origem

sexta-feira, novembro 26, 2004

Um grande problema

Ganhámos por 2-0 num jogo que, felizmente, acabou por não ser muito difícil. E, para isso, muito contribuiu o bom desempenho defensivo, se exceptuarmos uns 10 minutos a meio da 2ª parte, onde pareceu haver algum desnorte e o Zagreb criou duas oportunidades de golo quase consecutivas. O problema é que, mais uma vez, a 2ª parte foi uma total nulidade em termos atacantes, tirando a jogada do Sokota à barra e o falhanço do Simão quase no fim do jogo. E, como a última imagem é a que fica, a equipa foi assobiada no final por alguns adeptos. Como dizia o avô da Leonor Pinhão, citado pela própria, "assobiar o Benfica é pior do que bater na mãe" e acho inadmissível que se assobie a equipa num jogo europeu e em que estamos a ganhar por 2-0! Se uma equipa não tem os adeptos do seu lado não consegue ir a lado nenhum e, neste momento, deve ser mais fácil para os jogadores jogarem fora da Luz do que na Nova Catedral.

Isto não equivale a dizer que eu aprecie a maneira como estamos a jogar, bem pelo contrário. Não acho normal que nos cantos a favor do adversário não haja nenhum jogador do Benfica sequer a meio do nosso meio-campo! Está tudo acantonado na nossa grande área! Até o Rio Ave, já empatado 3-3 na Luz, tinha dois (!) jogadores na linha de meio-campo. O problema é que a equipa está formatada para jogar para trás e para o lado assim que está em vantagem. Não criamos situações de contra-ataque e lances de perigo nem vê-los. Futebol atacante é algo que não consta do dicionário do nosso treinador. Quando estamos em vantagem esquecemo-nos que existe uma baliza no outro lado do meio-campo. E os adeptos lidam mal com a falta de ousadia da equipa. Isto não quer dizer que eu pense que devêssemos partir à maluca para cima do adversário, a ganhar por 2-0, mas entre isto e não ter a mínima tendência para passar do nosso meio-campo vai uma grande diferença.

Já aqui escrevi e volto a repetir: é óbvio que não me importo de ser campeão a ganhar todos os jogos por 1-0, mas duvido que o consigamos ser a jogar desta maneira. Basta aparecer um Rio Ave, a jogar mais atrevido, que dois golos de vantagem já se viu não serem suficientes, porque a equipa não mostra nem capacidade de reacção nem cria situações de perigo para colocar o adversário em sentido. Se o Zagreb tem marcado um golo na 2ª parte, lá acabaríamos o jogo à rasca.

Acho que ficaríamos muito melhor se o Camacho voltasse, mas assobiar o Benfica é que nunca!

P.S. - O que é que o clube regional fez para merecer a sorte de ter, num jogo decisivo, um adversário a marcar um penalty daquele maneira?!

Sem comentários: