origem

segunda-feira, janeiro 23, 2023

Rentrée

Vencemos no sábado o Santa Clara nos Açores por 3-0 e mantivemos a distância para os perseguidores, que também venceram (o Braga – 2-1 em Paços de Ferreira – continua a quatro pontos, o CRAC – 1-0 em Guimarães – a cinco, e a lagartada – 2-1 em casa ao Vizela – a 12). Depois de alguns jogos menos conseguimos desde o regresso do Mundial, finalmente voltámos a ter um cheirinho de grande parte da época até agora: exibição categórica e vitória indiscutível.
 
Com o Rafa de fora por lesão e o Otamendi por amarelos, e estando o Gonçalo Guedes já no banco (com apenas um treino depois de assinar), não poderíamos ter entrado melhor com o 1-0 a surgir logo aos 9’ na estreia do Aursnes a marcar com a gloriosa camisola: centro ao Enzo Fernández para a área e cabeceamento exemplar do norueguês sem hipóteses para o guarda-redes. Não demos tréguas e aos 16’ já estávamos a ganhar por 2-0: o Enzo novamente na jogada a abrir para o Grimaldo na esquerda, centro rasteiro deste e desvio à ponta-de-lança pelo Gonçalo Ramos. Depois disto, baixámos um pouco o ritmo, mas mesmo assim deveríamos ter marcado mais um golo dado que tivemos uma série de oportunidades para isso. O Gonçalo Ramos teve mais duas (um remate à figura do guarda-redes e ouro lance em que contornou o guarda-redes, mas ficou sem ângulo de remate) e o Draxler teve uma escandalosa, com um desvio muito por cima quando tinha a baliza à mercê depois de um cruzamento do Bah na direita.
 
Na 2ª parte, afrouxámos o ritmo e o Santa Clara cresceu no jogo. Mesmo assim, tivemos uma óptima oportunidade de fechar de vez a partida praticamente no reinício, com o Gonçalo Ramos a atirar ao lado à saída do guarda-redes depois de ser isolado pelo Grimaldo. Perante o crescimento dos açorianos, era imperativo fazer alguma coisa a partir do banco, mas o Roger Schmidt teve uma decisão incompreensível ao tirar o Florentino (que estava a ser dos melhores e nem sequer tinha amarelo) para colocar o Chiquinho a trinco... Foi uma substituição tripla, porque também tirou o Aursnes e João Mário e entraram o David Neres e o Gonçalo Guedes, que assim voltou a vestir o manto sagrado seis anos depois. Foram substituições muito temerárias a meu ver (saíram dois jogadores de tendência defensiva para entrarem dois claramente ofensivos), mas felizmente as coisas correram bem. Bastaria só ter tirado o Draxler em vez do Florentino para a coisa ter muito mais lógica, mas enfim... Pouco depois, o Santa Clara teve a única verdadeira oportunidade, com um remate já na área que entraria se o António Silva não tivesse defendido com a cabeça para canto! Estávamos a 20’ do final e o jogo seria muito complicado se essa bola tivesse entrado. Ainda bem que isso não aconteceu e fomos nós a ter outro falhanço clamoroso, desta feita do David Neres, depois de um cruzamento do Grimaldo na esquerda, que ainda conseguiu rematar pior do que o Draxler...! Aos 80’, fechámos de vez a partida, com uma assistência do Enzo Fernández para o Gonçalo Guedes tornar ainda mais inesquecível o seu regresso, com um remate vindo da esquerda para o meio que ainda ressaltou num defesa e enganou o guarda-redes. Até final, ainda tivemos mais duas oportunidades na mesma jogada, com o entretanto entrado Musa a revelar novamente a sua inépcia e o Gonçalo Guedes a não acertar bem na bola, que entretanto tinha sobrado, mas já de um ângulo complicado.
 
Em termos individuais, óbvio destaque para o Enzo Fernández, que  esteve presente nos três golos...! E o mês de Janeiro que nunca mais acaba...! O Grimaldo fez igualmente uma boa partida, assim com o Bah na direita. O Morato substituiu bem o castigado Otamendi e o António Silva safou um golo certo. O Aursnes estreou-se a marcar e esteve a um nível superior em relação partida anteriores e o Florentino estava a ser dos melhores até sair. Mais um golito do Gonçalo Ramos e uma palavra especial para o regresso do Gonçalo Guedes, que poderá vir a ser muito importante, até porque tínhamos uma falta evidente de extremos no plantel.
 
Iremos agora a Paços de Ferreira num jogo antecipado da jornada que precede a deslocação para a Champions e esperemos que esta rentrée exibicional se volte a confirmar.

1 comentário:

joão carlos disse...

Mas a bipolaridade na finalização continua por um lado acertarmos as duas primeiras oportunidades que tivemos numa eficácia extraordinária, mas depois tivemos uma meia dúzia seguida de oportunidades que foram desperdiçadas algumas de forma absolutamente escandalosas e algumas clamorosas inclusive uma com a baliza deserta pelos vistos não temos um meio termo é o oito ou oitenta.
Também achei que naquele momento do jogo não tínhamos nenhuma necessidade de ter arriscado tanto nas substituições, até porque depois se fosse necessário emendar a mão não tínhamos nenhum médio defensivo no banco, mas a verdade é que resultaram não só porque com elas viramos o sentido do jogo e voltamos a atacar, coisa que até não estávamos a conseguir, como quem era apontado à saída acabou por ser ele a desbloquear o lance que depois acabaríamos por finalizar.
Continuamos a precisar de uma alternativa ao nosso ponta de lança titular é que a alternativa pelos vistos nem daqueles que é só empurrar lá para dentro consegue tirar partido e isso num clube como o nosso não serve, como outros já não serviram no passado e não acho que seja um jogador sem experiência, quer em idade quer em competições exigentes e para mais que está no início da época e sem poder fazer os particulares para se integrar e ganhar condição física que será a solução, pelo menos a solução no imediato que é o que se precisa.