origem

quarta-feira, dezembro 02, 2020

Melhoria

Vencemos o Marítimos nos Barreiros (2-1) na 2ª feira e mantém-se tudo igual na classificação, dado que a lagartada, o Braga e o CRAC também triunfaram nesta jornada. Já se sabe que os jogos depois das competições europeias costumam ser mais complicados (caso que piora este ano, com as jornadas da Uefa a serem condensadas por duas vezes em três semanas seguidas), mas acabámos por fazer uma exibição bastante acima das últimas.
 
Num onze sem surpresas, entrámos bem e o Everton teve um magnífico remate de fora da área que ainda tocou na barra, com o guarda-redes Charles preso ao relvado. No entanto, aos 14’, o Marítimo colocou-se em vantagem pelo Rodrigo Pinho, depois de um falhanço clamoroso do Otamendi. Sentimos um pouco o golo, mas fizemos a igualdade aos 32’ através do Pizzi, com um remate com o pé esquerdo já na área depois de um centro do Grimaldo. Até ao intervalo ainda criámos mais duas boas chances, com um centro do Pizzi que acabou por ser um remate, bem defendido pelo guarda-redes, e uma excelente rotação do Rafa na área a um passe magistral do Everton, infelizmente interceptada por um defesa. De outro lado, houve um cabeceamento perigoso que saiu ao lado.
 
A 2ª parte começou novamente bem e desta feita com o nosso golo da vitória: aconteceu aos 51’. Num bom envolvimento atacante, com uma assistência do Seferovic para o Everton passar por entre dois defesas e rematar rasteiro sem hipóteses para o Charles. A Sport TV mostrou o lance uma dezena de vezes, para ver se conseguia arranjar alguma falta do Gabriel no início da jogada, mas não é por se repetir uma mentira muitas vezes que ela se torna verdadeira. Milagrosamente, a partir daqui o Marítimo deixou de ter lesionados e dividiu o jogo connosco, embora sem criar grandes oportunidades de golo. Também nós não tivemos grande engenho para dar a machadada final na partida, apesar das substituições operadas pelo Jorge Jesus.
 
Em termos individuais, o Everton terá feito dos melhores jogos com a nossa camisola, o que se saúda, dado que a qualidade está lá. O Rafa e o Gabriel estiveram igualmente melhor do que em encontros anteriores e a nossa fluidez atacante agradece o facto. O Seferovic passou despercebido a maior parte do tempo, mas fez a assistência para o golo da vitória. Quando aos piores, acima de todos está naturalmente o Otamendi, que se não quer dar razão às teorias da conspiração, que dizem que ele é um infiltrado, está a disfarçar muito mal...
 
Num ritmo infernal, iremos já amanhã defrontar o Lech Poznan e, esperemos nós, selar a qualificação para os 1/16 avos da Liga Europa. As boas notícias são que o Darwin e o Weigl já recuperaram da Covid-19, pelo que vão permitir rodar mais a equipa. Confesso que estou curioso com o jogo para tentar perceber se esta melhoria exibicional frente ao Marítimo segue na mesma tendência ou não.

Sem comentários: