origem

segunda-feira, junho 21, 2004

Vou mencioná-lo... - 18/6

Apesar do nome deste blog indicar o contrário, sou obrigado a mencioná-lo graças a esse artigo abjecto assinado no Público na passada 6ª feira, dia 18, por esse Margarida Rebelo Pinto masculino da nossa literatura. Aliás, o artigo é tão inqualificável, que o Público online não sequer o tem disponível (será coincidência...?)

“Filho, só vai para futebolista quem não sabe fazer mais nada” é provavelmente uma das frases mais idiotas de sempre. Há coisas que os nossos paizinhos nos dizem e que nós, se fôssemos espertos, não repetiríamos, por isso não ser muito abonatório para a inteligência deles (era certamente preferível ter o Zidane numa serralharia em vez de o ver dominar a bola como o domina...). Principalmente quando nós próprios rejubilamos com as vitórias do nosso clube graças a esses que “não sabem fazer mais nada”! Ou somos parvos ou estamos a entrar em contradição. Será que também só é pintor, escultor ou actor quem não sabe fazer mais nada? Ou só quem tem o curso de advocacia e é comentarista/cronista/escritor é que sabe fazer alguma coisa?

“Jogadores da selecção que, até à data, não fizeram nada, absolutamente nada que justifique as homenagens”?! Estarei enganado ou o Figo, o Rui Costa e o Couto não foram campeões do mundo de sub-20? Estarei enganado ou estes três jogadores juntamente com outros não conseguiram três qualificações em quatro possíveis para Campeonatos da Europa e do Mundo, facto inédito do futebol português? Estarei enganado ou não conseguiram ficar entre os oito primeiros no Euro ‘96 e em 3º lugar no Euro 2000? Estarei enganado ou um deles não chegou a ser considerado o melhor do mundo, outro foi campeão europeu de clubes, e o terceiro tem uma série infindável de títulos conquistados? “Não fizeram nada”?! Este senhor sabe bem que Portugal seria muito menos conhecido no mundo inteiro se não fossem estes que “não sabem fazer mais nada”... Porque é que é mais desprestigiante para Portugal ser conhecido por causa do Figo, em vez de ser pelo Saramago ou Siza? Não serão todos eles o paradigma da excelência naquilo que fazem? Porque é que uns podem ser heróis e outros não? Felizmente que o nosso país não é conhecido é por causa de alguém que escreve um livrozeco qualquer e publica uns quantos artigos de jornal... Muito mal andaríamos nós neste caso...

“Histeria patriótica com a bandeira nacional”? O que é que tem mais lógica? Vermos as fachadas dos prédios enfeitadas com a bandeira durante os dias do Europeu ou irmos a uma sessão de autógrafos na Feira do Livro, uns bons 15 dias depois de uma vitória europeia de um certo clube, com o cachecol ao pescoço?! Então, mas “o favor de disputar uns quantos jogos de futebol” é só em relação à selecção? O clube já não os disputa? Afinal, quem é que tem uma “febre endémica”?!

Também quem é que pode dar credibilidade a um senhor que é do clube que é e que não achava a Marilyn Monroe nada de especial, porque era “gorda”?! Porque é que este tipo não emigra de vez para o Equador?

Sem comentários: