origem

domingo, janeiro 08, 2023

Perdulários

Voltámos aos triunfos na passada 6ª feira, ao derrotar o Portimonense por 1-0 na Luz. Com o empate do CRAC ontem perante o Casa Pia no Jamor (0-0), aumentámos a vantagem para eles para sete pontos, estando agora o Braga (4-0 nos Açores ao Santa Clara) no 2º lugar a seis pontos. Depois da paupérrima imagem de Braga e a uma semana de receber a lagartada, foi o melhor que nos podia ter acontecido.
 
Com a novela Enzo-Chelsea ainda em vigor e tendo o argentino ido a casa sem autorização para a passagem de ano, ficou naturalmente de fora deste jogo. Nada nem ninguém está acima do Benfica, é bom que ele (e principalmente os seus representantes) se mentalizem disso. O Chelsea quer o jogador? Muito bem, deposite os 120 M€ da cláusula na nossa conta e boa viagem. O Chelsea só oferece 119 999 999€? Lamentamos, mas é abaixo da cláusula e, portanto, o jogador não vai a lado nenhum. Para além do Enzo, também o Rafa por causa dos amarelos não esteve em campo e o David Neres ficou no banco, porque não tinha condições físicas para os 90’. Eram três titulares indiscutíveis de fora, mas mesmo assim entrámos muito bem na partida e inaugurámos o marcado logo aos 9’ num penalty do João Mário a castigar falta do guarda-redes Nakamura sobre o Gonçalo Ramos. Já no estádio me pareceu, e confirmei-o na televisão, que o penalty não foi nada bem marcado e que o guarda-redes o poderia ter defendido, porque não esticou os braços na altura certa. Talvez por isso, aos 17’ num segundo penalty a nosso favor por indiscutível derrube ao Bah, o João Mário tenha deixado ser o Aursnes a marcar. O norueguês até rematou com mais força do que o João Mário e a bola foi até mais puxada ao ângulo, mas o guarda-redes estirou-se bem e fez uma boa defesa. No canto que se seguiu, o António Silva atirou à barra! Até ao intervalo ainda tivemos um par de boas ocasiões, nomeadamente pelo João Mário numa boa jogada colectiva, outra vez defendida pelo Nakamura, e pelo Florentino num remate de pé esquerdo, igualmente defendido pelo nipónico. O Portimonense só tinha criado relativo perigo num cabeceamento num canto logo nos minutos iniciais e depois praticamente não passou do seu meio-campo.
 
Na 2ª parte, era importante marcarmos o segundo golo para segurarmos a vitória sem preocupações, mas isso não aconteceu. Só à sua conta, o Gonçalo Ramos deverá ter falhado umas quantas oportunidades, algumas por falta de pontaria e outras ajudando a promover o Nakamura a homem do jogo. O que valeu foi que defendemos relativamente bem e os algarvios só tiveram uma oportunidade num centro para a área, em que o ponta-de-lança não conseguiu fazer o desvio. É certo que gelou o sangue a todos nós no estádio, estávamos a pouco mais de 15’ do fim, mas depois nunca mais se acercaram com perigo da nossa área. O Roger Schmidt ainda fez umas quantas alterações, mas falta-nos opções credíveis no banco. O jogo terminou com um bom remate de fora da área do entretanto entrado João Neves, que passou por cima.
 
Em termos individuais, o João Mário fez uma partida razoável e acaba por estar ligado à vitória, embora com um penalty nada bem marcado. O Florentino errou alguns passes, mas esteve bem na recuperação de bolas. O Chiquinho, que jogou no lugar do Enzo, não destoou, o que é dizer muito, mas o Aursnes, no lugar do Rafa, pareceu um pouco peixe fora de água. Quanto ao Draxler, continua a jogar a passo, não cria desequilíbrios, não imprime velocidade nas suas acções, mas coloca muito bem a bola e às vezes descobre espaço para os colegas onde ele não existe. Fez isso umas duas ou três vezes, mas não pode jogar sobre as alas, porque aí emperra muito o jogo. No entanto, terá de fazer muito mais para justificar a fama com que veio. Gostei da genica do João Neves e do Henrique Araújo quando entraram, e não percebo porque é que este não é a primeira opção ao Gonçalo Ramos, em vez do cepo do Musa.
 
Teremos na 3ª feira uma deslocação difícil à Póvoa de Varzim para a Taça (não esquecer que foram eles que eliminaram os lagartos), antes do grande derby no domingo na Luz. No entanto, é imprescindível termos consciência da importância do próximo jogo, até porque é num campo que eu sempre detestei porque sempre foi muito difícil para nós, porque uma das taças já foi ao ar e porque nunca é demais recordar o nosso vergonhoso histórico dos últimos 20 anos na Taça de Portugal...

2 comentários:

joão carlos disse...

De facto olhar para a composição do nosso banco na última meia dúzia de jogos é uma coisa assustadora tal a falta de qualidade de alguns dos jogadores que dele fazem parte e a falta de opções gritante na sua composição a que não tem sido alheio o facto de constantemente termos dois centrais no banco posição que, tal como a de guarda redes, esta lá para uma emergência e não se percebendo o que o segundo elemento lá está a fazer.
Mais uma vez o nosso treinador volta a fazer substituições demasiado tarde e não foi por acaso que ele só criaram perigo imediatamente antes de as termos feito quando alguns jogadores já acusavam desgaste e que bastou as duas substituições para eles não voltarem a criar perigo a falta de opções no banco não serve totalmente de desculpa é verdade que as opções não são muitas mas as que existem tem de entrar muito mais cedo não apenas quando os jogadores não aguentam uma gata pelo rabo.
O desperdício foi enorme e não é deste jogo é recorrente à vários jogos, aliás já se verificou em vários jogos esta época embora por vezes disfarçado por muitas finalizações mas com pouca eficácia e disfarçado por alguns jogos em que tivemos de facto uma eficácia excelente, e isso resulta do facto de termos muito pouco jogadores que saibam finalizar e se eles estiverem ausentes, como foi o caso, e o nosso ponta de lança titular estiver num dia pouco conseguido temos o que aconteceu desperdício aos montes, é evidente a falta de outro ponta de lança que saiba finalizar, e já agora com características diferentes daqueles que temos.

an0n disse...

. com o treinador-especialista em canelas e o terreno de jogo impraticável para a prática do futebol (tem chovido a potes aqui no norte), quero ver qtos jogadores-benfiquistas irão jogar no próximo slb vs scp rrsss