao titulo?

Os Benfiquistas sabem porque a MDCSDQT ataca ferozmente o treinador mais titulado da história do Benfica.
O facto de Jorge Jesus mesmo nestas condições arbitrais tão adversas, ainda assim conseguir fazer melhor que o F. C. Porto, é um sinal evidente que não estamos perante um treinador fraco/resignado, pois o Benfica com um treinador resignado já estaria com uma desvantagem de pelo menos 7 golos para o F. C. Porto, tamanha diferença definida só pelo efeito direto do elenco do Fontelas Gomes.

Vejam informações detalhadas sofre a enorme diferença arbitral existente na Liga Portuguesa entre os 2 principais candidatos ao titulo em http://influenciaarbitral.blogs