origem

domingo, janeiro 02, 2022

Adeus ao título

Perdemos na passada 5ª feira em Mordor (1-3) pela segunda vez numa semana e o campeonato é apenas uma miragem, quando ainda nem terminou a 1ª volta, dado que ficámos a sete pontos deles e da lagartada, que ganhou ao Portimonense (3-2).

No post anterior, infelizmente só errei no timing, porque o Jesus saiu ainda antes deste jogo. Dois dias antes, para ser mais preciso. Dois dias antes de um jogo que iria definir muito daquilo que seria a nossa época, rescindimos com o treinador... Sem comentários! Para o seu lugar, foi anunciado o Nelson Veríssimo, treinador da equipa B, até final da época... Portanto, damo-la já como perdida, porque o seu histórico como treinador principal está longe de ser famoso, tendo conseguido perder uma final da Taça de Portugal com o CRAC a jogar contra dez. Adiante.
 
Não entrámos mal na partida e nem considero que tenhamos feito um mau jogo. Foi até melhor do que os dois clássicos anteriores, embora tenhamos somado a terceira derrota. O Nelson Veríssimo mudou o esquema táctico para um 4-4-2, com a surpresa do Gonçalo Ramos ao lado do Yaremchuk. O André Almeida substituiu o Grimaldo na lateral-esquerda e foi por aí que a corda partiu, porque viu um amarelo logo aos 8’ e só o nosso treinador é que não percebeu o que iria acontecer... O jogo foi bem mais repartido do que o da Taça, com o CRAC a ter um golo invalidado por fora-de-jogo e nós a desperdiçarmos uma excelente ocasião pelo Yaremchuk, que atirou contra o Diogo Costa, quando estava isolado. Na resposta, sofremos o primeiro golo aos 34’ através do Fábio Vieira, que ganhou um ressalto (a realização conseguiu não tirar a dúvida se o controlo da bola foi ou não com o braço...) e rematou por entre as pernas do Vlachodimos. Tal como na Taça, sofremos logo a seguir o segundo golo, aos 37’, com uma cabeçada do Pepê, num lance em que o João Mário não acompanhou o nojento Otávio e o deixou centrar à vontade. Mesmo em cima do intervalo, o Rafa de cabeça e o João Mário na recarga poderiam ter feito bem melhor, e perdemos uma excelente oportunidade de reduzir a desvantagem.
 
Não marcámos a terminar a 1ª parte, marcámos logo a abrir a segunda: aos 46’, centro do Rafa e o Yaremchuk só teve de encostar. No entanto, nem deu para nos entusiasmarmos, porque três minutos depois o inevitável aconteceu e o André Almeida viu o segundo amarelo, numa entrada imprudente que o nojento Otávio aproveitou para armar o teatro típico daquelas bandas. O Nelson Veríssimo teve de tirar o Yaremchuk para colocar o Lazaro. Foi pena só ter percebido nessa altura o que todos nós vimos logo aos 8’... Mesmo com dez, conseguimos equilibrar o jogo e tivemos mesmo uma enorme oportunidade num contra-ataque com o Gonçalo Ramos a desviar a bola do Diogo Costa, mas o Zaidu a cortá-la. Pouco antes disso, um remate do Rafa de fora da área passou pertíssimo do poste. Estávamos a reagir bem à desvantagem numérica, mas aos 66’ o Nelson Veríssimo resolveu acabar com o nosso jogo, ao fazer uma tripla substituição que não lembrou ao diabo! Entraram o Taarabt, Pizzi e Seferovic para os lugares do Rafa, João Mário e Gonçalo Ramos. E nós deixámos de existir, como é óbvio. O Rafa não estava a fazer um jogo brilhante, mas estava melhor na 2ª parte a acelerar no último terço e o nosso treinador decide trocá-lo pelo Pizzi, conhecido pela sua velocidade estonteante...! Quanto ao Taarabt, nem vale a pena referir o quanto eu o DETESTO. E o Seferovic também está completamente fora dela. Aos 68’, o jogo ficou decidido com o terceiro golo do CRAC pelo Taremi, com a bola a entrar novamente por entre as pernas do Vlachodimos. Até final, ainda vimos o nojento Otávio a falhar isolado o quarto golo.
 
Em termos individuais, o Everton, curiosamente, foi dos nossos melhores jogadores. Muito bem no um-para-um, a não ter medo de ir para cima dos defesas, a criar desequilíbrios, nem parecia o mesmo. O Morato, que substituiu o castigado Otamendi, fez um jogo quase irrepreensível e parece-me que temos ali central para uns anitos. O Yaremchuk marcou um golo, mas falhou outro de forma incrível que teria inaugurado o marcador e o jogo forçosamente seria diferente.
 
Entramos em 2022 com os dois principais objectivos (campeonato e Taça de Portugal) perdidos. Será um erro enorme não irmos já buscar o treinador do próximo ano e perdermos seis meses com o Nelson Veríssimo. Mas o nosso clube anda numa espiral de decisões incompreensíveis e, portanto, já nada me espanta. O facto é que, depois do inédito tetra, temos um campeonato ganho em cinco anos. É inadmissível!

