origem

sexta-feira, dezembro 20, 2024

Em dia

Depois de mais de dois meses, finalmente lá se realizou o Nacional – Benfica, que tinha ficado interrompido no início de Setembro, com apenas oito minutos de jogo, por causa do nevoeiro. Dois golos do Di María selaram a nossa vitória e agora estamos somente a um ponto da lagartada, com o CRAC um ponto atrás de nós. Havia a ameaça de um novo nevoeiro, mas felizmente ele só surgiu no final da 1ª parte, sem causar nenhuma interrupção da partida.
 
As equipas eram obrigadas a alinhar com os mesmos jogadores de Setembro e o primeiro lance de perigo foi dos madeirenses, na sequência do lançamento lateral que foi onde o jogo tinha sido parado. Porém, este foi dos poucos lances em que o Nacional se acercou da nossa baliza, dado que pouco depois tomámos conta do jogo e tivemos mais do que suficientes oportunidades na 1ª parte para decidi-lo a nosso favor. No entanto, nessa altura emergiu logo o homem do jogo, o guarda-redes Lucas França, que fez uma enorme exibição e salvou o Nacional de uma goleada. Começou com uma defesa a uma cabeçada do Pavlidis, mas foi em dois remates do Aktürkoğlu e numa cabeçada do Otamendi onde ele fez as grandes defesas do jogo. Com o nevoeiro a ameaçar voltar, era importantíssimo chegarmos ao intervalo a ganhar, porque a partida corria o risco de ser interrompida novamente, mas isso não aconteceu.
 
Felizmente, as piores previsões não se confirmaram na 2ª parte e a visibilidade melhorou imenso. Voltámos a entrar forte e o Kökçü atirou um míssil de fora da área à barra, com o guarda-redes pregado ao relvado. Eu estava a ver a nossa vida a andar para trás, com tantas oportunidades perdidas, mas aos 59’ inaugurámos finalmente o marcador num penalty evidente a punir mão de um adversário na área, que o Di María concretizou com a frieza habitual (mas que me tira do sério...!). O Nacional nunca deu mostras de conseguir contrariar a nossa superioridade e aos 74’ selámos definitivamente a vitória outra vez pelo Di María, depois de um lance em que o entretanto entrado Amdouni esteve mal numa primeira fase, ao não deixar a bola para o argentino, mas depois assistiu-o para um remate algo fraco, mas que desviou num defesa e foi em direcção ao canto inferior direito da baliza do Lucas Franças, que bem se estirou, mas não conseguiu chegar à bola. Até final, outro jogador vindo do banco, o Leandro Barreiro, teve uma excelente cabeçada a centro do Di María, mas o guarda-redes defendeu para o poste.
 
Em termos individuais, óbvio destaque para o Di María por ter conseguido os dois golos da vitória. O Florentino regressou bem ao meio-campo e o Aursnes foi outro jogador a elevar os níveis exibicionais em relação ao passado recente. O Carreras tem a garantia de que o lugar na lateral-esquerda é completamente dele e o Bah continua a locomotiva do lado direito. Bom regresso igualmente do Otamendi a fazer valer a sua presença física na nossa defesa. Quanto aos menos, os turcos já se exibiram em melhor plano e o Pavlidis continua muito complicativo na hora de rematar à baliza.
 
Iremos receber o Estoril na próxima 2ª feira, antes da ida à lagartada na última jornada do ano. Duas vitórias colocam-nos na liderança do campeonato e é somente isso que temos de ter em mente.

Sem comentários: