origem

segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Complicado

Vencemos no sábado em Vizela por 2-0 e, com a magnífica vitória do Gil Vicente ontem em Mordor (2-1, com o CRAC a terminar com nove jogadores e ainda a sofrer um penalty contra; deve estar para cair um meteorito na Terra...!), aumentámos a vantagem para eles para oito pontos (o Braga e a lagartada só jogam hoje).

 

O Roger Schmidt fez entrar o David Neres e o Gonçalo Guedes para o onze inicial, tendo remetido o Rafa e o Chiquinho para o banco. E, de facto, entrámos bem na partida, remetendo o Vizela ao seu meio-campo durante os minutos iniciais. O Guedes foi dos mais interventivos em campo, embora nem sempre tenha tomado as melhores decisões. Foram dele os primeiros remates perigosos, com o Gonçalo Ramos a ter igualmente outra oportunidade num remate interceptado por um defesa. A partir dos 15’, o Vizela equilibrou as coisas e até teve a melhor oportunidade, com um erro do António Silva a atrasar uma bola muito difícil para o Vlachodimos e este a dominar ainda pior de peito, tendo a bola ficado à mercê de um avançado, que conseguiu atirar por cima quando tinha a baliza à disposição. Antes disso, o nosso guardião tinha sido importante ao defender com o pé uma bola que entraria na baliza. Uma boa jogada do Grimaldo foi mal resolvida pelo próprio, quando rematou já na área de pé direito com os Gonçalos ao lado, até que aos 38’ inaugurávamos o marcador, num contra-ataque muito rápido conduzido pelo Guedes, com a bola a sobrar para o David Neres, que depois assistiu o João Mário na área para um remate que ainda desviou num defesa e foi tocado pelo guarda-redes, mas o que interessou foi que entrou...!

 

Na 2ª parte, esperava-se uma exibição mais bem conseguida da nossa parte, mas nada disso sucedeu. Antes pelo contrário. O Vizela foi muito mais agressivo do que nós na disputa dos lances e ganhou a maioria das segundas bolas. Ainda tivemos um remate do Neres à figura no reinício, mas depois sofrermos bastante, porque nunca tivemos engenho para reter a bola e a fazer circular. Num livre em que estávamos a dormir, o Vlachodimos defendeu um remate cruzado que ia na direcção da baliza, mas a melhor oportunidade dos vizelenses, com um duplo remate aos ferros pareceu-me nitidamente fora-de-jogo no primeiro deles (com a Sport TV a ter a habilidade de nunca mostrar uma repetição para esclarecer esse facto...!). O Vizela fartava-se de protestar com cada decisão contrária do árbitro e reclamou um pretenso penalty do Bah, mas, apesar de haver um encosto do nosso jogador, sinceramente não vi onde é que ele terá pisado o adversário. O Chiquinho entrou aos 60’ para o lugar do Guedes e isso ajudou a estabilizar o nosso meio-campo, mas mesmo assim só com as entradas do Rafa e Musa já bem dentro dos 10’ finais voltámos a aproximarmo-nos da grande área contrária, o que foi igualmente ajudado pelo segundo amarelo a um defesa contrário. Já no período de compensação, o Grimaldo foi derrubado na área e o João Mário, desta feita, não falhou o penalty, apesar de ter atirado rasteiro (bastava o guarda-redes ter adivinhado o lado que...). Até final, ainda vimos o nosso treinador ser expulso por ter devolvido uma garrafa da água para a bancada, que lhe tinha sido atirada...!

 

Em termos individuais, destaque para novo bis do João Mário, que assim assumiu a liderança dos melhores marcadores com 14 golos. De resto, mais ninguém se destacou e, aliás, até houve pêndulos da equipa que estiveram muito abaixo do seu nível, como, por exemplo, o Aursnes.

 

Se formos felizes no final da temporada, estes dois jogos com o Vizela serão dois capítulos incontornáveis para esse desenlace. Dependendo do resultado hoje do Braga em Guimarães, logo veremos se ficamos com sete ou oito pontos de diferença para o segundo classificado. É certo que ainda estamos muito longe de final, mas esta é obviamente uma vantagem importante.

4 comentários:

Da Fonseca disse...

Com uma arbitragem no mínimo duvidosa, dois lances para ser analisado braço do ramos e penalti do Bah por trás, em comparação esse senhor na Luz contra o Vizela não duvidou apitar penalti que era o menos penalti dos 3, mas como o Benfica tem que ganhar por decreto este ano, nada a fazer, os padres estão bem vivos, pode acontecer retirarem este é os outros títulos que estão em investigação quando descerem à segunda liga... A ver vamos.

joão carlos disse...

Péssima segunda parte incapacidade para gerir o jogo e já nem se fala de nem atacar termos conseguido, e das poucas vezes que o fizemos nunca sequer incomodamos quanto mais criar perigo, já na primeira parte no perigo em que até dominamos mais uma vez demonstramos aquilo que se viu em jogo anteriores, sobretudo no anterior, que é uma má definição das jogadas e uma má definição na finalização e alias a isso não foi de estranhar que só de contra ataque tenhamos conseguido a nossa melhor oportunidade.
De facto existiram jogadores, como bem exemplificastes, que estiveram muito abaixo do que é o seu habitual mas depois vemos que mesmo estando a jogar muito abaixo do que podem, e sabem, ter de ficar em campo o jogo todo só pelo simples facto de que não existe no plantel quem os possa substituir existe claramente um desequilíbrio no plantel e uma falta de opções na posição de médio centro para mais sem que nos escalões mais abaixo exista sequer opções para os mesmos com a qualidade que necessitamos.
Mais uma vez a equipa das vezes em que fizemos substituições teve sempre melhorias, não as que necessitávamos é certo, em relação ao momento antes delas pena que das duas vezes em que se alterou as mesmas não tenham sido feitas mais cedo já que eram mais do que evidentes a necessidade das mesmas e continua a ser um defeito que o treinador teima em não emendar protelar em demasia no tempo as substituições.

an0n disse...

@dafonseca

a k7 pirata de um bot/troll ☢ ☢ ☢

ps ...

tiróni ... tiróni ... tiróni ...
tá chegando ... tá chegando, a terras de 'mouro', o justiceiro-mor do condado portucalense, para repor a verdade desportiva tão vilipendiada na semana passada ...
tiróni ... tiróni ... tiróni ...

* comité dos apitadores do tugão_fute_luso *

(deixa-me rir cinicamente ... caro sérgio !!!)

gloriosamente,

antonio

S.L.B. disse...

Da Fonseca: o que lhe posso garantir é que eu nunca defenderei que o meu clube se assuma como corrupto e perca seis pontos (que eventualmente não nos façam falta) como o seu fez no passado.