3 comentários:

Elio Ribeiro disse...

https://umsimplesbenfiquista.blogspot.com/

Rui Santos disse...

O Futebol em Portugal é um esgoto a céu aberto! Deixou de ser um desporto e passou a ser um conjunto de artimanhas manhosas que permitam garantir a sobrevivência financeira de Porto e Sporting!
Desde que o futebol português garantiu a entrada direta de 2 equipas na Liga dos Campeões que a estratégia é clara: União entre Porto e Sporting de modo a afastar rapidamente o SL Benfica da luta pelos 2 primeiros lugares e assim garantir que Porto e Sporting (ganhe quem ganhar) consigam os milhões da LC. Tudo isto com o apoio (que me parece evidente) dos órgãos que superintendem o futebol em Portugal: Liga, Federação, Arbitragem e Disciplina, com o anti-Benfiquismo primário da comunicação social e ainda, pasme-se, com a maior parte dos restantes clubes da liga.
Com um quadro de árbitros perfeitamente amestrados, não sei se por clubismo ou porque são recompensados sempre que prejudicam o Benfica e ajudam Sporting e Porto, só faltava ao Futebol português a cereja no topo do bolo. E eis que chegou o VAR que, com o pretexto de vir instituir a Verdade Desportiva, tornou ainda mais fácil toda a estratégia montada para rebaixar o SL Benfica e manter Porto e Sporting no topo. Com a introdução do VAR a dualidade de critérios na análise das jogadas é evidente de jornada para jornada, sendo óbvia a mudança de critérios em lances de penalties, golos anulados e expulsões conforme a equipa em jogo. Para que a estratégia funcione a 100% temos ainda a comunicação social que ajuda a esconder toda a pouca vergonha que se passa semanalmente nos estádios portugueses.
Apesar das evidentes lacunas no plantel, penso que nem com os melhores jogadores e treinadores temos alguma hipótese no atual panorama do futebol português. Neste contexto, então o que podem os Benfiquistas fazer para alterar o estado das coisas? Esperar que Portugal perca um lugar na Liga dos Campeões e assim acabar com esta união entre Sporting e Porto, querendo cada um o seu lugarzinho garantido na próxima edição? Ou poderemos todos nós Benfiquistas ter um papel mais ativo na mudança necessária?
Os Adeptos: Todos os benfiquistas devem perceber que nos foi declarada guerra e querem acabar de vez com o SL Benfica, pelo que os Benfiquistas têm o dever de boicotar todos os que nos quer mal: Os restantes clubes da Liga e a comunicação social que gozam sistematicamente com o SL Benfica e seus adeptos. Uma das poucas formas que nós adeptos temos para acabar com o atual comportamento é a componente financeira. Se continuarmos a dar dinheiro a quem nos quer mal é dar luz verde a que estes continuem com as práticas atuais. Assim, por muito que isto custe aos adeptos fora de Lisboa, deveria ser feito um boicote total aos jogos fora do Estádio da Luz. Em relação à comunicação social é deixar de comprar/ver jornais, clicar em notícias de jornais online, deixar de ver os inúmeros programas diários de análise desportiva, cancelar a SportTV, cancelar a BTV (já não é do Benfica). Penso que só assim esta gente percebe que mais vale estar com os Benfiquistas do que contra eles.
O SL Benfica: Porque é que o SL Benfica nada faz para acabar com este futebol sujo? Dada a guerra que nos foi declarada, porque é que o SL Benfica não tem um departamento a pensar diariamente em formas de tornar o futebol português novamente num desporto em que impera a Verdade Desportiva e ganha a equipa que tem melhores planteis. Porque é que o SL Benfica nada faz junto das instâncias do futebol, propondo medidas concretas, para este fim? Por exemplo porque não propor em sede da Liga que na sala do VAR esteja 1 delegado de cada equipa em jogo, acompanhados pela polícia, pois a adulteração da verdade desportiva é crime? Porque não propor em sede da Liga que as notas dos árbitros sejam públicas? Qual a justificação dos outros clubes para não aceitar estas medidas, que claramente viriam melhorar a Verdade Desportiva?

joão carlos disse...

Também acho completamente um enorme erro não se ir buscar já o treinador definitivo até porque vamos fazer alguns acertos nesta janela de mercado que deveria ser já o novo treinador a fazer e depois ele no resto da época poder ver com quem é que realmente pode contar isto para não falar na mudança de táctica que podemos andar a mudar agora para eventualmente depois ou voltar atrás ou mudar até para outra.
Absolutamente ridículo como é que uma equipa em dois jogos seguidos sofre dois golos no resultado de dois lançamentos laterais é que nem aos infantis isso é admissível, isto para não falar que somos uma equipa péssima nas bolas paradas defensivas e ridícula nas bolas paradas ofensivas e neste ultimo aspecto não se prevê melhora nenhuma devido ao historial do treinador quando era responsável pelas bolas paradas ofensivas quando era adjunto.
Das substituições duas eram obvias porque os jogadores tinham dado o berro, a terceira não lembraria nem ao bazofias, dessas duas a do ponta de lança também não tínhamos nenhuma alternativa senão entrar quem entrou já na substituição a meio campo existia outra alternativa que até era muito mais valida.