origem

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Sem espinhas

Vencemos no WC e mantivemos esta senda extraordinária de vitórias: nona 10ª para o campeonato, 15ª em todas as competições e 18ª 17ª vitória em provas nacionais. A jogar contra 13 (salvaram-se os fiscais-de-linha), tivemos qualidade e eficácia quando foi preciso, e soubemos sofrer quando quem foi ao WC para entregar o título nos obrigou a jogar com 10 durante toda a 2ª parte.

Por motivos que explicarei noutro post (a organização policial dos jogos no WC é uma vergonha!), só cheguei ao estádio aos 15’ e, portanto, não vi o nosso 1º golo ao vivo. Já revi o jogo na TV e entrámos muito bem na partida, com uma grande oportunidade do Gaitán logo nos primeiros minutos. Marcámos aos 14’ pelo Salvio depois de um centro do Gaitán, em que o argentino ganhou cinco metros ao Grimi em poucos segundos. A partir daqui, entregámos um pouco a bola aos lagartos, mas partimos sempre com grande perigo para o contra-ataque e tivemos possibilidade de aumentar a vantagem, mas mais do que uma vez o último passe não saiu bem. Como a lagartada não estava a conseguir criar perigo, o Sr. Artur Soares Dias resolveu tentar equilibrar as coisas, encharcando-nos de amarelos, alguns deles ridículos (Maxi, Gaitán e Sidnei), o que resultou na expulsão do Sidnei perto do intervalo. A encomenda com que veio do clube da sua cidade estava entregue e, sinceramente, nunca pensei que conseguíssemos manter a vantagem a jogar com menos um na 2ª parte.

Ainda bem que me enganei redondamente. O Jardel entrou para o lugar do Saviola e só se reparou que estávamos a jogar com 10, porque não saíamos tão rápido para o contra-ataque. Os lagartos só criaram um lance de perigo em todo o jogo, num remate do Matias Fernández em que o Roberto fez uma enorme defesa. A jogar com 10 não utilizámos tanta velocidade, porque também temos um jogo importantíssimo na próxima 5ª feira. Mesmo assim, o Carlos Martins teve um remate por cima fora da área e aos 63’ conseguimos aumentar a vantagem: livre do mesmo Carlos Martins, ressalto, centro do Maxi e remate do Gaitán que ainda foi desviado pelo Polga. Tivemos alguma sorte neste ressalto, mas o aumento da vantagem era mais do que justo. Estou convencido que jamais ganharíamos por um golo de diferença, porque o Sr. Soares Dias mostrou bem ao que veio. Até final da partida, controlámo-la perfeitamente e nunca deixámos os lagartos criar situações de golo. E, com um bocadinho de mais sorte da nossa parte, poderíamos ter aumentado a diferença, porque o Cardozo teve uma tentativa de chapéu por cima, o Patrício defendeu um remate do Jara e o Salvio falhou um passe que isolaria o Gaitán e o Jara!

É sempre complicado destacar um só jogador quando a equipa esteve toda bem e demonstrou um enorme espírito de sacrifício na 2ª parte. Mesmo assim, tem que se dar destaque ao Gaitán, porque esteve nos dois golos e exibiu pormenores deliciosos. Só não gosto quando se põe a fintar perto da nossa área, geralmente sai-se bem, mas fico sempre com o coração nas mãos. Também gostei imenso do Javi García e do Maxi Pereira, que raramente perderam um lance. O Luisão também esteve quase imperial, falhando apenas no lance da cabeçada do Postiga. O Roberto foi importantíssimo na defesa que fez, ainda com 0-1 no marcador, e o Salvio revelou novamente que é um enorme jogador (o que defendeu na 2ª parte foi incrível).


O Sr. Soares Dias não conseguiu, como queria, roubar-nos a vitória neste jogo, mas vamos lá a ver o efeito que jogar 45’ com 10 terá daqui a três dias em Estugarda. Gosto imenso do sabor de uma vitória no WC, mas continuo na minha: o nosso principal objectivo deverá ser a Liga Europa. Só uma conquista europeia compensará a perda do campeonato (sim, a arbitragem de hoje demonstrou bem que é impossível que nos sejamos campeões).

P.S. – “Mete o Liedson”, “mete o Moutinho”, “mete o Costinha”. Muuuuuito bom! :-)

2 comentários:

mWo disse...

Caro Sérgio, foi a décima consecutiva para a Liga e não a nona e em provas nacionais ainda só vamos nas 17, se bem que no Domingo iremos chegar à 18ª. Eheh

De resto, tal como escrevi no meu blog, foi uma vitória natural. Tão natural como ir ao WC! Eheh
E se jogássemos com 11, tenho a certeza que chegávamos à goleada!

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

S.L.B. disse...

Tens toda a razão, obrigado mWo. O adiantado da hora fez que com tivesse feito confusão... Obrigado pela correcção.

Saudações benfiquistas!