origem

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Imparável

A primeira vitória (2-0) de sempre na Alemanha ao fim de 20 deslocações permitiu-nos eliminar o Estugarda e passar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Conseguimos a 16ª vitória consecutiva em todas as competições e concordo com o Jesus quando ele diz que estamos a jogar melhor que o ano passado.

Estava com receio por termos tido apenas três dias de descanso desde a ida ao WC, mas o que é facto é que não se notou nada durante o jogo todo. Estamos com uma frescura física invejável, o que aliado à técnica da maioria dos nossos jogadores nos faz ser uma equipa temível. Entrámos muito fortes na partida, a assumir o jogo para tentar marcar um golo que nos desse uma maior margem de conforto. Um belo remate do Gaitán e uma perdida do Coentrão isolado mostraram que estávamos na Alemanha para matar o borrego. O Estugarda teve um ou dois remates bem direccionados, mas o Roberto esteve muito seguro. Chegámos à vantagem aos 31’ num fantástico remate rasteiro do Salvio fora da área, depois de um canto do Aimar. Até ao intervalo controlámos a partida e não permitimos veleidades aos alemães.

Na 2ª parte, voltámos a entrar fortes porque um segundo golo aumentava a nossa margem de segurança de um para três(!) golos. Poderíamos tê-lo feito logo a abrir, mas o guarda-redes defendeu bem um remate do Jara depois de uma excelente jogada do Aimar. Logo a seguir foi o Gaitán a proporcionar outra boa defesa ao Ziegler, que acabou por sair lesionado deste lance depois de um choque fortuito com o nosso nº 20. O Estugarda criava pouco perigo e nós continuávamos a falhar golos. O Luisão atirou por cima da barra, depois de um livre do Aimar, quando só tinha o guarda-redes pela frente. Não desistíamos e alguns minutos volvidos foi o Cardozo a proporcionar ao Ulreich uma das melhores defesas da noite. A seguir foi a vez de o Estugarda ter as duas únicas oportunidades na 2ª parte, ambas pelo japonês Okazaki, que atirou rente ao poste na primeira e permitiu com que o Roberto fizesse a defesa da noite a um cabeceamento na segunda. Até que aos 78’ marcámos finalmente num grande livre do Cardozo. Estava tudo resolvido e ainda tivemos mais uma chance pelo Carlos Martins, mas o Ulreich voltou a defender bem.

Todos os jogadores estiveram a um altíssimo nível, mas destaco individualmente o Jara, que substituiu à última hora o Saviola. Fartou-se de lutar, as coisas estão a sair-lhe muito bem e a confiança a aumentar. Outro que voltou a fazer uma grande exibição foi o Gaitán, que continua com pormenores de génio. O Aimar também esteve fantástico, numa posição mais recuada do que é normal, a dar maior apoio ao Airton, que apesar de não ser o Javi García não destoou. O Cardozo voltou aos golos e às boas exibições. O Luisão e o Maxi Pereira continuam em super-forma, o Coentrão sempre em alta-rotação, o Sidnei menos certo que no campeonato, mas sem comprometer, e uma palavra também para o Roberto, que fez novamente uma enorme defesa quando a eliminatória ainda não estava garantida. Quanto ao Salvio, se incluímos uma opção de compra aquando do empréstimo, não vejo o que é que o homem tem que fazer mais para que possamos accioná-la. O Carlos Martins entrou bem, mas sinceramente acho que deveria ser multado pelo Benfica por causa daquele amarelo: a eliminatória já estava ganha e o lance nem tinha nada a ver com ele. Foi uma estupidez atroz!

Entre as equipas apuradas para os oitavos-de-final, só nós e o… Glasgow Rangers é que não éramos cabeças-de-série. Iremos agora defrontar o Paris Saint-Germain e acho que somos favoritos. Repito que acho que a Liga Europa deverá ser o maior objectivo da época (já sei que se tem que pensar jogo a jogo…), porque das competições que dependem directamente de nós é a mais importante. Voltar a uma final europeia seria um sonho! Dito isto, resta-me acrescentar que, da forma que estamos a jogar e com uma partida às 18h, será uma grande injustiça se o estádio não estiver praticamente cheio frente ao Marítimo.

P.S. – O CRAC sofreu bastante, já não pode dizer que é invencível na Europa, mas lá eliminou o Sevilha (acho elucidativo que nenhum dos resumos tenha apresentado uma oportunidade flagrante dos espanhóis para fazer o 0-2 muito perto do final…). O Braga marcou o 2º golo em fora-de-jogo, viu uma bola no seu poste em tempo de compensação, mas lá irá defrontar o Liverpool. Quanto aos lagartos, aconteceu o previsível: na Escócia empatou perto do fim, no WC perdeu a eliminatória em tempo de compensação, num erro inacreditável da defesa. Façam o que quiserem, mas por favor mantenham lá o Paulo Sérgio durante só mais uma semana…!

1 comentário:

mWo disse...

Caro Sérgio, ao 100º jogo a contar para a Liga Europa/TaÇa UEFA, lá foi o borrego com o caraÇas e com muita nota artística! Eheh

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt