origem

terça-feira, abril 30, 2013

D.e.c.i.s.i.v.o

Vencemos o Marítimo no Funchal por 2-1 e demos um passo muitíssimo importante rumo ao título. Se ganharmos os dois jogos em casa frente ao Estoril e ao Moreirense, seremos campeões nacionais. No entanto, há que manter a cabeça fria neste momento, porque os excessos de euforia podem ser muito prejudiciais e nunca é demais relembrar que ainda não ganhámos nada…

A partida na Madeira não nos poderia ter começado melhor: penalty indiscutível sobre o Lima logo aos 4’, que o próprio brasileiro converteu atirando rasteiro para o lado direito, contrário ao do guarda-redes. Pensei que o mais difícil estava feito e que, a partir daqui, iríamos aproveitar o natural balanceamento atacante do Marítimo para contra-atacar rápido e dar a machadada no desfecho do jogo. Só que nada disto aconteceu! O golo pareceu que nos fez mal, fomos recuando cada vez mais no terreno e deixámos o Marítimo criar oportunidades. Atiraram uma bola ao poste num livre logo a seguir ao nosso golo, fizeram uns quantos cruzamentos perigosos e aos 42’ empataram muito justamente, num cruzamento da direita em que o Salvio não acompanhou o central Igor Rossi, o que o permitiu cabecear à vontade para a baliza do Artur.

Não tinha percebido se a nossa paupérrima 1ª parte se tinha devido a cansaço físico ou a estratégia de jogo. Viu-se pelo que fizemos no 2º tempo que foi estratégia ainda que inconsciente dos próprios jogadores, como disse o Jesus na flash interview. Não estamos fadados para jogar “na expectativa” e quando finalmente assumimos o jogo na 2ª parte, o Marítimo deixou de se ver em campo. Fomos para cima deles, o Rodrigo teve um remate cruzado ao lado quando estava isolado e o Lima atirou duas(!) bolas aos postes. Entretanto, tinha entrado o Cardozo para o lugar do inoperante Ola John e voltámos a colocar-nos em vantagem aos 70’ num autogolo do mesmo Igor Rossi, que interceptou para dentro da baliza um cruzamento do Salvio. Até final, ainda deu para o Sr. Manuel Mota converter dois penalties sobre o Cardozo num canto e num amarelo(!) ao nosso avançado por simulação, não tendo o Marítimo conseguido criar nenhum lance de perigo.

Em termos individuais, e falando obviamente só da 2ª parte, destaco o Matic e o Enzo Pérez, que foram fundamentais para a pressão mais à frente que foi empurrando o Marítimo para o seu meio-campo. O Salvio também fez uma partida muito esforçada e o Luisão e Garay estiveram igualmente bem. O André Almeida na esquerda sentiu algumas naturais dificuldades, mas acabou por não comprometer. O Lima não tremeu no penalty e foi pena ter tido pontaria a mais, senão teria feito um hat-trick

Como na 1ª parte quase não estivemos nos Barreiros, espero que os 45’ que efectivamente jogámos não façam muita mossa para 5ª feira. Vamos ter o Melgarejo e o Gaitán frescos, e o Cardozo só com 30’ nas pernas. Estamos há tempo demais sem ir a uma final europeia e já não ganhamos nenhuma há uma eternidade. O principal objectivo da época está próximo (atenção ao Estoril, que está a fazer um óptimo campeonato e a jogar muito bem, na 2ª feira), e voltar a uma final europeia seria a cereja no topo do bolo de uma época que pode ficar na história. Não deixemos escapar essa oportunidade…!

1 comentário:

L. disse...

prioridade estoril. turcos?

artur, almeida, luisinho, jardel, garay, matic, andre gomes, john, urreta, rodrigo e kardec tratam deles :D