origem

quarta-feira, março 30, 2022

Selecção no Qatar 2022

Vencemos a Turquia (3-1) na passada 5ª feira e ontem a Macedónia do Norte (2-0) no Estádio do CRAC e, dando uma volta bem maior do que era suposto, qualificámo-nos nos play-off para o Mundial do Qatar, que irá ser disputado em Novembro e Dezembro deste ano. Seria uma vergonha se não o tivéssemos conseguido, ainda para mais porque tivemos a benesse de, contra todas as expectativas, a Macedónia do Norte ter ido eliminar a Itália(!) na sua própria casa (1-0) e assim termo-los defrontado na final do play-off em vez de enfrentarmos a campeã europeia.
 
No encontro frente à Turquia, entrámos a todo o gás, mostrando que, de vez em quando, até sabemos jogar à bola... Por causa de lesões (Rúben Dias), covid-19 (Pepe) e castigos (João Cancelo), a defesa foi praticamente toda remendada, com o Danilo, Fonte e Diogo Dalot a substituírem-nos. Na baliza, houve a surpresa de ser o Diogo Costa o titular, com o Rui Patrício a ficar no banco. No meio-campo, o Otávio foi titular nos dois jogos e acabou por ser ele a abrir o marcador aos 15’, ao fazer com êxito a recarga a um remate do Bernardo Silva ao poste. A Turquia não conseguia responder e aos 42’ aumentámos a vantagem através de uma óptima cabeçada do Diogo Jota a cruzamento do mesmo Otávio. Na 2ª parte, padecemos do mal que vem atormentando esta selecção há muito tempo: a sonolência. A mentalidade do “jogo estar ganho” com vantagem de dois golos, sem procurar com muito afinco marcar mais poderia ter corrido pessimamente, porque a Turquia reduziu aos 65’ numa boa combinação atacante concluída pelo Burak Yilmaz, que teve uma soberana oportunidade de igualar a seis minutos do fim, num penalty escusado do José Fonte, mas milagrosamente atirou por cima. O entretanto entrado Matheus Nunes fez o 3-1 já na compensação depois de ser bem desmarcado pelo Rafael Leão, que também tinha entrado.
 
Ao mesmo tempo, em Palermo, acontecia um escândalo que prova que o Fernando Santos é dos tipos com mais vaca de todos os tempos: a Itália, que nunca(!) tinha perdido em casa numa qualificação para o Mundial, fez 32 remates à baliza, mas foi um dos apenas 4 que a Macedónia do Norte fez, e aos 92’(!), a dar-lhe a vitória e a permitir livrarmo-nos de boa.
 
Ontem, perante esta antiga república da Jugoslávia, a partida foi totalmente diferente da frente aos turcos. Muito mais calma, sem grandes esticanços e com aquele futebol vintage do Fernando Santos: chato como a potassa! De tal forma, que marcámos os golos em dois lances de contra-ataque, ambos concretizados pelo Bruno Fernandes, aos 32’ e 65’. Aliás, o futebol tem esta coisa deliciosa de ter sido um jogador que estava a passar completamente ao lado do jogo (tal como já tinha acontecido frente à Turquia) a decidir a partida, com dois bons golos. E assim fazer uma passagem supersónica de ser dos piores para o melhor em campo...! Em termos defensivos estivemos bem melhor do que frente aos turcos, facto a que não será alheio a presença do Pepe, que fez um jogão, tal como o Danilo a seu lado. Ao invés, o Bernardo Silva esteve bastante melhor no primeiro do que no segundo jogo, tal como o Diogo Jota.
 
Iremos ao Qatar e o Fernando Santos já veio dizer que quer uma terceira conquista com a selecção. Eu já nem digo nada, porque com a vaca descomunal que ele tem nunca se sabe. No entanto, continua a ser uma pena que uma selecção com tanto talento exibia um futebol tão medíocre. Mas, como foi isso que nos trouxe um título europeu e como somos treinados pelo Fernando Santos, não irá certamente mudar.

2 comentários:

carlos disse...

" e assim termo-los defrontado n"? Não, e assim ter-mo-los defrontado n

S.L.B. disse...

Carlos: https://www.conjugacao-de-verbos.com/verbo/ter-se.php. O Infinitivo Pessoal está conjugado com 'nos', mas com 'los' é a mesma coisa.