origem

sexta-feira, maio 03, 2013

Obrigado!

Vencemos o Fenerbahçe por 3-1 e pela nona vez na nossa história estamos numa final europeia. É difícil descrever o que sinto neste momento, mas estar perto de rebentar de felicidade é capaz de ser uma imagem aproximada. Há 23 anos que não estávamos num palco europeu onde se decidem troféus e há 51 que não ganhamos nenhum. A primeira malapata está vencida, só falta a segunda…

Estava relativamente confiante para este jogo (apesar de nervoso como tudo!), porque fiquei com a impressão desde o 1º encontro que éramos superiores e porque os turcos jogavam bastante desfalcados. O facto de nós jogarmos na máxima força só serviu para alimentar essa confiança. E não poderíamos ter tido melhor início de partida, pois inaugurámos o marcador aos 9’ com um golão do Gaitán, num toque subtil a cruzamento do Lima. Desde o início da partida que andávamos a 200 à hora e o Fenerbahçe mal conseguia sair do seu meio-campo. O Matic e o Enzo Pérez estavam imperiais a meio-campo e não deixavam passa nada. O pior foi que não contámos com o Sr. Stéphane Lannoy e os seus fiscais-de-linha, que não viram um fora-de-jogo escandaloso do Sow, de cuja jogada resultou o braço do Garay na área e respectivo penalty. Desta vez, foi o Kuyt a marcar e fez o 1-1 aos 23’. Nos minutos a seguir ao golo, desconcentrámo-nos um pouco, mas pelo que estávamos a jogar até um incorrigível pessimista como eu achava que voltaríamos a marcar. O ideal era que fosse antes do intervalo e assim aconteceu pelo Cardozo, num livre marcado de forma muito rápida, com o paraguaio a rematar em jeito ainda de fora da área, batendo o guarda-redes aos 35’. Até ao intervalo, o Matic poderia ter marcado, mas o remate saiu ao lado.

A minha dúvida para a 2ª parte era se conseguíamos manter o ritmo infernal da 1ª e isso não aconteceu, mas ao invés jogámos com mais cabecinha, embora pressionando sempre os turcos. O Cardozo afinou a pontaria com um remate potente ao lado, mas o merecido golo que valeu a passagem à final surgiu aos 66’ novamente pelo paraguaio, depois de um lançamento lateral do Salvio e de um toque do Luisão que fez a bola ressaltar para o Tacuara. Foi a loucura completa no Inferno da Luz! O Fenerbahçe não dava mostras de poder marcar-nos um golo através de uma jogada com princípio, meio e fim, e só nas bolas bombeadas para área é que criou algumas preocupações, mas sempre bem resolvidas por Luisão, Artur & Cia. O Lima ainda teve uma boa oportunidade para fechar de vez a eliminatória, mas resolveu rematar de ângulo apertado, em vez de assistir o Cardozo que estava melhor colocado. Quando a partida terminou, o estádio explodiu de alegria.

Em termos individuais, destaque OBVIAMENTE para um dos melhores pontas-de-lança que alguma vez pisou os relvados portugueses. Esqueçam! O homem está lá para marcar golos e não só os faz em grandes industriais, como ainda por cima também em jogos muito importantes. Grande Cardozo! Espero sinceramente que nos dês o privilégio de acabar a carreira connosco. Destaco também o André Almeida a defesa-esquerdo, que esteve irrepreensível e o genial Gaitán que voltou a lançar magia. Já referi que o duo de meio-campo o encheu completamente e igualmente uma referência para o Luisão, sempre importante nas bolas bombeadas. Toda a equipa esteve a um nível altíssimo e foram inexcedíveis na luta.

Quero agradecer, E MUITO, a todos os que tornaram possível este sonho de voltar a uma final europeia: em 1º lugar, ao Jorge Jesus que não só conseguiu pôr-nos a jogar à bola de uma maneira que não víamos há 30 anos, como inventa jogadores a uma velocidade galopante (Enzo Pérez, Melgarejo e André Almeida, para não ir mais longe). Aos jogadores, que têm sempre dado tudo em campo, mas especialmente hoje porque, apenas três dias depois da importante vitória na Madeira, jogaram como se estivessem de folga há uma semana. E finalmente a toda a estrutura dirigente do Benfica que construiu esta equipa. Dia 15 de Maio lá estaremos a lutar pelo caneco com o Chelsea. Não temos a sorte de outros de disputar finais europeias contra Mónacos e Celtics, mas também não se pode ter tudo.

VIVA O BENFICA!!!

P.S. – O Sr. Stéphane Lannoy saiu-nos uma boa peça. Para além do fora-de-jogo não assinalado no penalty, houve três lances duvidosos na área dos turcos em que nada assinalou e um agarrão claro ao Cardozo à entrada da área que também não foi falta. Enfim, poderia bem ser um Proença que não daríamos pela diferença…

1 comentário:

Unknown disse...

Parecia que adivinhavas quando respondeste ao meu comentário do 1-0 e dos 3-1. Que grande jogo e que grande Benfica que nos enche de orgulho! :)