origem

terça-feira, novembro 10, 2009

A ferríssimos

Ganhámos à Naval (1-0) e, com as derrotas do Braga e CRAC e o empate dos lagartos, voltámos ao 1º lugar ex-aequo com o Braga, conquistando um total de oito pontos aos rivais mais directos. Foi uma vitória muito sofrida, por motivos diferentes do que eu previ aqui. O Sr. Lucílio Baptista não foi o grande adversário da noite, e quem chegasse agora a Portugal até poderia pensar que era um bom árbitro, mas o Peiser, guarda-redes da Naval. Fez uma exibição que lembrou a do Peçanha na 1ª jornada. O homem defendeu tudo e mais alguma coisa e só uma cabeçada do Javi García aos 88’ é que nos deu o triunfo.

Tal como escrevi na Tertúlia, se formos campeões no final da época, um dos momentos marcantes será esta partida. Era uma oportunidade, quiçá única, de ganharmos pontos a três concorrentes directos e o modo como foi obtida só nos pode fazer acreditar cada vez mais que é possível quebrarmos o jejum de quatro anos. Foi acima de tudo uma vitória do querer, da raça, da ambição e de uma equipa que nunca desiste. Sem o Ramires e, principalmente, o Cardozo, substituídos pelo Rúben Amorim e o Nuno Gomes, o Benfica entrou bem na partida, mas o que não estava no programa era apanharmos pela frente um guarda-redes tão inspirado. Fez pelo menos quatro defesas fabulosas na 1ª parte. Não se pode dizer que não tenhamos sentido a falta daqueles dois titulares indiscutíveis, mas mesmo assim jogámos bem perante uma Naval que não trouxe o autocarro, mas dois camiões-tir. Foi uma partida massacrante, num só sentido e de extremo desgaste para nós, que ainda por cima vínhamos de uma jornada europeia a meio da semana. Para além do Peiser, lá tivemos a providencial bola no poste perto do intervalo pelo Saviola.

Na 2ª parte, e com a Naval a fechar-se cada vez mais, não tivemos tantas oportunidades como na 1ª. Mesmo assim, o Nuno Gomes falhou incrivelmente uma recarga a um remate do Javi García e o Di María fez um fantástico remate que o guarda-redes desviou para o poste. A 2’ do fim fez-se justiça com uma óptima cabeçada do nº 6. De modo incrível, ainda permitimos à Naval ter uma grande oportunidade que uma certa estrelinha da nossa parte (mas também tínhamos direito depois de todo o azar no resto do jogo) desviou da baliza.

Antes dos destaques individuais, queria deixar aqui uma palavra à Naval. É certo que defenderam durante os 90’ com dois camiões-tir, mas fizeram um jogo honesto, sem simular lesões nem queimar tempo da maneira vergonhosa que fez, por exemplo, o Marítimo na 1ª jornada. Tal como disse o Jesus na conferência de imprensa, a Naval assumiu a superioridade do Benfica e fez o jogo possível. Não foi bonito para o espectáculo, mas ia sendo eficaz. Agora, tenho curiosidade de ver se esta mesma Naval vai jogar assim noutros campos, ou se vai abrir a perninha a certas equipas.

Em termos individuais, há que destacar obviamente o Javi García. Fez uma partida soberba, sem cometer (ao que me lembre) uma única falta (ele que estava tapado para Alvalade) e ainda participou imenso no jogo ofensivo. Um livre muito bem marcado, um remate perigoso e um golo revelaram que, para além de um fabuloso médio-defensivo, temos um óptimo médio-centro. Também gostei imenso do Fábio Coentrão outra vez a defesa-esquerdo. Muito bem a defender (igualmente tapado por amarelos) e a subir constantemente pela esquerda para ajudar o Di María. Este ressentiu-se um pouco na 2ª parte do esforço em Liverpool, tal como o Saviola, mas foi dele o cruzamento para o golo. O Rúben Amorim fez igualmente uma boa partida a médio-direito e o Maxi melhorou muito na 2ª parte. O Nuno Gomes é sempre esforçado, mas não pode falhar um golo daqueles na 2ª parte. O lance na 1ª pareceu-me no estádio um falhanço escandaloso, mas visto na repetição há muito mérito do defesa que não lhe permitiu ter espaço para o remate. E lamento ter que dizer isto, até parece perseguição mas não é porque eu respeito todos os jogadores do Benfica, principalmente aqueles que já foram campeões, mas em relação à grande oportunidade da Naval no final da partida, o que eu vi foi o seguinte: de um sítio muito semelhante, o guarda-redes da Naval conseguiu evitar um autogolo com uma estirada plena de reflexos; o Quim nem se mexeu num remate de um adversário. Não estou a dizer que iria defender a bola, mas se não se lançar a ela é que não a defende de certeza.

Uma vitória mais que justa perante a nossa besta negra (é incrível como temos tido tantas dificuldades em ganhar à Naval: três empates nos três primeiros jogos e só duas vitórias por mais de um golo de diferença em oito partidas) permite-nos encarar com outro espírito mais uma paragem do campeonato, agora por duas semanas para a selecção e a Taça de Portugal. O que lamento, porque adoraria ir já ao WC na próxima semana…

4 comentários:

Nano_Neutel disse...

Estava a ver que este jogo ia ser a repetição do jogo com o Marítimo, ou pior ainda, o do Boavista em 2000/2001, em que demos o tudo por tudo e mesmo assim o melhor que fizemos foi uma bola ao poste...

Porque é que sempre que os Guarda-Redes da Liga Portuguesa vêm à Luz fazem as exibições da sua vida? Porra...espero que o Nilsson do Guimarães tenha dores de barriga quando jogar na Luz para a Taça lol

Admira-me muito o Real Madrid não ter aproveitado este Javi Garcia para a sua equipa, acho que iria ajudar em muita coisa, mas agora que é nosso, tornou-se num jogador muito útil para esta nossa caminhada rumo ao nº 32 e se possível a mais uma ou outra taça que consigamos.

Sinceramente, não sei se esta paragem no campeonato vem-nos ajudar, mas há que aproveitá-la para descansar e preparamo-nos para o último ciclo do ano, que começa contra o Vitória de Guimarães e acaba contra o FCP...

FORÇA SLB!

MikeSLB4Ecer disse...

"Ufa!" nº3...

Tava a ver que não!!!

Quando tudo levava a crer que iríamos empatar apesar do domínio avassalador, Di Maria marca um livre aos 88 minutos de jogo e diz: "cá vai a bola!", e na molhada de jogadores na grande área da Naval, alguém disse "Já vi" ;-) e... bola no fundo das redes - a única que Super-Peiser não conseguiu defender.

Foi ele que fez a diferença entre a vitória suada e conquistada a ferros e a goleada - defendeu uma boa meia-dúzia de bolas de golo certo.

Excelente jogo da nossa equipa, principalmente atendendo a que tínhamos jogado 4 dias antes em Inglaterra - também vencendo, e não sofrendo golos.

E embora não concordando com certas opções de JJ, há que reconhecer que ele está a fazer um excelente trabalho, e como os resultados vão aparecendo...

Força BENFICA rumo ao título!

P.S. Pois é, SLB, agora é que era a altura certa para jogar com os "miaus"... mesmo sem Ramires e Cardozo não se livravam dum "cabaz" de Natal antecipado...

MikeSLB4Ever disse...

(off-topic)

Morreu Robert Enke.
Paz à sua alma.

Rui Ferreira disse...

Off topic

Como tenho o orgulho de ter sido um dos que conseguiu tirar o jorge coroado (vou já lavar a boca, as mãos e a mente!) do seu anterior local de propaganda anti-Benfica, quero parabenizá-lo(s) pela nova iniciativa na tertúlia tendo apenas uma sugestão:

Acompanhando os links dos locais próprios para o 'protesto' poderiam colocar o texto a enviar (como foi feito no caso acima referido), pois nem sempre há tempo para expressarmos todo o nojo que nos move contra os objectos da nossa insatisfação!

Espero que leve isto em conta e aquele abraço ;)

A ver se um dia tenho o prazer de cumprimentá-lo pessoalmente.